Plantas naturais ou artificiais: como escolher a mais adequada?

· 19 de outubro de 2018
Plantas naturais ou artificiais: quais devemos escolher? Cada uma das opções tem vantagens e desvantagens. É por isso que devemos pensar muito bem antes de comprá-las e colocá-las em casa.

Podemos decorar nossa casa com plantas naturais ou artificiais. Mas, como saber qual é a opção mais apropriada? Cada uma delas tem os seus prós e contras. Mostraremos as suas características a seguir, para que você possa tomar uma boa decisão.

Se você está pensando em decorar a sua sala de estar, seu escritório ou sua cozinha e lhe ocorreu a ideia de colocar plantas, você deverá ter muito cuidado com as suas escolhas, porque não é a mesma coisa se forem naturais ou artificiais.

As plantas naturais ficam muito bonitas, mas requerem algum cuidado; as artificiais não precisam de manutenção, mas talvez não deem aquele toque que estávamos procurando. Esse dilema é mais comum do que você pensa, portanto, é sempre bom fazer uma comparação entre as vantagens e desvantagens de cada opção.

plantas naturais ou artificiais

Plantas naturais ou artificiais

Plantas artificiais

Se trata de ornamentos feitos em diferentes materiais que simulam ser naturais (e em alguns casos são muito realistas). As plantas artificiais talvez sejam a melhor ideia para aqueles que não passam muito tempo em casa ou que viajam muito, já que não requerem nenhuma irrigação, transposição de vasos, colocá-las no sol, poda, etc.

No entanto, isso não significa que elas não precisam de uma certa ‘manutenção’, porque, para começar, é necessário limpar a poeira que se acumula nas folhas ou flores, com um pano úmido, aspirador ou um pano seco.

As plantas artificiais podem reproduzir espécies que são muito difíceis de ter em um espaço doméstico ou interno, como orquídeas, onde elas podem não sobreviver. Elas não crescem, não se reproduzem, não emitem aromas, não florescem na primavera e não se movem, a menos que as mudemos de lugar ou de posição.

Se você está em dúvida entre plantas naturais ou artificiais, saiba que estas últimas não costumam denotar calor, inspiração ou mesmo companhia. Além disso, algumas podem até ser perigosas, tóxicas e inflamáveis. Mas também é verdade que, se você não tiver paciência para cuidar de plantas naturais, poderá ser uma boa ideia decorativa. Assim, você não terá problemas com insetos, pragas ou fungos!

Plantas naturais

A beleza das plantas e flores naturais não tem comparação com as artificiais, embora se trate de uma réplica muito realista. Se trata de seres vivos que dão um toque diferente para os espaços, fornecem um colorido que pode variar ao longo da época do ano e, ao mesmo tempo, purificam o ambiente ao absorver o dióxido de carbono e produzir oxigênio.

As plantas naturais aromatizam, são ornamentais, medicinais e até podemos consumir os seus frutos ou folhas. Embora possamos pensar que seja muito trabalhoso cuidar delas, a verdade é que algumas espécies se adaptam à falta de irrigação ou luz e crescem de forma independente.

Se você está dúvida entre ter plantas naturais ou artificiais, talvez seja porque não tem muito tempo para dar às flores reais o cuidado que elas precisam. Mas, você já pensou que podem ser uma excelente terapia antiestresse fertilizar a terra ou limpar as suas folhas? O contato com a natureza que você tanto precisa pode estar em sua própria casa.

plantas naturais ou artificiais

Os cuidados de uma planta natural

Para começar, recomendamos que você procure uma planta simples para cuidar e a coloque em um lugar perto da janela. Atenção, porque você deve levar em conta se a planta pode receber sol direto, caso contrário, poderá secar ou queimar suas folhas.

Para não se esquecer de regá-la, poderá colocar um alarme no celular ou usar um sistema de irrigação caseiro: coloque uma tampa de garrafa com água encima da terra. A própria planta aproveitará a umidade quando o líquido evaporar. Existem outras técnicas, como colocar uma garrafa com água e fios de cordas dentro. Colocamos a outra extremidade do fio entre o solo do vaso. Perfeito para quando você sair de férias!

Você também poderá escolher plantas que quase não precisam de água, como os cactos ou suculentas. São pequenos e alegram qualquer ambiente, já que são geralmente vendidos em vasos muito coloridos.

Você ainda tem dúvidas sobre a escolha de plantas naturais ou artificiais? Faça o teste e compre as duas opções. Com o passar dos dias você acabará escolhendo a que lhe parecer mais adequada.