Pinte seu quarto com o estilo half painted walls

· 18 de setembro de 2018
O estilo half painted walls é tendência atualmente. Neste artigo, mostraremos algumas características e dicas para ajudá-lo a pintar as suas paredes com este estilo tão original.

O estilo half painted walls (paredes pintadas pela metade), é um estilo divertido e muito original para decorar o seu quarto. Embora seja mais comum utilizá-lo nos quartos para crianças ou jovens, você também poderá utilizar essa técnica em qualquer parede da sua casa.

O estilo half painted walls, como o próprio nome indica, consiste em pintar apenas parte da superfície. Este estilo pode ser visto em objetos de decoração, móveis e paredes. É comum ver o estilo half painted walls nas pernas de uma cadeira ou em um móvel, nos cabos de utensílios de madeira na cozinha e nas paredes. É uma ideia simples, original e visualmente interessante.

A forma de pintar as suas paredes com este estilo é utilizando duas cores. Geralmente se utiliza uma base de cor clara (como por exemplo branco, gelo ou cinza bem claro) e uma cor vibrante, pastel ou escura.

Combine cores claras com tons pastéis

A combinação de uma cor muito clara com um tom pastel, por exemplo, é bastante utilizada nos quartos para crianças pequenas. Você poderá pintar o quarto dos seus filhos com esta técnica combinando, por exemplo: branco com rosa pastel, cinza-claro com verde pastel. Isso dará mais luminosidade aos espaços.

Combine cores claras com tons pastéis

Cores claras e escuras

Se você escolher uma cor clara como o branco e combinar com uma mais escura, como o cinza, por exemplo, considere o seguinte:

Para alcançar um equilíbrio visual, é importante pintar a extremidade inferior com a cor mais escura, deixando a extremidade superior com a cor mais clara. Assim, a cor mais escura “pesa mais” em relação à cor clara e, dessa forma, vai gerar um equilíbrio visual nas suas paredes.

Pinte a quantidade de superfície que você desejar

Ainda que o estilo half painted walls seja pensado para pintar exatamente a metade da superfície, você poderá escolher pintar da forma que desejar. Você poderá pintar menos da metade ou mais da metade da superfície. É uma maneira fácil de adicionar um pouco de cor e contraste em casa, e o melhor, se o orçamento estiver um pouco apertado, poderá pintar apenas uma parte da parede economizando tinta!

Separação das duas cores

Para separar as duas cores de tinta, você poderá escolher entre 3 alternativas diferentes:

  • Se você quiser que fique em linha reta, tente aplicar uma fita adesiva antes de pintar a parede. Isso vai determinar a divisão das duas cores. Pinte e, uma vez seco, remova a fita.
  • Se você não quiser obter uma separação tão clara entre as duas cores e, ao contrário, deseja ter uma aparência mais artesanal, não aplique a fita adesiva e esfumace um pouco a tinta com um rolo e um pincel.
  • Outra opção é fazer o acabamento com fita para separar as cores. Mas, neste caso, recomendamos que você separe as duas cores principais com uma faixa bem larga de outra cor. Isso dará um detalhe a mais à sua parede e assim você vai incorporar uma terceira cor.
Separação das duas cores
Fonte: pinterest.com

Lousa estilo half painted walls

Se você quiser ter um espaço para desenhar ou fazer anotações, poderá aplicar essa técnica com tinta lousa. Além disso, esta técnica será ideal para as crianças. Assim, você evitará que elas rabisquem as paredes e deixará uma parede específica e grande para as suas criações.

Neste caso, você deve ter em mente que o giz gera uma grande quantidade de pó ao ser utilizado. Se for usar giz, você deverá se preocupar em manter esse espaço limpo.

Se você aplicar tinta lousa no estilo half painted walls no quarto dos seus filhos, tente usar marcadores para lousa. Eles funcionam como um pincel comum, mas sem soltar pó. Evite o giz tradicional nos quartos das crianças.

Geometria e diagonais

Se você não gosta da simetria ou da ortogonalidade, poderá utilizar o estilo half painted walls na diagonal. Execute o procedimento de aplicar a fita no sentido diagonal em uma das suas paredes e veja o resultado. Ficará mais divertido do que se você pintar na horizontal ou na vertical.

Se você gostou dessa forma de pintar, poderá brincar com as linhas diagonais e criar um espaço geométrico no estilo half painted walls.

Lembre-se de que o estilo half painted walls também pode ser aplicado aos móveis. Para dar maior destaque a esse estilo, você poderá combinar as suas paredes no estilo half painted walls, aplicando essa mesma técnica ao pé da sua cama, por exemplo. Divirta-se e pinte as paredes do seu quarto pela metade!