Uso da alvenaria de pedra na construção
Quando falamos em técnicas de construção para as casas, existem muitas possibilidades e fórmulas. Algumas delas têm uma longa trajetória histórica, mas é preciso fazer uma menção especial a uma das mais relevantes: o uso da alvenaria de pedra na construção.
Essa técnica se configura como uma das mais resistentes à passagem do tempo. Sua solidez e firmeza despertam grande interesse entre os arquitetos e técnicos, pois ajudam a resolver inúmeros inconvenientes na construção.
Do ponto de vista decorativo, ela também tem muito a dizer. Esteticamente, consiste em paredes de grande consistência que, por causa da sua aparência, podem ser aplicadas em diferentes designs de interiores e exteriores, especialmente no jardim.
Como a alvenaria de pedra é trabalhada na construção?
Este tipo de parede está ligado aos sistemas tradicionais de construção. Assim como mencionado acima, essa técnica vem sendo utilizada ao longo da história por ser fácil de trabalhar, além de utilizar materiais baratos e oferecer grande resistência.
O procedimento de construção é feito manualmente; é o que se denomina como alvenaria. É composta, portanto, de pedras e paramentos. Assim, a ideia é erguer uma parede de largura considerável para que ela permaneça em pé e seja capaz de se sustentar e de se elevar tanto quanto necessário.
A pedra é tosca, ou seja, não é trabalhada, oferecendo uma aparência irregular e um pouco mais pobre em comparação com os silhares. Para alcançar a ligação eficaz dos materiais, é preciso usar argamassa, cal e areia. Pode haver adição de cimento para alvenaria.
Uma vez que toda essa união de recursos esteja seca, é obtida uma grande parede adequada para a construção, que pode nos proteger das intempéries; ela não sofre com a umidade e resiste muito bem ao vento e à chuva.
A alvenaria de pedra foi usada por inúmeras civilizações pela sua eficácia e severidade.
Como é utilizada?
Esse recurso arquitetônico pode estar presente em diferentes partes da casa, tanto em ambientes internos quanto externos. Sem dúvida, ele pode nos oferecer uma aparência original e rústica; por isso, o seu uso não tem limites. Vejamos 5 maneiras de utilizar a alvenaria de pedra:
- Como é composta por materiais fortes e resistentes, pode ser utilizada nos muros do jardim. É uma maneira de transmitir um sentido mais rural e improvisado, semelhante aos muros encontrados no campo.
- As adegas geralmente contam com paredes de alvenaria de pedra, já que a pedra e o próprio cimento ajudam a gerar um clima fresco durante o ano todo, protegendo-as tanto das geadas do inverno quanto do forte calor do verão, da mesma maneira que o adobe e os blocos de cânhamo.
- As casas de campo contam com esse sistema de construção, assim como as fazendas ou currais. É bastante comum encontrá-lo nas cidades do interior, inclusive para as paredes dos interiores das casas. No fundo, essa técnica nos ajuda a reduzir custos.
- A alvenaria de pedra pode ser trabalhada não apenas através da aplicação de argamassa, mas também a seco; isto é, através da disposição de pedras sem acrescentar qualquer tipo de material no meio. Por exemplo, para fechar o ambiente externo da casa.
- Para oferecer um sentido muito mais antigo, é possível aplicar o estilo mudéjar, no qual a alvenaria de pedra é combinada com tijolos. No fundo, fica muito bem nas paredes das casas. Pode ser encontrada dessa forma em cidades como Toledo, Espanha.
Design de interiores e alvenaria de pedra na construção
Nem todos os estilos decorativos são adequados para ter esse tipo de parede nos interiores. Alguns estilos, como o clássico, o futurista e o minimalista, vão em outra direção. No entanto, existem outros com os quais ela funciona perfeitamente.
A alvenaria de pedra fica ótima com os estilos rústicos e tradicionais. Tudo o que tenha a ver com o mundo rural estará em sintonia com essa técnica de construção. Dessa forma, as casas de campo são os locais mais adequados para trabalhar com esse tipo de material.
Portanto, poderíamos dizer que o uso da alvenaria de pedra está completamente relacionado ao design de interiores tradicionalista. Ela nos oferece um significado histórico, natural e espontâneo. É considerada uma recuperação do passado para obter uma decoração agreste.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Miller, Judith: El estilo rural: desde interiores elegantes y sencillos hasta casas rústicas, Blume, 2007.