Como projetar a sua sala de estar no estilo rústico

Ter uma sala de estar decorada no estilo rústico não é somente para as casas de campo, você poderá desfrutar de um sala neste estilo na sua casa da cidade. Veja as nossas sugestões.
Como projetar a sua sala de estar no estilo rústico

Última atualização: 20 outubro, 2018

Atualmente, o conceito do tradicional criou um vácuo no design de interiores.  Já não é necessário sair da cidade para desfrutar de uma casa com uma sala de estar no estilo rústico.

As casas de campo costumam ter um certo toque campestre, diretamente relacionado com o mundo exterior natural. Por sua vez, elas procuram resgatar a história que a relacionem com o passado próximo dos nossos familiares.

Na verdade, por que não é possível incorporar esse tipo de design aos apartamentos das cidades? Pode acabar havendo uma disparidade no diálogo que se cria com o exterior urbano, no entanto, o interior poderá nos transportar a um contexto diferente.

Seja em um vilarejo ou uma casa na periferia da cidade, é fácil incorporar o estilo rústico. Por outro lado, a dificuldade reside nos apartamentos localizados em edifícios das grandes cidades. Como é possível aplicar esse projeto para a sala de estar?

Rústico e ao mesmo tempo clássico

Não há dúvida de que a organização dos móveis não deve mudar, não importa qual seja o estilo. Adotar um estilo rústico não significa que tenhamos que falar de desconforto ; no final das contas se trata de atemporalidade e tranquilidade.

Deve-se levar em consideração que qualquer sala de estar com lareira pode ganhar muito em estilo e aconchego. Evidentemente, as lareiras a lenha entraram para a história e são pouco utilizadas atualmente; mas ganharam em termos de segurança e modernidade.

sala de estar no estilo rústico com lareira

Normalmente, as casas de campo antigas costumavam ter um fogão a lenha e lareira. Isso propiciava o aquecimento natural para a sala de estar, permitia cozinhar e aquecer a água, sem contar que ajudava a economizar energia.

É complicado inserir esse elemento no ambiente urbano, uma vez que os prédios não são adaptados para o seu uso. No entanto, a nova tendência de alguns designers é incorporar uma lareira ao ambiente, mesmo que seja como ornamento ou para realçar a temática da sala de estar rústica.

E os móveis? Qual poderia ser a tonalidade dos sofás? O uso de cores como cinza, azul-escuro ou marrom traz personalidade ao espaço. Um exemplo seria o caso do sofá Chester em couro natural.

No centro da sala de estar rústica e de frente para a lareira, você poderá colocar uma mesa que não seja o centro das atenções. Uma cor suave ou branca poderá se encaixar perfeitamente com esse estilo.

Em termos de piso, a madeira poderá ser um elemento que complementa o conjunto. Não se esqueça que esse material permite um melhor armazenamento do calor e não esfria os pés.

De qualquer forma, se você deseja adotar uma temática rural e informal, mas garantindo qualidade, um piso de pedras rústicas recria um solo semelhante às casas de campo.  Esse tipo de material tem espaço dentro de um ambiente interno? Sim, sem dúvida.

Calor na tonalidade

Quando se fala sobre um ambiente rural, é preciso levar em consideração que os materiais que serão utilizados devem ter cores quentes. Quais são as cores mais usadas? São as seguintes:

  • Ocre
  • Marrom
  • Amarelo
  • Vermelho-escuro

A tônica pode ser quebrada com algum outro tom, como o preto, cinza ou azul-escuro, se devidamente combinados com o restante da decoração. Reforçar os tons ou aplicar tons diferentes sem um objetivo definido pode quebrar a temática.

sala de estar no estilo rústico com sofá de pele

Podemos usar o verde? Obviamente, a cor verde nos remete ao mundo natural, produz uma sensação de bem-estar e transmite entusiasmo. Por isso, é aconselhável que não se destaque entre as demais, mas que tenha presença.

Por exemplo, uma sala que esteja totalmente pintada com essa cor pode ficará difícil de combinar; por outro lado, outros recursos como plantas, quadros, cortinas,  enfeites, almofadas, etc., dão um toque natural e fresco e, ao mesmo tempo, não se destacam demais no ambiente.

Paredes e tetos na sala de estar no estilo rústico

Um elemento condicionador que ajuda a transmitir um sentido rural são as paredes e o teto. A pedra é, principalmente, o recurso que complementa o conjunto decorativo e que é mais adequado para as paredes da sala de estar.

Esse material é e será, no mundo do design rural, o material mais utilizado, tanto pela sua resistência quanto pelo seu estilo. Ela transmite uma mensagem de caráter improvisado, rural e com toque de frescor.

A técnica da alvenaria ajuda o interior a obter um sentido mais dinâmico e natural, sem artifícios ou linhas retas que estabeleçam estruturas reticuladas.

sala de estar no estilo rústico

Para os tetos, o gesso ou madeira nobre poderá ajudar a gerar um espaço confortável sem protagonismo. Na verdade, não interessa que o teto receba quaisquer aditivos ou elementos que chamem a atenção, mas sim que seja funcional.

No entanto, não devemos nos esquecer de um material importante nesse ambiente: o tijolo envelhecido. A sua textura e cor transmitem um caráter rural. No entanto, a sua aplicação não deve ser excessiva, mas secundária. Ou seja, em alguns detalhes.

Portanto, o tijolo tem sido usado para fazer arcos para moldura de portas ou pequenas abóbadas em salas de estar. O ponto positivo desse material é a sua fácil utilização e efetividade em construções e, além disso, também poderá ser aplicado para fins decorativos.