4 opções para as bancadas de cozinha

8 de junho de 2019
Se você está pensando em renovar sua cozinha e visitou lojas de bricolagem e construção, certamente encontrou muitos modelos de bancadas de cozinha.

A escolha do material das bancadas de cozinha é uma das decisões mais importantes que devem ser tomadas ao reformar este ambiente. Escolher um material resistente, durável e que caiba no nosso orçamento, em muitas ocasiões, é uma tarefa complicada.

Além disso, deve-se levar em conta que, por se tratar de um elemento tão visível, também desempenha um papel estético. Para que você não fique confuso e escolha a melhor opção, neste artigo explicaremos quais são as diferentes opções para as bancadas de cozinha.

Certamente, após ler este artigo você encontrará o que melhor se adapta à sua economia e à estética da cozinha. Também mostraremos quais são as vantagens e desvantagens de cada um dos modelos para que depois você não tenha surpresas.

1. Bancadas de cozinha de granito

As bancadas de granitos são umas das mais procuradas, e não é por acaso

As bancadas de granito são umas das mais procuradas, e não é por acaso. Isso porque se trata de um dos materiais mais resistentes do mercado.

Além disso, é importante saber que elas não arranham com o passar do tempo nem perdem o seu brilho característico. Outra de suas qualidades é a resistência contra choques e altas temperaturas.

Em termos de desempenho, as bancadas de granito não apresentam nenhuma desvantagem. O seu único inconveniente é o preço. Existe uma ampla gama de qualidades, mas em geral, elas apresentam um preço elevado. É por isso que, em alguns casos, acaba-se optando por comprar outros tipos de bancadas de cozinha menos resistentes, porém mais econômicas.

Apesar disso, vale a pena investir em uma bancada de cozinha de granito. Isso é especialmente recomendável no caso de você usar a sua cozinha diariamente. Se você está interessado neste modelo de bancada de cozinha, temos mais informações. Conheça todas as vantagens e desvantagens das bancadas de granito.

2. Bancadas de cozinha de madeira

As bancadas de madeira são uma opção quente que combina perfeitamente com a estética rústica

As bancadas de madeira são uma opção que combina perfeitamente com a estética rústica. As fibras da madeira criam um efeito incrível e que proporcionam um toque muito agradável à sua cozinha. Além disso, dependendo do tipo de madeira que você escolher, há uma grande variedade de cores e preços.

Talvez a maior desvantagem das bancadas de madeira seja a sua resistência. Você deve ter cuidado ao colocar recipientes muito quentes ou cortar alimentos. De qualquer forma, se você as utilizar com cuidado, elas não se deteriorarão.

Se você finalmente escolher esta opção, recomendamos que leve em conta as dicas de manutenção de bancadas de madeira. Dessa forma, poderá prolongar a sua vida útil e desfrutá-las por mais tempo.

3. Bancadas de aglomerado

O principal inimigo do aglomerado é a umidade

As bancadas de aglomerado têm uma grande vantagem: o seu preço. Este é o motivo pelo qual estão presentes na maioria das casas. Além disso, elas podem ter uma infinidade de acabamentos; então as opções são muito variadas, existindo para todos os gostos.

O principal inimigo do aglomerado é a umidade. É por isso que você precisa ter um cuidado especial ao limpá-la. Basta umedecer um pano e esfregar suavemente para remover todas as manchas. A mesma atenção vale para as altas temperaturas ou os golpes.

De qualquer forma, como já comentamos sobre as bancadas de madeira, um bom uso garante a durabilidade deste tipo de bancada também.

4. Bancadas de cozinha de silestone

 

Se você optar pelo silestone, pode ficar totalmente tranquilo sobre a segurança ao preparar pratos diferentes

Não poderíamos falar de bancadas de cozinha sem mencionar as bancadas de silestoneEsse tipo de bancada combina estética e resistência em partes iguais.

Elas são fabricadas a partir de quartzo e uma pequena porcentagem de resina. O resultado são bancadas disponíveis em uma ampla gama de cores e resistentes a choques, a arranhões e à altas temperaturas.

Uma das grandes vantagens das bancadas de silestone é a facilidade de limpeza. Além disso, possui propriedades antibacterianas. Portanto, se você escolher esta opção, pode ficar totalmente tranquilo em relação à higiene de sua cozinha e à segurança ao preparar pratos diferentes.

Como não poderia ser de outra maneira, a sua desvantagem é o preço. É normal que uma bancada de quartzo e que ofereça tantos benefícios não seja particularmente econômica. O preço depende do modelo e do acabamento escolhido, mas em geral, custa a partir de 1.200 reais por metro quadrado.