7 tipos de bibliotecas para cada residência

· 6 de janeiro de 2019
Em primeiro lugar, devemos esclarecer que as bibliotecas são um reflexo do tipo de leitor. Portanto, elas podem variar muito.

Além de serem lojas onde vendem livros, as livrarias são móveis com estantes onde se colocam livros. Também podem ser chamadas de ‘bibliotecas’. Mas além da denominação, o fato é que todos têm a sua interpretação do conjunto de livros que possui. E, além disso, muitos desenvolvem uma maneira específica de distribuí-los em suas casas.

Ou seja, os termos ‘livraria’ e ‘biblioteca’ quando se fala de uma peça de mobiliário, podem ser consideradas sinônimos. Ou então, são consideradas objetos similares com algumas diferenças muito sutis.

Os leitores e, em geral, os amantes dos livros concordam que, quando adquirem um conjunto de livros, o mais apropriado é atribuir-lhes um lugar fixo na casa. O objetivo é manter a ordem e, claro, a visualização de cada título.

As bibliotecas organizam e também decoram

Sim, as bibliotecas também podem completar a decoração de um cômodo. Dependendo das suas características (tamanho, volume, design, material, cor, etc.), elas podem ser usadas de uma forma ou de outra. Por exemplo, se a estante de livros for de madeira e tiver ornamentos com motivos naturais, ela poderá incluir acessórios. Isso irá ajudar a realçar, ainda mais, esse detalhe.

Deve-se notar que, quando se trata de decorar, a imaginação não deve ter limites. Portanto, muitas pessoas que possuem bibliotecas simples aproveitam as capas coloridas dos seus livros na decoração. O agrupamento por cor é muito marcante. Ele abre um leque de possibilidades, além das classificações tradicionais por autor ou assunto.

Quando a decoração de uma sala (incluindo a biblioteca) é satisfatória, apenas entrar nela poderá fazer com que uma pessoa se sinta mais encorajada a ler. Detalhes como ordem, referência de cores, número de livros por prateleira e os acessórios usados serão importantes para obter essa satisfação.

Enquanto alguns são guiados por referências visuais, como cor ou tamanho dos livros, outros distribuem os seus pertences de acordo com seu uso ou tema. Às vezes, as bibliotecas também são usadas para exibirem coleções específicas.

Bibliotecas para casas pequenas

tipos de estantes de livros-bibliotecas

Quando o espaço disponível para colocar uma estante de livros é pequeno ou você não deseja sobrecarregar o ambiente, há certas opções que podem ser práticas e atraentes. Aqui estão algumas das mais versáteis:

  • Bibliotecas verticais: um móvel alongado e de pé, com 3 ou 4 prateleiras. Algumas podem ter rodas, o que facilita consideravelmente a sua transferência de lugar.
  • Carrinhos com rodas: as dimensões são muito variáveis ​​e, sem dúvida, a sua atratividade reside na facilidade que têm de se incorporar a qualquer espaço. Eles geralmente são baixos, então permitem o acesso aos livros facilmente.
  • Bibliotecas modulares: são móveis feitos sob medida, que são colocados em um espaço específico, de forma fixa. Ocupam pouco espaço na sala e, portanto, não sobrecarregam o ambiente. Por exemplo, essas estantes de livros podem ser colocadas atrás da cama em um quarto.
  • Bibliotecas flutuantes: são compostas por várias prateleiras individuais, geralmente pequenas, que são colocadas na parede para evitar a inclusão de outra peça de mobiliário.
  • Bibliotecas de materiais reciclados: hoje em dia, você pode aproveitar as dimensões de alguns objetos para criar pequenas prateleiras para livros; alguns deles são caixas de frutas, paletes, escadas, entre outras.

Bibliotecas para casas espaçosas

estantes de livro para sua casa-bibliotecas

Obviamente, quando o espaço disponível é grande, as bibliotecas podem ter praticamente qualquer tipo de design e dimensões muito maiores. As opções mencionadas acima em tamanhos maiores são algumas das opções disponíveis. Mas também temos outras opções como por exemplo:

  • Um cômodo todo utilizado como biblioteca: todas as paredes do quarto podem ser cobertas por livros e mais livros. Um paraíso para os amantes da leitura que sonham com um vasto tesouro.
  • Bibliotecas que formam figuras: as prateleiras ficam dispostas de tal forma na parede que juntas formam uma figura: um círculo, uma concha, um barco, uma árvore. Elas são muito chamativas e conseguem decorar quartos, salas de estar e salas de visitas.

Em suma, as bibliotecas podem se adaptar ao espaço disponível, dependendo do tipo de leitor. Caso haja um pequeno espaço disponível, mas um gosto voraz por livros, o mais aconselhável é projetar vários espaços dentro da casa para os livros e não se limitar a uma única parede.