Tudo sobre as colchas de crochê

· 10 de novembro de 2018

Quem disse que o crochê é algo antiquado? As colchas de crochê são um exemplo claro de que as modas retornam. Este tipo de colcha oferece uma infinidade de possibilidades e podemos encontrá-las em vários estilos. Além disso, são perfeitas para dar um novo aspecto ao nosso quarto, que graças a estas colchas terá uma aparência renovada.

Os produtos feitos à mão estão sendo cada vez mais valorizados e desejados. Por isso, no artigo de hoje daremos algumas dicas de como usar colchas de crochê na nossa decoração.

Vantagens das colchas de crochê

As colchas de crochê possuem muitas vantagens que devemos levar em conta se quisermos fazer ou comprar uma:

  • São resistentes e, ao contrário de outros tecidos, não se desgastam ou perdem a forma. Isso torna a sua vida útil muito longa e não apresentam uma aparência antiga e descuidada com pouco tempo de uso.
  • Podemos encontrá-las em um número infinito de designs. Certamente haverá uma que se adapta perfeitamente ao nosso quarto e aos nossos gostos. Desde as mais clássicas até as mais finas, mais grossas ou em uma grande variedade de cores.
  • São fáceis de lavar; não é preciso um cuidado especial com elas. Não é preciso lavar sempre, pois se mantêm limpas com o passar do tempo.
  • Perfeitas para os quartos das crianças, pela sua resistência, variedade de designs e facilidade de limpeza. Todos nós sabemos que as crianças gostam de pular na cama e brincar. Dessa forma, as colchas de crochê são uma boa escolha.colchas de crochê

E por que não fazer você mesmo?

Se você gosta de artesanato, por que não faz a sua própria colcha? Por que enlouquecer procurando a colcha perfeita se poderá fazê-la você mesmo? Só é preciso um pouco de paciência e comprar o material certo.

Na Internet, podemos encontrar vários tutoriais e padrões que nos ajudam a fazer nossa própria colcha. Existem desde um nível básico para que não conhece nada de crochê até para pessoas mais experientes. Então, a dificuldade não é desculpa para não nos animarmos a fazer uma colcha.

Poderemos fazer uma divertida colcha feita por partes de diferentes cores. Ficará ótimo no quarto das crianças. Ou então, uma opção mais clássica: uma bela colcha branca feita com um ponto diferenciado.

Se o que nos falta é inspiração, podemos uma olhada no Pinterest e encontraremos opções atraentes para nós mesmos fazermos.

colchas de crochê

Heranças de família

Também poderemos dar uma segunda vida para a colcha de crochê da nossa mãe ou avó. Certamente, temos algumas guardadas no armário ou em uma caixa. É uma pena que não valorizemos tanto esses pequenos tesouros familiares.

Busque nas recordações dos seus antepassados ​​ou na casa dos seus avós. Certamente, você encontrará uma colcha de crochê, já que o seu uso era muito comum há algumas décadas.

Além disso, é uma memória preciosa da nossa família, por isso também terá um importante valor simbólico no nosso quarto.

Mais utilidades

A principal função das colchas de crochê é enfeitar as camas, mas podemos usá-las em outros lugares da casa. Podemos colocá-las sobre as cadeiras, nas poltronas, nos sofás para protegê-los, ou, simplesmente tê-las dobradas ao lado deles para nos cobrirmos quando faz frio.

Outra opção é fazer capas de crochê para as almofadas da nossa cama ou sofá. É uma ideia muito original; você poderá combiná-las com a colcha ou a manta.

capas de crochê-colchas de crochê

Também poderemos utilizar peças de crochê menores feitas por nós mesmos para revestir os utensílios que temos. Ou simplesmente para colocar em cima da mesa como protetor para que não risque.

No passado, as peças de crochê eram muito utilizadas no banheiro, cobrindo o papel higiênico ou como uma capa para a tampa do vaso sanitário. Certamente você se lembra da casa dos seus avós ou pais. Isto também está voltando a moda. Tudo depende do seu gosto pessoal.

As colchas de crochê trazem muito estilo para a decoração da sua casa. Seja estendida sobre a cama, finalizando a cobertura dos lençóis e edredons, seja no sofá acompanhadas de belas almofadas para deixar o ambiente ainda mais aconchegante.

Escolha a peça que você mais gosta e se arrisque. Faça você mesmo, com certeza ficará ótimo!