Pop Art na decoração: tudo o que você precisa saber

11 de outubro de 2018
É um estilo cheio de vitalidade, cor e dinamismo. Evocando sempre o cotidiano das pessoas e os elementos que usamos diariamente.

A Pop Art na decoração não é apenas um estilo, mas um reflexo de uma corrente artística.

Você certamente já viu muitos elementos dessa corrente em casas, escritórios ou lojas e o que acontece é que esse movimento artístico não teve impacto apenas na arte ou na publicidade, mas também na decoração de interiores.

Neste artigo, mostraremos as características da Pop Art na decoração para que você possa introduzir este estilo na sua casa.

O que é a Pop Art?

A Pop Art é um movimento artístico que surgiu nos anos 60 nos Estados Unidos e na Inglaterra.

É um movimento artístico inspirado na publicidade, nos quadrinhos, nos objetos e marcas do momento usados pela população.

Caracteriza-se por ser ousado e utilizar imagens da cultura popular da época como fonte de inspiração. Muitos especialistas em decoração concordam com a ideia de que a Pop Art é o oposto do minimalismo.

Na Pop Art, precisamente as normas ou regras de estilo não existem. É esse o seu charme. Ela nasceu com a ideia de quebrar padrões conservadores de design e decoração de interiores.

É um estilo que enche qualquer cômodo com luz e vitalidade graças ao uso exagerado da cor.

A Pop Art na decoração: alguns pontos-chave

A cor

A cor na Pop Art é fundamental. Não seria possível entender este estilo sem o uso de cores brilhantes, chamativas e vivas. O contraste de cores não é apenas uma opção, mas uma obrigação neste estilo.

Agora, tanta combinação de cores corre o risco de não ficar bem. Por isso, se propõe usar um fundo de cor neutra para destacar os outros elementos.

Lembre-se de que o objetivo não é alcançar um estilo psicodélico, mas sim criar combinações equilibradas.

As cores mais utilizadas pela Pop Art na decoração são: vermelho, lilás, amarelo, verde, fúcsia, laranja, rosa e branco.

Este estilo de decoração também permite o uso de formas geométricas no papel de parede, como por exemplo círculos, listras coloridas, losangos, quadrados, etc.

Os móveis

Os móveis da Pop Art são muito marcantes, por isso se recomenda que estejam em total harmonia com as cores das paredes.

Portanto, a melhor coisa a fazer é: se a parede for de uma cor marcante, que os móveis sejam mais neutros, e vice-versa.

Outra coisa que se destaca nos móveis desse estilo são as suas formas. Eles não são convencionais e não deixam ninguém indiferente. Eles têm formas tradicionais, mas também excêntricas.

Os móveis

Banheira e decoração Art Pop / tile.expert

Lembre-se de que é um movimento artístico, então os móveis são um reflexo da criatividade dos designers da época.

Você ainda pode comprar peças originais, mas é melhor procurar reproduções porque elas são mais fáceis de conseguir.

Alguns designers famosos da era da Pop Art são: Eames, Saarinen, Andy Warhol, Jeff Koons.

Materiais

O material mais utilizado na Pop Art na decoração é, sem dúvida, o plástico.

Isso porque é um material sólido, flexível e barato. É por isso que quase todas as cadeiras deste estilo são feitas de plástico.

Um clássico é a cadeira Panton, que foi a primeira cadeira da história a ser fabricada em um único molde.

Materiais na pop art

Cadeira Panton vermelha / artdesigntendance.com

Elementos decorativos

A Pop Art na decoração é baseada no uso da cor, como mencionamos anteriormente, mas também de imagens. Essas fotos são a representação da cultura popular.

É, portanto, comum ver imagens coloridas de estrelas do cinema ou do mundo da música, assim como marcas famosas (tomate Campbell, Coca-Cola, etc.), quadrinhos ou anúncios publicitários.

Elementos decorativos

Se você optar por esta de decoração, este tipo de imagem não pode faltar nas suas paredes.

As pinturas de Andy Warhol são um modelo que você poderá seguir.

Recomendações finais

É importante lembrar que, embora seja um estilo muito colorido, não devemos sobrecarregar os cômodos. Portanto, deve haver um equilíbrio e um contraste nas cores.

Por outro lado, se você quiser introduzir este estilo na sua casa, seria bom fazê-lo gradualmente. Dessa forma, você poderá testar se esse estilo realmente combina com você ou não.

É um estilo divertido, por isso não se deixe impressionar e se divirta enquanto decora a sua casa.

A Pop Art na decoração nos permite usar toda a nossa imaginação e criar composições únicas e pessoais.

É um estilo que você poderá combinar perfeitamente com outros, por exemplo, com o industrial.

Além disso, a decoração da nossa casa com o estilo Pop Art não precisa ser cara, a menos que você queira peças originais.

Se este não for o seu caso, você poderá fazer quadros DIY imprimindo algumas imagens que imitam as obras de Andy Warhol, ou um anúncio da época e colocar na sua parede.

É realmente muito fácil introduzir a Pop Art na decoração da sua casa.