Rotina de limpeza para a cozinha perfeita

21 de agosto de 2019
Com esta rotina de limpeza para a cozinha perfeita, em apenas três dias você terá um espaço limpo e organizado. Que tal fazer isso?

Agora é o momento ideal para adotar uma rotina de limpeza para obter a cozinha perfeita que estará com você durante o restante do ano.

Sugerimos que você limpe cada um dos espaços existentes na sua cozinha. A limpeza exigirá disciplina e um pouco de esforço extra. Mas finalmente, a recompensa será grande e você poderá apreciar um espaço impecável por mais tempo.

Limpeza pesada na cozinha

O passo a passo de uma cozinha perfeita

A cozinha é um dos lugares que exige mais dedicação na hora da limpeza. Fazemos isso diariamente, e de vez em quando nos esforçamos mais para limpar bem a gordura, arrumar a despensa, limpar o interior dos armários e revisar os eletrodomésticos.

Com o desafio de hoje propomos que você se concentre nela durante 3 dias para que fique limpa e brilhante. Você aceita?

O passo a passo de uma cozinha perfeita

Esta rotina de limpeza para a cozinha perfeita talvez possa exigir vários dias de trabalho, mas garantimos que você vai adorar o resultado.

Dia 1: os eletrodomésticos

limpeza e organização para uma cozinha perfeita

Vamos trabalhar nos eletrodomésticos da sua cozinha, tanto os maiores quanto os menores. Comece tirando-os do lugar para passar o aspirador por trás e por baixo. Estamos falando, mais especificamente, sobre o refrigerador, a máquina de lavar louça e a máquina de lavar roupas, se ela estiver na cozinha.

Preste atenção na grade na parte de trás da geladeira, pois muita sujeira geralmente se acumula ali. Você precisará aspirar e passar um pano limpo e úmido para que ela fique em perfeitas condições.

Mas, o mais importante é o interior da geladeira. Lave bem as bandejas e gavetas embebendo-as em água com sabão, seque-as e coloque-as de volta. Aproveite para jogar fora tudo o que estiver em mau estado.

Quanto à máquina de lavar louça, programe um ciclo vazio para limpar a máquina. Em seguida, remova os cestos dos talheres e os braços, verificando se não há restos de comida presos. Não se esqueça de limpar a parte interna da porta e ao redor.

Agora é a vez do exaustor, uma das principais fontes de gordura nas cozinhas. Lave o filtro com algum desengordurante e, se estiverem muito sujas, deixe as grades de molho em uma solução com sabão.

Para limpar o interior do forno, recomendamos que você faça uma pasta de bicarbonato de sódio com água e passe dentro do forno. Se houver muita sujeira, poderá deixá-la durante a noite e limpar a pasta com um pano úmido na manhã seguinte.

Não se esqueça dos pequenos eletrodomésticos. Dê uma boa revisada na cafeteira, na torradeira, no micro-ondas, na batedeira, etc. Eles também fazem parte da nossa rotina de limpeza para a cozinha perfeita.

Dia 2: limpeza e organização para uma cozinha perfeita

Cozinha a fundo

Na rotina de limpeza para a cozinha perfeita, hoje é necessário esvaziar todas as gavetas e os armários. Retire tudo o que estiver guardado e limpe por dentro, com água e sabão ou com uma solução de água com vinagre em partes iguais.

Preste especial atenção às gavetas, pois os restos de comida ficam acumulados. Se houver muitas migalhas, aspire para que você possa eliminá-las com mais facilidade.

Já que você tirou tudo do armário e estamos seguindo um plano de organização e limpeza, verifique muito bem o vencimento de tudo que você tem na despensa e se livre do que já venceu.

Coloque na frente o que tiver o vencimento mais próximo; assim você não jogará alimentos fora. Veja algumas dicas práticas para colocar a sua despensa em ordem neste artigo.

Pouco a pouco, você pode substituir os seus recipientes plásticos antigos por frascos de vidro. Além de serem uma alternativa ao uso do plástico em casa, eles também farão com que tudo esteja mais arrumado e bonito.

Dia 3: a ‘linha de frente’

Escolha os produtos certos para que o cooktop não seja danificado

Hoje é a vez da bancada e da pia, das torneiras, do cooktop e da parte da frente dos móveis. Use algumas receitas e truques caseiros para eliminar gordura, limo, sujeira e assim deixar a sua cozinha como nova sem usar produtos tóxicos.

Tenha um cuidado especial com os puxadores das gavetas e armários, pois muita sujeira se acumula neles. Se forem metálicos, o bicarbonato de sódio o ajudará a deixá-los brilhantes novamente.

Apesar do fato de que essa é uma das áreas a que mais nos dedicamos diariamente, é conveniente que, de tempos em tempos, tenhamos um cuidado extra na limpeza e na desinfecção detalhada. Remova tudo o que você tem na bancada e esfregue com um desinfetante. Atenção com os cantos: muitos restos geralmente ficam acumulados.

Escolha os produtos certos para que o cooktop não seja danificado. Além disso, se você não quiser que ele fique com sujeira incrustada que eventualmente resultará em uma deterioração irreparável, mantenha-o sempre limpo passando um limpador e um pano seco depois de cozinhar.

Agora sente-se e respire. Aproveite o trabalho bem feito e o fato de que você conseguiu cumprir a rotina de limpeza para a cozinha perfeita. Valeu a pena?