Quando usar uma decoração com tons de cinza?

· 28 de julho de 2018
A decoração com tons de cinza se tornou uma tendência. Você gostaria de decorar a sua casa com tons de cinza? Aqui estão algumas dicas e pontos fundamentais.

Nos últimos anos e com o surgimento de certos estilos decorativos, por exemplo, o nórdico, a decoração com tons de cinza se tornou uma tendência.

Culturalmente, consideramos a cor cinza como uma cor triste e que transmite solidão. No entanto, o cinza tem muito mais a nos oferecer. Na cultura oriental, essa cor é considerada um símbolo de serenidade e sabedoria.

Evidentemente, devemos ter cuidado ao decorar com cores controversas para não cair em excesso. Lembre-se de que todos os extremos são ruins e não queremos ficar deprimidos quando entrarmos em uma sala decorada com cinza.

No artigo de hoje, falaremos sobre como usar de forma adequada os tons de cinza na decoração.

O cinza

O cinza é considerado uma cor neutra já que se encontra entre o branco e o preto. Além disso, é uma cor de aparência fria que, no entanto, fornece muito calor, equilíbrio e sofisticação. Tudo isso sabendo como combiná-lo, é claro.

O melhor do cinza, e uma das principais razões por que se tornou uma tendência, é que, por ser uma cor neutra pode ser combinado com uma ampla gama de cores.

decoração em tom de cinza

Como se isso não bastasse, o cinza possui uma ampla gama de tons cromáticos:

  • Cinza pérola
  • Cinza rosado
  • Cinza linho
  • Cinza taupe
  • Antracite

Onde e quando usar uma decoração com tons de cinza?

Em primeiro lugar, devemos mudar a nossa mentalidade. O cinza não é uma cor triste e nem mesmo uma cor que esbanje alegria; as coisas são como são. Se trata simplesmente de uma cor neutra que pode se tornar a nossa melhor aliada.

Precisamos conhecer todas as propriedades ou características do cinza para sabermos exatamente onde podemos incluí-lo na nossa decoração.

Também devemos levar em conta as diferentes tonalidades de cinza para combiná-las com outras cores de forma harmônica.

Por exemplo, o cinza em qualquer uma das suas tonalidades não fica bem com cores muito escuras, como azul-escuro ou verde-garrafa.

Se o combinarmos dessa forma, escureceremos muito o ambiente e, além disso, não deixaremos a beleza dessas cores se destacarem.

Decoração com tons de cinza para os quartos

Sim, você leu corretamente: quartos cinzas!

Os tons de cinza são ótimos para os quartos ou para os ambientes em que o nosso objetivo seja criar espaços relaxantes e adequados para o descanso.

quarto em tom de cinza

Em quartos infantis ou de bebês, tornou-se uma tendência a decoração com tons de cinza combinados com azul turquesa ou verde menta. O tom de cinza é um cinza pérola ou cinza rosado. A cor dos móveis também é importante.

Se você quer um espaço sereno, aposte em móveis brancos e, se quiser um espaço mais quente, introduza algum móvel como uma cadeira de balanço ou um aparador de madeira marrom.

Salas de estar cinzas

O cinza também é uma cor que podemos ver de maneira predominante na sala de estar. Nesse caso, recomendamos que você aposte em tons claros e combine-os com tons pastéis.

Por exemplo, uma combinação em tendência para a sala é:

  • Paredes cinza antracite
  • Sofá cinza claro.
  • Acessórios em tons pastéis (rosa, verde, azul, etc.)
  • Para quebrar a dinâmica cromática, coloque um aparador ou uma poltrona de couro marrom.

Se as paredes cinzas são demais para você, não há problema, o branco também ficará ótimo. O cinza claro na sala fornece luminosidade sem chegar a ofuscar, como pode acontecer com o branco. Os elementos em tons pastéis fornecem calor e equilíbrio.

exemplo de decoração em tom de cinza

Por último, o elemento marrom é totalmente opcional, mas faz com que o ambiente fique mais acolhedor.

No escritório, o cinza também faz sucesso

Se você quer um escritório que transmita boa energia e um ambiente agradável para passar longas horas trabalhando, recomendamos uma decoração com tons de cinza combinando com cores chamativas como vermelho, amarelo ou fúcsia.

Dessa forma, você terá um ambiente equilibrado, um bom lugar para trabalhar e realizar todas as suas tarefas.

Conclusão

Obviamente, estes não são os únicos ambientes que podemos decorar com os tons de cinza.

As cozinhas também se renderam ao encanto do cinza e, é cada vez mais comum, encontrarmos cozinhas sofisticadas decoradas em tons de cinza.

Finalmente, as tendências que mais repercutem atualmente são:

  • Piso cinza: seja de parquet ou microcimento.
  • Paredes cinzas: se forem escuras trarão muita elegância e sofisticação ao ambiente.