Preparar a casa antes de colocá-la à venda

8 de fevereiro de 2020
Colocar a nossa casa à venda pode ser um grande desafio. Por isso, mostraremos várias dicas para preparar a casa antes de colocá-la à venda.

Colocar uma casa à venda pode ser uma tarefa muito difícil e complicada. Ela pode até mesmo levar vários meses. No entanto, com algumas pequenas alterações, você poderá tornar esse trabalho muito mais rápido. Para isso, mostraremos como preparar a casa antes de colocá-la à venda.

Para ser bem-sucedido na venda, é necessário cuidar de tudo nos mínimos detalhes, a fim de causar uma boa impressão. Por isso, cada elemento da casa pode se tornar um recurso essencial. A melhor maneira de fazer isso é através da decoração.

Ter a decoração perfeita não apenas nos ajuda a criar ambientes cheios de conforto e comodidade, mas também a sensação de acolhimento que é transmitida para as outras pessoas. Por esse motivo, um bom estilo decorativo pode ser o seu melhor aliado no momento de colocar a sua casa à venda.

Uma casa cheia de vida

Preparar a casa antes de colocá-la à venda

O primeiro passo para criar uma decoração atraente é criar um local aconchegante, onde as pessoas possam projetar o seu lar. Para alcançar essa sensação de estar em casa, é necessário incorporar elementos que gerem a sensação de que este é um espaço cotidiano onde não falta vida.

  • Uma maneira simples de alcançar essa vivacidade é dispor algumas plantas, flores naturais ou vasos. O toque de frescor e naturalidade que eles trazem é infalível.
  • Por outro lado, as fruteiras ou elementos comestíveis proporcionam um toque familiar único. Porém, certifique-se de colocá-los em recipientes limpos e atraentes.
  • Outra opção é criar cenários aconchegantes, como cantos de leitura ou salas de jogos, de modo que os futuros compradores possam imaginar a sua família neste espaço. Um exemplo seria deixar um livro aberto sobre a mesa. Neste ponto, devemos ter cuidado para criar um espaço cheio de vida.

A organização e a limpeza para preparar a casa

Preparar a casa antes de colocá-la à venda

Uma das melhores estratégias para impressionar os potenciais compradores é mostrar uma casa limpa e arrumada. No entanto, a limpeza vai além de uma rotina diária simples. Para surpreender os clientes, é necessário se concentrar em dar brilho a cada superfície da casa e, assim, projetar a sensação de higiene.

Uma maneira eficaz de obter uma limpeza profunda é conseguida através destas dicas:

  • Faça uma lista de todos os elementos que precisam de uma limpeza extra: janelas e persianas, luminárias, cantos da casa…
  • Deixe os seus armários de uma maneira organizada. Quando mostramos uma casa, é inevitável que as pessoas abram e observem o seu interior.
  • Faça uma limpeza geral e livre-se de tudo o que estiver sobrando. A mudança é um momento no qual a limpeza geral é frequente. No entanto, é aconselhável fazer esta limpeza antes de vender a casa. Dessa forma, a casa será mais atraente para o comprador.

Ilumine a sua casa

Sala: iluminação natural

A escolha da iluminação adequada poderá ajudá-lo a criar ambientes mais atraentes para o comprador. Em geral, as áreas escuras não causam uma boa impressão à primeira vista, uma vez que elas geralmente criam a sensação de espaços menores e mais estreitos.

Pelo contrário, a quantidade certa de luz poderá transformar uma casa e torná-la mais desejável para um potencial comprador. Assim, o tipo de iluminação utilizada pode desempenhar um papel muito importante ao colocar a nossa casa à venda.

Para esses casos, é sempre melhor potencializar a luz natural que entra da rua. Uma boa opção é usar cortinas brancas translúcidas; isso permite que a luz natural entre e, ao mesmo tempo, seja refletida.

Caso não haja luz natural suficiente dentro da casa, podemos suprir essa carência incorporando algumas luminárias extras.

Preparar a casa: cores e texturas

quarto: cores e texturas

Quando se trata de considerar as cores para a sua casa, o melhor a fazer é mantê-la neutra. Não há nada de errado com as cores vivas e vibrantes, mas um comprador em potencial pode não ter os mesmos gostos que você.

Assim, é melhor optar por cores suaves e simples, como o branco ou os tons terrosos. Dessa forma, a sua casa terá uma aparência mais sofisticada, limpa e elegante.

Quanto às texturas, não há nada melhor do que ter uma grande variedade delas através de tapeçarias, mantas, almofadas ou qualquer acessório que traga aconchego para a casa. A combinação de diferentes materiais traz um grande dinamismo e personalidade ao ambiente, além de ser um elemento de estilo.

  • Ahern, A. (2010). Cómo decorar tu piso: Trucos para que tu hogar se convierta en la casa de tus sueños, Océano Ambar: Barcelona.
  • Forte, M. (2017). Atraer para vender: Todo sobre la intermediación inmobiliaria, Madrid: Lid.