Todas as chaves do estilo arquitetônico mediterrâneo

23 de março de 2020
Você sonha com uma vila italiana no Mediterrâneo? Então esse estilo arquitetônico é para você. Vamos conhecer como são essas casas maravilhosas.

Hoje vamos falar de um estilo que fascina os amantes do luxo e da arquitetura histórica. O estilo arquitetônico mediterrâneo nos lembra das espetaculares vilas à beira-mar e das férias cheias de glamour.

O que torna esse estilo tão especial e único é a possibilidade de desfrutar dessa sensação de vida costeira e descontraída em qualquer época do ano. O estilo arquitetônico mediterrâneo se tornou popular nos Estados Unidos na década de 1920.

Transformar a imagem das grandes estrelas de Hollywood descansando em suas vilas mediterrâneas em algo próprio foi o que motivou muitas pessoas a construir casas em estilo mediterrâneo. A suas influências são espanholas, italianas e gregas.

O material básico de construção é o estuque, por isso elas são mais populares em climas quentes. As suas paredes exteriores exibem maravilhosos tons de branco ou marrom, os seus telhados são cobertos por belas telhas vermelhas e as suas portas e janelas são arqueadas.

Características

Todas as chaves do estilo arquitetônico mediterrâneo

Esse estilo possui elementos decorativos que o diferenciam claramente. As suas portas são grandes, pesadas e imponentes. Possui numerosos elementos de ferro forjado e azulejos coloridos que lhe conferem um caráter único.

São casas com importantes espaços ao ar livre, incluindo grandes e magníficos pátios internos. Este é um dos seus recursos mais relevantes. Em vez de espaços exteriores à frente ou atrás, essas casas têm pátios internos cheios de vegetação exuberante e belas fontes.

Essas casas parecem ter sido tiradas de um filme antigo, mas têm todo o conforto das construções modernas. O que torna o estilo arquitetônico mediterrâneo particularmente atraente é o seu desejo de cobrir as áreas práticas da casa com uma pátina histórica.

Assim, as velhas portas das garagens lhes dão uma aparência de garagens luxuosas. Dessa forma, a vida moderna é adaptada à estética do restante da casa. As janelas são cobertas com belas grades de ferro forjado, perfeitas para o estilo mediterrâneo.

Um pouco de história

Todas as chaves do estilo arquitetônico mediterrâneo

Vila mediterrânea / mxcity.mx

As casas do estilo arquitetônico mediterrâneo, assim como as conhecemos atualmente, são inspiradas no estilo do Renascimento mediterrâneo. Ele se tornou extremamente popular na segunda década do século XX, principalmente em hotéis e resorts costeiros.

Mais tarde, arquitetos como Addison Mizner ou Bertram Goodhue experimentaram o estilo mediterrâneo na construção de casas residenciais nos estados da Flórida e da Califórnia. Era um luxo poder levar o glamour das vilas mediterrâneas para o Oceano Pacífico.

Tipos de casas de estilo arquitetônico mediterrâneo

Dentro deste estilo, podemos diferenciar três tipos de construção baseados nas diferentes culturas mediterrâneas, de onde elas tiram a sua expressão. Os estilos mais clássicos são: o espanhol, o italiano e o que é conhecido como estilo arquitetônico mediterrâneo moderno. Veremos todos eles.

Estilo mediterrâneo italiano

Todas as chaves do estilo arquitetônico mediterrâneo

Casa mediterrânea italiana / mxcity.mx

Essa tendência utiliza a estética das casas do Renascimento italiano e das suas construções do século XVI. Detalhes arquitetônicos, como colunas e arcos arredondados, a sua importante escala e tamanho e sua ornamentação ostentosa são os elementos que diferenciam esse tipo de casa mediterrânea.

Estilo arquitetônico mediterrâneo espanhol

Todas as chaves do estilo arquitetônico mediterrâneo

Casa mediterrânea espanhola / mxcity.mx

As casas deste estilo são fortemente influenciadas pela arquitetura que os colonos espanhóis trouxeram para a América no século XVI. É, talvez, o estilo mais popular nas áreas mais privilegiadas das costas da Flórida e da Califórnia.

As casas do Renascimento espanhol são um pouco mais austeras, as suas linhas são puras e limpas e os seus telhados são um pouco mais baixos. Todos esses elementos aparecem em construções mais robustas e menos ostentosas.

O estilo mediterrâneo moderno

Interior mediterrâneo moderno / mxcity.mx

Esta tendência pode seguir tanto a linha do estilo espanhol quanto do italiano. Sua principal característica é a de que ela entende esse estilo como um resort residencial. Ela empresta os detalhes estéticos dos dois estilos mais tradicionais anteriores e adiciona todas as comodidades do estilo contemporâneo.   

Difere dos estilos mais clássicos, uma vez que os seus planos são de plantas abertas, com cozinhas espaçosas, concentrando a sua atenção e dando grande importância aos espaços ao ar livre, tanto em exteriores quanto nos maravilhosos pátios internos.

Os detalhes do estilo mediterrâneo

Casa mediterrâneas

Casa mediterrânea / mxcity.mx

Os detalhes exteriores desse estilo arquitetônico são as fachadas extensas e simétricas e os telhados baixos de telhas. As portas e janelas são arqueadas e possuem grades de ferro forjado, assim como as suas varandas.

As características dos interiores das casas mediterrâneas também definem o estilo. São casas de um ou dois andares, sendo a planta retangular. O design dessas casas permite que a brisa flua através delas, e fazem uso intensivo da madeira nos interiores.