Sugestões de reformas para casas dos anos 70

· 22 de agosto de 2018
Se você estiver interessado em reformas para casas dos anos 70, leia este artigo. Nele, deixaremos algumas ideias que você pode colocar em prática.

Neste artigo, queremos mostrar algumas sugestões sobre reformas para casas dos anos 70.

Embora, obviamente, haja exceções, as casas construídas nos anos 70 costumam ter uma má distribuição do espaço, além de algumas instalações que podem ser melhoradas atualmente e alguns acessórios que já estão defasados.

Mesmo assim, com uma boa reforma, podemos transformá-la em uma casa diferente. Para isso, você deve levar em conta o orçamento de que dispõe. Com base nisso, falaremos sobre uma reforma total ou parcial da casa.

Obviamente, não é o mesmo fazer apenas uma pequena mudança do que fazer uma reforma completa. Também dependerá do fato de ser uma casa em que você vai morar ou se é uma casa para alugar.

A seguir, mostraremos uma série de possibilidades para levar em conta quando planejar ou realizar reformas em uma casa dos anos 70.

 Algumas sugestões de reformas para casas dos anos 70

Mude a instalação elétrica

Por melhor que seja, é aconselhável mudá-la, especialmente quando são casas muito antigas. Além disso, é necessário considerar o regulamento sobre instalações elétricas domésticas. Neste regulamento, faz-se referência a conexões e ligações, o quadro de luz, linhas e derivações ou dimensões das instalações.

Por sua vez, queremos fazer referência aos interruptores e plugues, algo intimamente relacionado. Nos casas atuais existem várias tomadas por cômodo, além de um ou dois interruptores.

No entanto, nas casas dos anos 70 há poucas tomadas por cômodo, às vezes apenas uma, colocada em um lugar longe da cama ou da mesa de escritório. Portanto, somos obrigados a comprar extensões, enchendo o espaço de cabos. Ao realizar a reforma, portanto, devemos mudar de forma estratégica a localização das tomadas.

Outro ponto a tratar é a calefação. Atualmente, existem novos sistemas de calefação que também promovem economia de energia e o uso das fontes renováveis. Um exemplo disso, é a calefação por piso radiante.

Melhore o isolamento térmico

Por outro lado, as casas dos anos 70 não costumam ter bom isolamento. Pensemos que, com bom isolamento, aumentará significativamente a eficiência energética na casa.

De fato, está em vigor um certificado de eficiência energética, pelo qual todas as casas para alugar ou vender, devem passar por um estudo para obter este certificado, válido por 10 anos. Em primeiro lugar, neste estudo, influem os materiais das fachadas, algo que não podemos reformar tão facilmente, já que não é algo que depende apenas de nós.

Mas, podemos fazer outras reformas, como em portas, janelas e pisos. Isso pode significar um grande gasto de dinheiro mas, sem dúvida, é um investimento a longo prazo, por economizar energia.

Se, além de mudar o piso você também quer alterar o sistema de calefação, pode aproveitar e optar pela calefação por piso radiante. É um sistema que consiste em uma rede de canos através dos quais passa água quente ou fria. Assim, o calor é distribuído uniformemente por toda a casa, embora haja mais calor na área dos pés.

reformas para casas dos anos 70

Altere a distribuição do espaço

Em geral, as casas dos anos 70 têm uma distribuição mal aproveitada do espaço, independentemente do tamanho que tenham. Normalmente, têm vários cômodos, mas são pequenos e não têm muita luz natural. Alguns não têm nem mesmo janelas.

Portanto, você pode considerar a ideia de remover paredes e unir ambientes. Assim, você terá cômodos maiores e mais confortáveis. Ou você também pode conectar o quarto com a área de estudo ou escritório. E não apenas os quartos: você também pode fazer uma cozinha americana ou uma sala de jantar.

Às vezes, é preferível ter menos cômodos se com isso ganharmos uma sensação de mais amplitude. Lembre-se de que menos é mais.

Aumente a luz natural

Isso está intimamente relacionado com a seção anterior. Por haver muitos cômodos (geralmente pequenos), é comum que muitos não tenham acesso direto à rua. Portanto, não terão luz natural.

Muitas vezes, cometemos erros na iluminação da nossa casa, algo que devemos prestar atenção. Você pode planejar fechamentos de vidro, uma opção um tanto cara, mas que dá bons resultados. A luz passará sem problema, mas você terá dois espaços bem diferenciados.

Ao remover paredes e unir espaços, você obterá luminosidade em ambientes onde não havia luz natural. Além disso, você também deve utilizar focos de luz artificiais. Nos referimos a luminárias, mas também a acessórios como grinaldas, lanternas…

Para concluir, há muitas ideias para reformar a sua casa dos anos 70, seja de maneira parcial ou total. Você tem apenas que levar em conta o orçamento e organizá-lo para fazer a melhor reforma possível.