Decore os tetos altos com vigas aparentes

· 21 de maio de 2019
Neste artigo daremos algumas dicas e ideias para serem consideradas caso você queira decorar os seus tetos altos com vigas aparentes.

Ter tetos altos e vigas aparentes na sua casa ou apartamento pode ser uma ótima opção para aproveitar o espaço e decorar. Os tetos altos trazem amplitude, maior entrada de luz natural e mais ventilação para os espaços interiores. Além disso, pode ser uma ótima opção para decorar a sua casa por dentro e lhe dar um toque original.

As cores e materiais das vigas aparentes vão depender da estética que você queira dar à sua casa. Em geral, as vigas fazem parte da construção e podem ser escolhidas antes de construir a casa. Por outro lado, se você preferir, poderá colocar vigas falsas como decoração. Além disso, as vigas aparentes darão mais consistência ao teto da sua casa.

Assim, aproveitar os tetos altos e vigas aparentes em casa pode ser uma ótima opção. Você poderá escolher o material que mais gosta e decorar de várias maneiras. A seguir, vamos falar sobre as vigas e como você poderá decorar e aproveitar os tetos altos da sua casa.

Decore a sua casa com vigas aparentes

Decorar o teto da sua casa ou apartamento com vigas aparentes vai dar mais consistência aos seus espaços. Você poderá usar os materiais com os quais a sua casa foi construída. Dessa forma, elas não vão parecer um elemento isolado que não se encaixa na estética do ambiente.

1. Vigas de madeira

As vigas de madeira são ideais para casas de estilo mais rústico ou que tenham bastante madeira no seu interior. Há uma grande quantidade e diversos estilos de vigas de madeira. Se você quiser acentuar o estilo rústico da sua casa, usar troncos grandes de madeira como vigas será uma ótima ideia. Se você quiser, poderá pintar o teto com cores como o branco ou o gelo. Dessa forma, a cor marrom da madeira vai contrastar e se destacar no seu teto.

Além disso, você também poderá pintar as vigas da mesma cor do teto para que, dessa maneira, ainda que estejam integradas, elas se destaquem pela sua forma e não pela sua cor.

Vigas de madeira

2. Vigas de metal

Por outro lado, as vigas de metal ou os canos nos tetos altos são muito característicos de casas com estilo industrial. Esses materiais frios, pintados com cores como o cinza ou o preto, vão ficar muito bonitos em espaços com tijolos aparentes nas paredes. 

3. Vigas no sentido horizontal

Além de aproveitar os tetos altos dando destaque às vigas aparentes, você também poderá decorá-las com outros objetos. Se você tiver vigas longas no sentido horizontal ao longo de todo o teto, aproveite e pendure luminárias com cúpulas interessantes. Você também poderá incluir luzes dicroicas ao longo do seu comprimento.

Aproveite os tetos altos

Além do destaque que as vigas aparentes podem ter visualmente, aproveitar os tetos altos é fundamental. Os tetos altos darão mais amplitude aos espaços da sua casa, e há várias alternativas interessantes para fazer isso. Use a sua criatividade.

4. Inclua um mezanino

Se você mora em um loft ou em uma casa com poucos cômodos, poderá aproveitar a altura dos seus tetos para incluir um mezanino. Assim, acrescente uma bela escada e construa um mezanino. Essa pode ser uma ótima opção para receber hóspedes. Dessa forma, você poderá usá-lo como um pequeno quarto alternativo. Poderá usá-lo também como um espaço para armazenar objetos.

5. Aproveite as paredes

Quando o cômodo tem tetos altos e vigas aparentes, para que o espaço não pareça vazio é essencial decorar as suas paredes. Assim, você poderá brincar com a amplitude delas e pendurar uma grande obra de arte. Ou, se preferir, também poderá incluir uma grande estante de livros, do chão até o teto, cobrindo toda a parede.

Inclusive, você poderá até mesmo colocar vigas falsas que emoldurem o espaço, continuando as linhas das vigas verdadeiras. Lembre-se de pintar as paredes com cores claras para, dessa forma, destacar as cores dos seus quadros, estantes ou quaisquer outros elementos decorativos.

Aproveite os tetos altos

Como você pode ver, os tetos altos e as vigas aparentes podem ficar muito interessantes dentro da sua casa. Eles darão maior amplitude visual e você poderá decorar todos os seus espaços com mais liberdade.

Além disso, se o espaço tiver uma janela grande, permitirá que você aproveite a iluminação natural, alcançando todos os cantos do seu grande espaço. Por outro lado, tente incluir um bom sistema de iluminação artificial no ambiente; já que, se você tiver tetos muito altos e poucas luminárias, os seus espaços poderiam ficar escuros.

Escolha a melhor opção de acordo com o seu gosto e a decoração da sua casa. Nada mais moderno do que tetos altos com vigas aparentes.