Como escolher o estilo de decoração ideal para o quarto?

25 de julho de 2018
Pode-se dizer que o quarto é a parte da casa onde vemos mais representada a nossa personalidade, nosso jeito de ser. Portanto, é muito importante encontrar o estilo decorativo que melhor se adapte aos nossos gostos, características e necessidades.

Antes de tudo, para escolher o estilo de decoração ideal para o quarto, devo considerar como é a minha personalidade. Com base nisso, escolheremos um estilo ou outro.

Sem dúvida, escolher um único estilo significa uma dor de cabeça terrível. Muitas vezes gostamos de coisas tão diferentes que o resultado final é um autêntico pot-pourri. É por isso que somos sempre forçados a deixar de fora algumas coisas.

Quando você começa a refletir sobre que estilo escolher, pode fazer uma lista com tudo o que você gosta, para ver se está tudo no mesmo estilo decorativo.

Embora isso nem sempre seja verdade, os estilos estão um pouco associados à nossa personalidade. Você pode tentar fazer combinações entre estilos, obviamente será melhor se eles forem parecidos.

É muito importante dar um toque pessoal ao nosso quarto, é a única maneira de nos sentirmos realmente em casa.

Para criar essas combinações você pode buscar inspiração em catálogos (tanto impressos como online), sites de lojas de decoração e usar aplicativos para visualizar melhor o resultado final.

A seguir, deixaremos vários estilos juntamente com os tipos de personalidades com as quais vemos mais semelhanças. Obviamente isto não é algo que se encaixe em todos os casos, mas sempre funciona bem como um guia.

Você é uma pessoa extrovertida?

Se a resposta for sim, com certeza você adora misturar muitas cores e até estilos. O seu quarto será um espaço animado, alegre, despreocupado, dinâmico e colorido.

Para isso, podem haver alguns estilos em que você possa se inspirar, como o estilo boêmio, o hippie ou estilos mais contemporâneos, como o pop. Lembre-se de que você pode combiná-los com um pouco de critério e bom gosto.

Se você optar pelo estilo boêmio ou hippie, é importante brincar com tecidos: em tapetes, cortinas, almofadas… Você também pode colocar uma guirlanda de luzes.

Quanto ao estilo pop, não esqueça as estampas gráficas e o plástico como material principal. Você pode se inspirar no mundo dos quadrinhos ou da publicidade.

estilo de decoração ideal para o quarto

Para viajantes e aventureiros

Além de pendurar na parede as típicas fotos de todas as suas viagens, você verá que há muitas outras maneiras de capturar o seu espírito de viajante. Ou você também pode decorar com mapas, em qualquer formato. Por exemplo, pode colocar um mapa-múndi e sinalizar com tachinhas todos os lugares que você visitou.

Por outro lado, você pode sempre optar pela decoração étnica. Nesta tendência, cada objeto, tecido ou peça de mobiliário deve fazer parte do artesanato característico de algum lugar. O mais importante é essa mistura de culturas. Assim, você terá ambientes muito bonitos e coloridos. Elementos naturais são a verdadeira essência deste tipo de decoração.

Outra opção é o estilo eclético, onde diferentes objetos e móveis são misturados. Você deve reunir várias tendências no mesmo espaço, sem que o resultado final seja caótico.

Finalmente, se você quiser dar um caráter mais exótico, é essencial colocar estátuas de deuses hindus, baús, fibras naturais, luminárias de vidro de muitas cores, motivos de animais, vários tecidos… assim como muitas plantas.

estilo de decoração ideal para o quarto

Elegância acima de tudo

Neste caso, o que você está procurando é um quarto sofisticado, elegante e simétrico. Para isso, uma opção é o estilo clássico. Aconselhamos a utilização de tecidos pesados, refinados e que a madeira seja o principal material utilizado. Você também pode considerar o uso de papéis de parede e dar destaque aos detalhes florais.

Uma variante do estilo clássico é o estilo colonial. Nele, é indispensável decorar com objetos como candelabros, baús ou lâmpadas de ferro forjado. Para complementar, escolha tecidos e materiais naturais.

O estilo romântico também pode ser uma boa escolha. Nesse caso, padrões florais, móveis estofados ou revestidos, paredes revestidas com papel de parede e cores claras, como os tons pastéis, serão predominantes.

Você também pode se basear no estilo Shabby Chic, que consiste em dar uma aparência clássica e mais moderna a móveis e objetos desgastados e envelhecidos. As cores claras e neutras são básicas, assim como materiais como a madeira e ferro. Frequentemente o mobiliário é tratado com a técnica de decapagem.

estilo de decoração ideal para o quarto

Você é daqueles que fogem dos excessos?

Se você é uma pessoa metódica e organizada, vai querer um quarto simétrico e equilibrado. Você está procurando um lugar para ficar tranquilo.

Por exemplo, você pode se basear nas diretrizes do minimalismo, onde tudo está resumido na seguinte frase: menos é mais. Lembre-se de escolher cores planas e móveis muito simples, com linhas retas. Embora você possa decorar as paredes, é melhor que não seja em excesso.

Outra opção a considerar seria o estilo oriental. O seu quarto transmitirá muita tranquilidade. Além de colocar poucos móveis, eles devem ser pequenos, de preferência feitos com materiais totalmente naturais.

estilo de decoração ideal para o quarto

Para os defensores da tendência natural

Há cada vez mais pessoas preocupadas com a preservação do meio ambiente. Por esse motivo, para ser mais ecológico, muitos tentam ter pequenos cantos verdes dentro de casa, seja na forma de mini jardins ou pequenas hortas.

Relacionado a tudo isso estão aqueles que procuram móveis e objetos feitos com materiais naturais, como madeira, cortiça, lã, vidro ou fibras (bambu, rattan…).

Além disso, você também pode escolher estampas vegetais e colocar plantas de forma decorativa. Elas decoram e ao mesmo tempo trazem muitas vantagens para a nossa saúde.

Portanto, neste tipo de quartos é necessário potencializar a luz natural, escolher cores claras e colocar muitas plantas. Com elas podemos criar diferentes combinações. Se você gosta do estilo nórdico, pode se basear um pouco em suas premissas.

estilo de decoração ideal para o quarto

Conclusão

Esperamos que este breve passeio pelos principais estilos decorativos tenha lhe inspirado. É muito importante levar em conta a idade da pessoa que vai ocupar o quarto e como é o estilo decorativo do restante da casa. Devemos também pensar no espaço disponível, para aproveitá-lo ao máximo, sem criar uma atmosfera sobrecarregada e angustiante. Dessa forma, você acertará ao escolher o estilo decorativo perfeito para o seu quarto.