Razões para colocar um apartamento para alugar

13 de abril de 2020
Você tem um apartamento sem uso? Não o deixe abandonado: é hora de alugar e torná-lo rentável.

Quando herdamos ou temos um imóvel, nem sempre sabemos realmente o que fazer com ele, seja reformar, morar, deixar para um novo uso no futuro ou torná-lo lucrativo desde o início. Por isso, mostraremos algumas razões para colocar um apartamento para alugar.

Não importa se você mora em uma cidade universitária ou em uma cidade pequena, você pode tornar o apartamento um espaço confortável para morar e transformá-lo em um lugar atraente que desperte o interesse das pessoas. Sem dúvida, é necessário que ele tenha uma boa aparência.

Existem várias opções para melhorar as condições estéticas de uma casa, seja através de reformas, pintando ou redecorando os cômodos. Somente assim poderemos alcançar um bom resultado e atingir um nível de bem-estar para o novo inquilino.

Por que colocar um apartamento para alugar?

Razões para colocar um apartamento para alugar

Diante dessa questão, devemos ter em mente que deixar uma casa sem uso pode implicar no seu abandono. Se nos comprometermos a alugá-la, no entanto, isso significaria que ela permaneceria ocupada e, portanto, lhe daríamos mais atenção.

Se não a alugássemos, deixando-a fechada, estaríamos nos prejudicando, basicamente porque não teríamos uma preocupação periódica e, no final das contas, isso poderia representar um alto custo para um espaço que, na verdade, não estamos usando.

Recomenda-se alugar principalmente para não prejudicar as boas condições da casa. Muitas vezes aparecem vazamentos, rachaduras, desgaste e sujeira por causa do abandono; portanto, é indispensável mantê-la ativa e monitorar o seu estado.

 – Alugar um apartamento pode ser positivo a longo prazo. –

Benefícios financeiros que seriam obtidos

Razões para colocar um apartamento para alugar

Alugar um apartamento é sinônimo de rentabilidade, principalmente em termos financeiros. As garantias que ele nos oferece são realmente importantes a longo prazo. Veja a seguir cinco benefícios que podem nos ajudar no dia a dia:

  1. Quando alugamos um apartamento, podemos obter uma renda extra. Também depende de qual é o público alvo desse aluguel, se são estudantes ou famílias, por exemplo. É recomendável colocar um preço estável para ambos, embora talvez seja conveniente reduzir um pouco mais o preço para os primeiros.
  2. Luz, água e outros impostos poderiam ser pagos com o próprio dinheiro que ganhamos com o aluguel. Se deixarmos um apartamento fechado, precisaremos continuar pagando o condomínio e isso representaria uma despesa muito alta a longo prazo. Ao contrário, colocar um apartamento para alugar nos permite obter produtividade e benefícios. 
  3. A própria manutenção do apartamento pode ser custeada através dos rendimentos obtidos. Tanto o desgaste dos móveis quanto o do próprio espaço podem ser pagos se conseguirmos ter inquilinos durante longos períodos de tempo.
  4. Ter uma renda extra é algo bom para todos, a ponto de haver pessoas que vivem apenas de aluguéis, tanto de apartamentos quanto espaços comerciais. No fundo, esta é uma boa oportunidade para melhorar a qualidade de vida e garantir uma renda mensal.
  5. Os benefícios financeiros que forem obtidos podem nos ajudar a renovar e trocar os móveis; esta é uma maneira de dar outra cara para o apartamento sem gastar o nosso próprio dinheiro.

Razões para alugá-lo 

Razões para colocar um apartamento para alugar

Geralmente, os apartamentos alugados são destinados a estudantes universitários. Esta é uma maneira de garantir a ocupação do espaço, pois disponibilizá-lo apenas para famílias pode ser algo mais difícil.

A maneira como publicarmos o anúncio terá uma influência direta. Uma imobiliária pode nos ajudar, mas a internet está entrando diretamente nesse mercado, podendo atingir um número maior de pessoas.

As famílias oferecem maiores garantias de cuidado e proteção do lar. Geralmente, as famílias mostram mais estabilidade e maturidade no cuidado de todo o espaço, proporcionando assim uma maior tranquilidade para nós.

Sempre que receber uma proposta por parte de um potencial inquilino, é preciso estar aberto à negociação.

Alugar um apartamento vazio

Saber o que fazer com um apartamento vazio pode ser um verdadeiro quebra-cabeças; por isso, existe a possibilidade de alugar apenas o apartamento, mas não mobiliado. Esta é uma maneira de aproveitá-lo, mas também é verdade que pode ser mais difícil encontrar inquilinos.

Conseguir alugá-lo pode ser gratificante, principalmente por eliminar o problema de ter que mobiliá-lo. Também é verdade que há famílias que precisam se mudar com frequência e levam todos os móveis com elas.

  • Lava Oliva, Rocío: Interiorismo, Vértice, 2008.