Que tipo de madeira escolher?
A madeira é um material muito utilizado no mundo do design de interiores, assim como os tecidos e a pedra. Quando falamos sobre que tipo de madeira escolher, sempre surgem dúvidas, devido à enorme variedade e características próprias de cada uma.
É necessário conhecer a origem de cada tipo de madeira, pois as suas características dependem dela, como cor, textura e preços.
O que precisamos analisar para escolher a madeira? Para saber que tipo de madeira escolher para a nossa casa, é interessante analisar a sua textura e cor. Dependendo dessas duas características, criaremos interiores que transmitirão uma ou outra sensação.
Tipos de madeiras
Aqui deixaremos alguns exemplos, com as suas características e usos mais comuns.
Não esqueça que cada madeira reage diferentemente ao exterior pois possuem diferentes níveis de resistência.
Que tipo de madeira escolher: madeiras duras
São aquelas provenientes de árvores de crescimento muito lento. Elas suportam melhor as mudanças meteorológicas.
Desvantagem: não são muito abundantes, por isso tendem a ser mais caras. São árvores de folha caduca, no outono perdem todas as folhas.
- Mogno: destaca-se por sua excelente qualidade e cor intensa. Além disso, é impermeável.
É muito importante submeter as madeiras à tratamentos específicos para que não absorvam nenhum tipo de umidade.
- Cerejeira: passou de não ser usada a estar muito na moda, especialmente utilizada em móveis. A sua cor escurece quando muito exposta à luz.
- Castanheiro: esta madeira geralmente dura muitos anos. Os pisos feitos com este material não precisam ser trocados, só é necessário lixá-los e envernizá-los de vez em quando para mantê-los em bom estado. Fornece uma sensação de calor para o espaço.
- Freixo: este material é o ideal quando se busca pisos com muita presença. É ideal para móveis muito utilizados por ser bem resistente.
- Nogueira: madeira muito tradicional, muito clássica. Para evitar que os espaços nos quais incluímos a nogueira pareçam muito antigos, devemos colocá-la de maneira moderna.
- Carvalho: na Espanha é uma das mais populares. A sua cor não é nem muito clara nem muito escura. De aspecto consistente, fornece uma sensação de solidez aos ambientes. Por essas características, é frequentemente utilizada em vigas.
Que tipo de madeira escolher: madeiras macias
O seu crescimento é muito mais rápido, portanto, o seu preço é geralmente muito menor.
A desvantagem é que o seu acabamento natural não é muito bonito, é necessário pintá-las e envernizá-las.
São árvores de folhas perenes, ou seja, nunca perdem as folhas no outono, se renovam durante o ano todo.
- Pinho: excelente relação entre qualidade e preço. Atualmente, é uma das madeiras mais utilizadas, em parte porque se integra bem a todos os ambientes devido à sua cor neutra.
- Maple: a madeira de maple é a mais clara de todas, por isso, geralmente é usada em interiores que precisam de luz ou quando queremos que o nosso piso passe despercebido.
- Vidoeiro europeu: podemos encontrá-lo em florestas de toda a Europa. É um material muito barato, por ser muito abundante.
É muito duro e forte, mas não suporta bem a umidade, portanto, não é recomendável utilizá-la em espaços exteriores, pelo menos, se você não aplicar um tratamento específico.
- Choupo: madeira muito comum, utilizada em móveis baratos. Possui um tom bastante claro. É resistente e também muito leve. Geralmente utilizada para a construção de caixas de madeira.
Lembre-se de que pagar um preço maior por um material não significa que ele seja melhor ou pior, depende do restante do espaço e dos seus gostos.
Madeira reciclada
O mundo do design de interiores tem mudado muito nos últimos anos. Atualmente, as madeiras recicladas estão na moda.
Hoje, existem grupos que se dedicam ao design de móveis e pisos com este tipo de madeira. Quando pensamos sobre que tipo de madeira escolher, esta é uma das opções cada vez mais considerada, inclusive pelos grandes designers.
Como você pode ver, existem muitos tipos de madeira e fatores que podem afetá-las, portanto, se tivermos dúvidas ao escolher a madeira correta, podemos recorrer aos especialistas para aconselhamento.
Não devemos esquecer de que o ambiente nos influencia psicologicamente, portanto, os materiais contribuem para uma sensação maior de conforto.
A casa deve ser a caixa da vida, a máquina da felicidade.
-Le Corbusier-