Tapetes kilim: um luxo na hora de decorar

25 de janeiro de 2019
Caracterizados por motivos geométricos, os tapetes kilim já são uma tendência no design de interiores. Saiba mais sobre eles neste artigo.

No artigo a seguir, queremos lhe dar algumas informações sobre os tapetes kilim: o que são exatamente, onde podem ser comprados, com quais estilos eles podem ficar melhor, etc.

Os tapetes são um dos acessórios mais utilizados no mundo do design de interiores. Como já vimos em outros artigos, eles podem ser encontrados com tamanhos, formas, materiais e desenhos muito variados. Além disso, lembre-se de que alguns deles também podem ser pendurados nas paredes, como se fossem uma tapeçaria.

Podemos dizer também que muitas pessoas optam por tapetes de origem oriental. Com eles, você conseguirá facilmente uma decoração étnica para a sua casa. Para alcançar esse toque exótico com perfeição, é muito importante saber combinar os acessórios e móveis do cômodo, para que dessa forma o resultado seja homogêneo e natural. Podemos brincar com as cores, texturas… Por exemplo: podemos tentar decorar com o estilo minimalista étnico, razão pela qual será preciso prestar atenção ao equilíbrio, não sobrecarregar o ambiente, etc.

Um exemplo disso são os tapetes kilim, nos quais queremos nos concentrar ao longo deste artigo. A sua origem está nos povos nômades da Ásia Central, há mais de 3.500 anos. Para a sua elaboração, são utilizados materiais naturais, como lã, algodão ou seda. Dessa forma, eles têm mais qualidade e uma vida útil mais longa.

tapetes kilim

Como são os tapetes kilim?

Em primeiro lugar, queremos dizer que, na realidade, tapete e kilim não são a mesma coisa. A diferença entre ambos está na técnica usada para a sua elaboração:

  • Para fazer um tapete, é necessário intercalar diferentes nós nas tramas (tanto verticais quanto horizontais) dos fios.
  • Por outro lado, para fazer um kilim, é preciso apenas alternar tramas de fios horizontais com tramas de fios verticais. De fato, é dessa forma que se denomina a técnica em si que é utilizada para trabalhar esse tipo de tecido.

Estamos falando de tapetes artesanais, feitos à mão, o que aumenta o seu valor. Como dissemos, eles não têm pelos. Quanto à sua decoração, são muito comuns os motivos geométricos, como por exemplo triângulos ou losangos. Eles podem estar invertidos. Em alguns casos, vemos bordas decorativas ao redor de todo o perímetro do tapete.

São tapetes muito coloridos, ainda que, se você prestar atenção, verá que as cores (obtidas com produtos naturais), nunca ficam mescladas.

Com quais estilos eles podem combinar?

Obviamente, eles podem ficar ótimos em uma casa decorada com estilo étnico, neste caso árabe, asiático. Se você é uma pessoa que viaja muito, então você deve saber que muitas pessoas adquirem tapetes kilim quando viajam por países árabes, por exemplo. Portanto, se você escolher outros complementos (almofadas, recipientes, etc.) desse mesmo estilo, o espaço ficará muito equilibrado.

casa decorada com estilo étnicoEstilo kilim / pacoescriva.com

Outra opção é usar tapetes kilim para decorar com estilo nórdico. Pense neste tipo de espaço: muita luz, cores claras, materiais e fibras naturais, madeira à vista… Um kilim poderá dar um toque original, você só terá que prestar atenção para não misturar estampas. Se você for um adepto do “menos é mais”, recomendamos que você estude a possibilidade de misturar minimalismo e estilo nórdico.

Você também poderá considerar colocar um tapete desse tipo em um espaço decorado com estilo boêmio. Eles geralmente são espaços muito coloridos, alegres. Você poderá colocar pufes ou almofadas no chão, sobre o tapete. Se além disso, colocar uma mesinha de centro, terá um cantinho perfeito.

Com uma boa combinação de móveis e acessórios, o estilo industrial também é adequado para os tapetes kilim. Não são poucos os lofts onde podemos ver um grande tapete kilim na área destinada para o quarto ou para a sala de estar.

Além disso, tenha em mente que eles também podem ser usados para decorar as paredes, como se fossem uma tapeçaria. Para isso, o melhor é que as paredes sejam brancas ou então que estejam pintadas com uma cor clara.

Onde comprá-los?

Sobretudo nos seus países de origem, em alguma viagem. Entretanto, eles sempre podem ser encontrados em lojas de antiguidades. Mas existem outras lojas onde eles podem ser encontrados.

dar um toque de cor ao ambienteKilim / pacoescriva.com

Um exemplo é a IKEA: na sua seção de tapetes orientais, você poderá encontrar alguns exemplares. Os tapetes de dimensões maiores podem custar entre 300 e 400 euros.

O mesmo vale para a Maisons du Monde: nas suas lojas, encontramos um tapete de lã multicolorido com padrões geométricos. E, além disso, há móveis que apresentam esse padrão, o que dará um toque muito original ao ambiente. Como exemplo disso, encontramos duas cadeiras e uma poltrona. Elas ficarão ótimas em espaços com uma decoração étnica.

Com os tapetes kilim, você poderá dar aos seus espaços um toque de cor, de vivacidade. Além disso, são muito versáteis: lembre-se de que eles podem ser colocados tanto no chão quanto nas paredes.