5 dicas para deixar a cozinha com uma aparência natural

2 de janeiro de 2020
Você quer ter uma cozinha com uma aparência natural, mas não sabe como fazer isso? Hoje, daremos 5 dicas para ajudá-lo nessa tarefa.

Ter uma cozinha com uma aparência natural é o desejo de muitas pessoas.  Seguir essa tendência não é difícil, embora certos aspectos devam ser levados em conta.

Com o passar do tempo, o ser humano está se preocupando cada vez mais em levar uma vida simples e respeitar o meio ambiente. Para isso, ele utiliza materiais naturais que foram obtidos de forma ecológica.

A tendência natural para as cozinhas leva em consideração o respeito ao meio ambiente, por isso algumas correntes dessa tendência sugerem o uso de elementos reciclados em, por exemplo, bancadas.

A luz natural é fundamental na tendência natural. Por isso, pretende-se reforçar esse tipo de luz, ao mesmo tempo em que economiza energia elétrica.

No artigo de hoje, daremos 5 dicas para ter uma cozinha com uma aparência natural.

1. Cores claras

Uma cozinha com um aspecto mais natural, sem dúvida alguma, deve apresentar cores claras, como cores principais.

As cores claras estão associadas com a natureza, além de transmitir tranquilidade e luminosidade.

Não se preocupe se para você tudo que é muito claro parece sem graça, porque poderá dar um toque de cor com outros elementos decorativos.

A paleta de cores que se utiliza nas cozinhas de tendência natural são, acima de tudo, o branco, o bege, o gelo ou marfim.

 

2. Muita luminosidade

Uma das premissas da tendência natural é que a luz reine. Contudo, tem que ser a luz natural, na medida do possível.

Então, evite colocar cortinas escuras nas janelas das cozinhas. Ao contrário, instale cortinas muito finas que permitam a passagem da luz.

O uso das cores das quais falamos na seção anterior é fundamental para obter um efeito visual mais luminoso.

luz natural na cozinha

3. Tecidos naturais

Em uma cozinha de tendência natural, os tecidos utilizados são muito importantes.

A tendência natural usa tecidos naturais como o linho, o algodão e até mesmo o vime para, por exemplo, descanso de panelas ou porta-copos.

No entanto, as estampas que mais combinam com essa tendência são os florais modernos, não as estampas de flores pequenas.

toalha colorida

4. Materiais naturais

O uso de materiais naturais é fundamental para ter uma cozinha com uma aparência natural. Portanto, escolha materiais como a madeira em sua forma mais natural, com quase nenhum tratamento para os móveis.

A pedra natural para as pias de cozinha ou revestimentos de parede fica incrível e muito original.

Além disso, o microcimento ou mesmo o mármore são perfeitos para este tipo de cozinha, quer seja para pisos ou bancadas.

O bambu também é um material natural que você poderá acrescentar na forma de elementos de cozinha, como conchas, tigelas, etc.

cozinha com parede de pedra-aparência natural

5. Plantas

O que seria de uma cozinha com uma aparência natural, sem as plantas?

As plantas, com certeza, devem estar presentes em cozinhas com tendência natural. O que é mais natural do que uma planta?

Existem vários tipos que você poderá escolher, tudo depende do seu gosto e de quanto tempo você dispõe para a sua manutenção.

Além disso, as plantas na cozinha transmitem alegria, além de muita naturalidade e o ajudarão a ser mais ágil no preparo da comida.

Elas são ideais para contribuir para um ambiente visualmente mais luminoso e fresco. Agora, você deve considerar que as plantas devem ficar localizadas num lugar estratégico, longe da fumaça. Tome cuidado também com as mudanças bruscas de temperatura.

Nós fizemos uma seleção de algumas das melhores plantas para incluir na sua cozinha:

  • Cactos: eles “se adaptam a qualquer solo e a qualquer espaço e circunstância; e não exigem muitos cuidados.
  • Plantas aromáticas: são perfeitas para ter na cozinha; além de exalar fragrâncias agradáveis, você poderá usá-las para cozinhar. Coentro, salsa, orégano, hortelã ou manjericão são as mais comuns.
  • Suculentas: semelhantes aos cactos, resistem muito bem a qualquer ambiente e não requer muitos cuidados.
  • Aloe vera: é uma boa planta para ter na cozinha. Ela também proporciona um ar selvagem para a cozinha com aspecto natural.
  • Samambaias, Costela-de-Adão, hera-do-diabo: plantas frondosas que precisam de um pouco mais de espaço porque podem crescer muito. Além disso, exigem mais cuidados. Isso porque não podem ficar muito expostas ao sol e precisam ser regadas com frequência. Claro, elas são muito eficazes contra a poluição ambiental.
plantas na cozinha-aparência natural

Conclusão

Como você pode ver, ter uma cozinha com um aspecto natural é simples considerando os elementos descritos anteriormente.

Algo muito importante a se ter em mente é que a tendência natural não é um estilo decorativo em si. Por isso, qualquer estilo de cozinha pode seguir essa tendência.