3 ideias para decorar sua cama e fazê-la parecer sempre perfeita

2 de novembro de 2018
Uma cama bem decorada e apresentada poderá fazer com que o seu quarto seja visto de uma forma completamente diferente.

Como decorar sua cama para que ela seja a grande protagonista do seu quarto? Ela é o elemento através qual se distribui a decoração de um quarto. Uma cama bem decorada e bem apresentada poderá fazer com que o seu quarto pareça de uma forma totalmente diferente. E mais ainda nos quartos pequenos, onde a cama é quase o único móvel.

No Pinterest, Tumblr ou Instagram, vemos muitos quartos com camas perfeitamente colocadas. E claro, sentimos que a nossa não está da mesma forma. Mas não se preocupe. No post de hoje, daremos algumas dicas para que sua cama esteja sempre perfeita. Quem sabe, talvez seja a sua que veremos nos sites de decoração amanhã.

1. Almofadas por todos os lados

As almofadas são, por excelência, complementos para uma cama. Trazem elegância e delicadeza, dependendo do que queiramos transmitir com a nossa decoração. Mas, como podemos colocá-las para que fiquem sempre bem? Há muitas formas para colocá-las, que se adaptam a todos os gostos. A seguir, mostraremos algumas regras básicas na hora de posicioná-las.

  • Na primeira fila, podemos colocar verticalmente os travesseiros que usamos para dormir. Eles servirão de apoio para o restante das almofadas, e darão uma sensação de ir do menor para o maior volume.
  • Na segunda fila, colocaremos duas ou três almofadas com um tamanho maior. Podem ser quadradas ou retangulares.
  • Na terceira fila, podemos colocar almofadas que tenham forma retangular, como as duas do início, ou duas almofadas pequenas, separadas entre si.
  • Por último, na quarta fila, ficará aquela que você acha que poderá brilhar na cama, já que será a que veremos primeiro.

Na hora de colocar almofadas, não existe uma regra que não possa ser quebrada. O importante é posicioná-las da maneira mais cômoda para você. No entanto, para gerar um efeito visual de mais amplitude, é recomendável que as almofadas menores fiquem na frente.

Sobre o número de almofadas, dependerá do tamanho da sua cama. Se for pequena, não recomendamos que você coloque muitas almofadas, já que poderá parecer menor ainda. Neste caso, duas são suficientes. Mas, isso depende do gosto pessoal de cada um. Fácil, não é mesmo?

cabeceira da cama

2. Os lençóis e as colchas ou edredons são a chave

É importante escolher os tecidos adequados de acordo com a estação do ano. A grossura do tecido não será a mesma se estivermos no verão ou inverno.

Para as casas localizadas em lugares mais frios, a melhor opção é colocar edredons para decorar a sua cama. Podemos encontrá-los de todos os tipos e modelos imagináveis. Há muitas lojas onde você poderá encontrar o edredom adequado: mais escuros, mais claros, combinando cores, com estampas…

Também poderemos optar por colchas ao invés de edredons. Por exemplo, as do tipo Bouti (matelassê), que na última temporada foram uma tendência muito bem aceita.

colcha para cama

Acerte na cor

O que sempre devemos levar em conta na hora de escolher a colcha ou  edredom é que haja uma harmonia estética com o restante dos elementos que decoram a cama e o quarto em geral. Não podemos sobrecarregá-lo demais, já que isso trará o efeito contrário ao desejado.

Por isso, tente ficar longe das cores mais chamativas e vibrantes. Se você não sabe como combiná-las, não se arrisque. Esse tipo de cores reduz visualmente o espaço. Por isso é melhor escolher tons claros que ajudam a ampliar os ambientes.

Se você quer um quarto mais acolhedor, escolha cores como o branco, bege ou azul-claro. Elas ficam muito bem se o quarto tiver detalhes em madeira. Se, ao contrário, você quer um toque mais moderno e vanguardista, escolha tons mais acinzentados ou azulados.

Por último, há um truque que fará com que a roupa de cama pareça sempre bonita e limpa. Sempre passe os lençóis e as colchas. Há pessoas que têm preguiça de passar porque depois eles amassam. Mas, ter uma cama com os lençóis e colchas sem rugas a deixará mais elegante. Obviamente, nem sempre é necessário passar. Mas, quando você tiver visita ou quando fizer uma faxina, é muito recomendável. Além disso, você poderá colocar umas gotas do seu perfume favorito. Será algo a mais que fará com que você não queira sair da cama.

cobertor nórdico

3. Coloque plaids para decorar sua cama

Uma boa ideia para que sua cama seja como uma dessas que aparecem no Tumblr é colocar plaids. Para os que não conhecem são pequenas mantas que são colocadas nos pés da cama. Em geral, são suaves e pequenas para que não aumentem o tamanho da cama e combinem com o restante do quarto. Podem ser colocadas tanto nas estações frias para trazer calor ao ambiente, como no verão.

Você poderá colocá-la estirada sobre os pés da cama. Isso dará um estilo mais formal. No entanto, se você gosta dos ambientes mais casuais e informais, uma boa opção é colocá-la deixando-a cair ligeiramente.

Quanto a sua utilidade, você poderá usar como um acessório a mais ou como uma manta nos dias mais frios. No mercado, você poderá encontrar uma grande variedade deste acessório. De algodão, de lã, de pelo… De todos os tipos!

Sem dúvida, as plaids são uma forma muito fácil e econômica de mudar completamente a estética de um quarto e ter um ambiente mais relaxado e acolhedor na hora de decorar a sua cama.

roupa de cama

Fazer e desfazer a cama todos os dias não pode ser uma desculpa para não a decorar de uma forma bonita. É importante dedicar um tempo para deixá-la perfeita. Dê um toque pessoal e original à sua cama.