Tipos de quadros pictóricos para decorar a sua casa

15 de abril de 2020
Utilize quadros para decorar a sua casa e faça com que as paredes transmitam arte, sem perder a função decorativa.

Ao longo da história, as obras de arte têm sido usadas como decoração dos ambientes, principalmente nos lares das elites sociais.  Hoje, veremos como você pode aplicar o mesmo recurso e usar quadros pictóricos para decorar a sua casa.

A pintura é uma arte, cuja expressão estética demonstra um gosto refinado por um conteúdo específico. Isso pode ser refletido através do óleo, do acrílico, da aquarela, do lápis de cera, etc.

Por que usar a pintura como meio decorativo?

Nos locais de exposição, os quadros ficam pendurados na parede. A principal pretensão é atrair os olhos do público e fazer com que as pessoas desfrutem da sua estética.

Nesse caso, eles cumprem um propósito decorativo? Obviamente, já que eles decoram o lugar, além de não permitirem que nenhum outro objeto desvie a atenção.

Dentro de uma casa, a função dos quadros pictóricos será, junto com o mobiliário e com outros elementos, decorativa.

Enquanto alguns objetos se encontram sobre bancadas, mesas ou prateleiras, uma pintura é exposta na parede, na altura dos olhos das pessoas. Por isso, embeleze o lugar e atraia a atenção de todos.

Onde devo colocar os quadros?

Qualquer parte da casa pode ser ideal para colocar uma pintura. No entanto, dependendo da técnica, pode ficar melhor em um lugar ou outro, levando em conta também o tamanho da obra.

  • Hall de entrada: óleo e acrílico, use dimensões amplas para gerar maior impacto.
  • Sala de estar: o espaço perfeito para colocar vários quadros. As técnicas de óleo, acrílico e aquarela são as mais apropriadas.
  • Corredor: óleo, acrílico e aquarela; esta última deve ser de tamanho reduzido.
  • Quarto: o mesmo caso da sala de estar.
  • Cozinha: óleo e acrílico.
  • Banheiro: óleo e acrílico; também podemos colocar os quadros de ponto cruz.
Quadros para decorar a sua casa

Estilos de pintura

Em primeiro lugar, devemos evitar que um cômodo se torne um salão de exposição. Cada pintura deve ser um complemento e não atrair atenção demais. Isso porque não queremos tirar o protagonismo dos outros elementos decorativos.

Como podemos fazer com que a pintura se torne mais atraente e se encaixe no espaço? Neste caso, o estilo é o meio para ajudar a decoração geral.

Quais são os estilos mais característicos para uma casa? As nossas recomendações são as seguintes:

  • Impressionismo: a sua técnica gera complacência e gosto por parte do espectador. Além disso, ajuda na decoração e cria o positivismo que essa temática carrega.
  • Contemporâneo: para as casas mais modernas, minimalistas ou estilo urban style. Esse estilo é ideal para as pessoas mais alternativas e ousadas.
  • Paisagismo: representação de paisagens; é melhor evitar o realismo e procurar uma técnica mais indefinida, parecida com o impressionismo.
  • Natureza-morta: um recurso amplamente utilizado durante o século XX nas casas. Esse tipo de quadro traz um ar campestre e atemporal.
Quadros para decorar a sua casa

Escolha das molduras

Além da tela onde a pintura é representada, outro elemento que precisamos considerar é a moldura. Ela não pode ser escolhida de forma aleatória. Por isso, é importante que haja harmonia com o conjunto.

O modelo mais usado é a moldura de madeira lisa, contanto que tenha uma tonalidade escura e não muito clara. Ela se encaixa perfeitamente com qualquer estilo.

Dependendo do desenho, caso a nossa casa tenha um estilo galante, com uma decoração rococó, podemos usar as molduras douradas, com ornamentos ou rocalhas.

Para uma casa minimalista, o indicado é o uso de linhas retas e de cores escuras para ajudar a realçar a pintura.  Entretanto, geralmente elas são usadas para emoldurar pinturas do gênero contemporâneo.

É indicado usar molduras prateadas? Em muitas ocasiões, elas são utilizadas em fotografias, mas em pinturas, é melhor evitar esse tipo de moldura.

Uma tendência que está em moda atualmente é deixar a tela sem moldura, já que isso traz um ar de despreocupação e cria uma atmosfera não tão carregada.

Quadros pictóricos: temáticas

Os temas que mais combinam com a nossa casa são os seguintes:

  • Paisagens: especialmente para a sala de estar.
  • Pôr do sol: ofereça luminosidade, cor e atração visual. Muito recomendado para quartos.
  • Natureza-morta: em salas de estar e cozinhas.
  • Abstrato: para casas modernas ou minimalistas. Combinam muito bem com as salas de estar, quartos e corredores.
  • Contemporâneo: perfeito para todos os tipos de casas, especialmente para as mais modernas. Combina muito bem com as salas de estar e os quartos.
Decoração sala de estar

Conclusão

Ao longo da história, a pintura foi usada para agradar os nossos olhos. Sendo assim, use esse recurso decorativo para a sua casa e decore os diferentes cômodos com quadros cheios de cor.

Sem dúvida, a decoração não deve estar apenas sobre os móveis, mas também pendurada nas paredes.