Paredes de pedra natural para o interior da sua casa

· 22 de novembro de 2018
Neste artigo, explicaremos tudo sobre as paredes de pedra para o interior da casa.

As paredes de pedra natural no interior da casa são cada vez mais utilizadas. Se você procura um espaço diferente, com um toque rústico e rural, este material lhe interessa. A seguir explicaremos como é a sua manutenção e daremos uma série de dicas para que a parede de pedras fique integrada no ambiente.

Efeito da pedra no interior da casa

Tradicionalmente, a pedra tem sido utilizada para o revestimento em exteriores. O interior da casa era coberto com cimento, cal, ou algum outro material que apresentasse uma aparência mais uniforme. Com o passar do tempo, a pedra vem ganhando espaço no interior da casa e é cada vez mais comum vê-la em salas ou cozinhas.

Efeitos das paredes de pedra no interior da casa

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a pedra não transmite a sensação de estar em um ambiente frio e hostil. Basta escolher um tom quente e cobrir apenas uma das quatro paredes. Se, além disso, você também colocar algum elemento decorativo nessa parede, o resultado será espetacular.

Dessa forma, a parede de pedra ficará perfeitamente integrada no conjunto e será um elemento a mais. Em nenhum caso transmitirá frio ou a sensação de um ambiente pouco aconchegante.

Manutenção das paredes de pedra

Uma das principais dúvidas que surgem em torno da pedra no interior da casa envolve a sua manutenção. Na parte exterior, a manutenção das paredes de pedra geralmente é feita com mangueiras de pressão ou outras ferramentas muito agressivas e impossíveis de utilizar no interior da casa.

Trata-se de um material muito durável e, além disso, requer pouca manutenção.

No entanto, você deve levar em conta que, por estar instalada no interior, a pedra não estará exposta às diferentes condições climáticas e, portanto, irá se conservar melhor com a passagem do tempo. Limpar a pedra da sua sala de estar será uma tarefa simples que você terá que fazer de vez em quando.

As paredes de pedra podem ser colocadas no banheiro

De forma habitual, a única coisa que você precisará fazer é passar um pano para remover a poeira da superfície. Por não ser uma parede lisa e possuir pequenas entradas, é mais fácil de acumular poeira.

Quando você quiser limpar a parede de maneira mais profunda, basta preparar a seguinte mistura. Em um recipiente, misture água, amoníaco e sabão; passe na parede com um pano e depois enxague com água. Desta forma simples, a sua parede de pedra ficará como nova.

Exemplo de parede de pedra cinza na sala de estar

A seguir, apresentaremos um exemplo de decoração com pedra natural. Escolhemos a sala porque é o cômodo onde este revestimento é mais utilizado. No entanto, como você já sabe, poderá utilizá-lo em qualquer parte da casa.

Por causa das suas formas, trata-se de um ambiente complicado quando se trata de decoração. É preciso harmonizar as diferentes profundidades da sala. Para fazer com que pareça mais ampla, optamos por uma paleta de cores em branco e cinza. O ponto de cor é fornecido pelo ocre e pelo verde.

A sala de estar pode ser decorada com paredes de pedra

A intenção ao decorar esta sala é que o espaço reservado para o sofá não passe a sensação de que é muito pequeno e de que o sofá é muito apertado. Para isso, foram utilizadas as cores em branco e cinza.

Para ganhar profundidade, foi escolhida uma pedra natural em cinza claro e iluminada na parte superior. Esta escolha tanto de cor como de iluminação é a chave para alcançar o efeito desejado.

Como você pode ver, o resultado não é um ambiente frio e pouco aconchegante, mas pelo contrário. Graças à pedra e à barra de LED localizada na parte superior, obtém-se amplitude e luminosidade.

As paredes de pedra natural são um elemento a se considerar pela sua versatilidade e resultados. Elas proporcionam um toque rústico que poderá se encaixar perfeitamente com a decoração da sua casa. Além disso, a sua manutenção é muito simples e não ocupará muito do seu tempo. Por tudo isso, o incentivamos a incluir uma parede de pedra em sua casa. O que você acha?