Paredes de pedra natural para o interior da sua casa
As paredes de pedra natural no interior da casa são cada vez mais utilizadas. Se você procura um espaço diferente, com um toque rústico e rural, este material lhe interessa. A seguir explicaremos como é a sua manutenção e daremos uma série de dicas para que a parede de pedras fique integrada no ambiente.
Efeito da pedra no interior da casa
Tradicionalmente, a pedra tem sido utilizada para o revestimento em exteriores. O interior da casa era coberto com cimento, cal, ou algum outro material que apresentasse uma aparência mais uniforme. Com o passar do tempo, a pedra vem ganhando espaço no interior da casa e é cada vez mais comum vê-la em salas ou cozinhas.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a pedra não transmite a sensação de estar em um ambiente frio e hostil. Basta escolher um tom quente e cobrir apenas uma das quatro paredes. Se, além disso, você também colocar algum elemento decorativo nessa parede, o resultado será espetacular.
Dessa forma, a parede de pedra ficará perfeitamente integrada no conjunto e será um elemento a mais. Em nenhum caso transmitirá frio ou a sensação de um ambiente pouco aconchegante.
Manutenção das paredes de pedra
Uma das principais dúvidas que surgem em torno da pedra no interior da casa envolve a sua manutenção. Na parte exterior, a manutenção das paredes de pedra geralmente é feita com mangueiras de pressão ou outras ferramentas muito agressivas e impossíveis de utilizar no interior da casa.
Trata-se de um material muito durável e, além disso, requer pouca manutenção.
No entanto, você deve levar em conta que, por estar instalada no interior, a pedra não estará exposta às diferentes condições climáticas e, portanto, irá se conservar melhor com a passagem do tempo. Limpar a pedra da sua sala de estar será uma tarefa simples que você terá que fazer de vez em quando.
De forma habitual, a única coisa que você precisará fazer é passar um pano para remover a poeira da superfície. Por não ser uma parede lisa e possuir pequenas entradas, é mais fácil de acumular poeira.
Quando você quiser limpar a parede de maneira mais profunda, basta preparar a seguinte mistura. Em um recipiente, misture água, amoníaco e sabão; passe na parede com um pano e depois enxague com água. Desta forma simples, a sua parede de pedra ficará como nova.
Exemplo de parede de pedra cinza na sala de estar
A seguir, apresentaremos um exemplo de decoração com pedra natural. Escolhemos a sala porque é o cômodo onde este revestimento é mais utilizado. No entanto, como você já sabe, poderá utilizá-lo em qualquer parte da casa.
Por causa das suas formas, trata-se de um ambiente complicado quando se trata de decoração. É preciso harmonizar as diferentes profundidades da sala. Para fazer com que pareça mais ampla, optamos por uma paleta de cores em branco e cinza. O ponto de cor é fornecido pelo ocre e pelo verde.
A intenção ao decorar esta sala é que o espaço reservado para o sofá não passe a sensação de que é muito pequeno e de que o sofá é muito apertado. Para isso, foram utilizadas as cores em branco e cinza.
Para ganhar profundidade, foi escolhida uma pedra natural em cinza claro e iluminada na parte superior. Esta escolha tanto de cor como de iluminação é a chave para alcançar o efeito desejado.
Como você pode ver, o resultado não é um ambiente frio e pouco aconchegante, mas pelo contrário. Graças à pedra e à barra de LED localizada na parte superior, obtém-se amplitude e luminosidade.
As paredes de pedra natural são um elemento a se considerar pela sua versatilidade e resultados. Elas proporcionam um toque rústico que poderá se encaixar perfeitamente com a decoração da sua casa. Além disso, a sua manutenção é muito simples e não ocupará muito do seu tempo. Por tudo isso, o incentivamos a incluir uma parede de pedra em sua casa. O que você acha?