Cozinha aberta ou fechada: prós e contras de cada uma

· 3 de janeiro de 2019
Se você está em dúvida entre uma cozinha aberta ou fechada, vamos facilitar sua escolha falando sobre as vantagens e desvantagens de cada uma.

É uma das reformas mais solicitadas e a que causa mais polêmica. Decidir se deixamos a cozinha aberta ou fechada nem sempre é fácil, já que ambas as opções têm seus prós e contras.

Nos propomos a ajudá-lo neste dilema e, neste artigo, mostraremos as vantagens e as desvantagens de cada uma das alternativas. Dessa forma, será mais fácil decidir qual delas melhor se adéqua às suas necessidades.

Cozinhas abertas

É essencial unificar com o restante da casa e que não tenha um visual que fuja do tom da decoração ou do estilo. Por isso você deve harmonizar os espaços através das cores, dos pisos e dos materiais.

Prós das cozinhas abertas

Elas nos dão uma sensação de amplitude. Os espaços sem paredes divisórias são ideais para casas pequenas. Quando pensamos em cozinha aberta ou fechada, devemos ter em mente que, embora sejam perfeitas para qualquer tipo de habitação, se for uma residência pequena é uma opção muito recomendável, já que você vai ganhar espaço.

 

Dicas para escolher entre cozinha aberta ou fechada

Abrir a cozinha nos proporcionará mais luminosidade. A luz corre mais livremente quando você remove as paredes. Por isso, é uma boa opção para iluminar cozinhas interiores e sem luz natural.

Isso faz com que as tarefas relacionadas à comida sejam realizadas com mais fluidez. Colocar e tirar a mesa, servir, será muito mais fácil… A cozinha aberta facilita a movimentação.

Promove a vida em comunidade. Uma cozinha aberta é perfeita para que a família participe das tarefas, para manter uma interação enquanto o outro cozinha e para não perder nada da conversa na sobremesa enquanto prepara o café.

Contras das cozinhas abertas

Os odores são um dos principais ‘mas’ que encontramos para este tipo de espaço. Embora não se trate de algo que não possa ser resolvido com um bom exaustor, por exemplo. Você pode optar por um modelo decorativo ou ocultá-lo em um armário. No entanto, também existem alguns modelos muito práticos que ficam sobre as bancadas. Preste atenção ao escolher para que o modelo seja silencioso, você não vai querer ouvir o exaustor enquanto assiste as suas séries, não é mesmo?

O problema é a desordem no espaço. Este tipo de cozinha o obrigará a ter tudo muito bem organizado e os pratos sempre guardados. Se você pensar bem, pode transformar essa desvantagem em um desafio. Dessa forma, você se  tornará a pessoa organizada que sempre quis ser.

Considerações a se ter em mente antes de escolher uma cozinha aberta ou fechada

Cozinhas fechadas

As pessoas mais tradicionalistas preferem as cozinhas fechadas, claro. Quando se trata de escolher uma cozinha aberta ou fechada, pensam que cada espaço deve ser composto de 4 paredes e uma porta, e eles têm razão. As vantagens para este tipo de cozinha são muitas.

Prós das cozinhas fechadas

Maior independência. Aqui tudo fica oculto, por isso, não é necessário que a cozinha tenha o mesmo nível estético do restante da casa. Você poderá variar os materiais e as cores, sem que a decoração da casa fique comprometida.

Nos proporcionam mais versatilidade quando se trata de trabalhar. É claro que a organização é essencial, mas todos nós sabemos que, quando estamos cozinhando, nem sempre é fácil manter tudo assim. O ponto positivo das cozinhas fechadas é que você pode deixar a cozinha desarrumada, fechar a porta e fingir que nada aconteceu… Pelo menos por alguns minutos.

Os odores e a fumaça não serão mais um problema. Tudo fica entre essas paredes e o restante da casa não terá que sofrer quando você assar a couve-flor ou queimar a frigideira com óleo.

Outro ponto a se levar em conta são os eletrodomésticos, não é necessário que sejam tão bonitos ou que fiquem ocultos, afinal é um espaço que pode ficar isolado.

 

 

Qual escolher entre cozinha aberta ou fechada?

Contras das cozinhas fechadas

Muitas vezes podem anular espaços que seriam muito úteis. Isso torna os espaços muito rígidos e não dá a possibilidade de mexer na distribuição.

Mantém a pessoa encarregada de cozinhar ou limpar isolada do restante da vida familiar. Por isso, às vezes ficamos com preguiça de lavar a louça, porque o jantar está tão divertido que não queremos perder nada.

Cozinha aberta ou fechada

Escolher uma cozinha aberta ou fechada vai além de decidir se queremos tirar uma parede ou não. Você deve levar em conta o seu estilo de vida e como organiza a vida em família. Com tudo isso que dissemos, você estaria disposto a fazer uma mudança tão radical na sua casa?