Dicas para escolher as cortinas ou persianas para a cozinha

· 9 de março de 2019

A cozinha é um dos lugares mais utilizados e compartilhados da casa. É, portanto, um espaço muito importante, no qual a luz desempenha um papel essencial. Para escolher as cortinas ou persianas perfeitas para a cozinha, temos que levar em consideração uma série de aspectos que nos ajudam, entre outras coisas, a ajustar a luz que entra pela janela.

Apresentaremos aqui algumas dicas para decorar as janelas da sua cozinha.

Dicas antes da escolha: cortinas ou persianas para a cozinha?

É importante lembrar que os tecidos das cortinas de cozinha devem permitir a lavagem habitual e também ter um sistema de fácil remoção e colocação.

No entanto, se normalmente não cozinhamos em casa por causa do nosso trabalho ou ritmo de vida, podemos nos permitir ter uma cozinha mais bonita do que funcional. Neste caso, as cortinas podem respeitar o design de toda a casa e assim serem mais delicadas.

Deve ficar claro que a principal função das cortinas ou persianas para a cozinha é proporcionar intimidade em relação ao exterior e também garantir que não se perca luminosidade no ambiente. No entanto, isso não impede que elas sejam mais um complemento decorativo e que lhes demos um design exclusivo.

Não podemos nos enganar, todos nós sabemos que as típicas cortinas de cozinha com desenhos de frutas, cafeteiras e panelas, ou com a muito utilizada estampa quadriculada, já saíram de moda. Atualmente as cortinas são um elemento decorativo a mais que tenta estar em harmonia com o restante da casa.

Tecido

Ao escolher o tipo de tecido que queremos para nossas cortinas, temos que levar em conta onde elas serão colocadas. A cozinha é um espaço praticamente em uso contínuo e isso afetará, portanto, todos os elementos que colocarmos nela.

Em uma cozinha, é comum acontecerem diferentes circunstâncias no ambiente. Por isso, são necessárias cortinas com um tecido que seja resistente e fácil de lavar, que suportem a umidade do ambiente, a fumaça, o vapor e, acima de tudo, que não fiquem amareladas.

É preciso então escolher um tecido com o qual nos sintamos confortáveis e que não precisemos lavar a toda hora. Um tecido que não se suje facilmente e cuja cor também seja resistente e não desbote.

Um dos tecidos mais usados pela sua resistência é o algodão. Além de ser fácil de lavar, é um material muito macio e agradável. Ele pode ser encontrado em diversas cores, texturas e estampas. É, sem dúvida, um dos melhores materiais.

persianas da cozinha

 

Optar por tecidos leves, lisos ou com estampas delicadas será sempre uma boa escolha. Se você não quer se complicar, então fique longe de tecidos densos ou com muitas estampas.

Cor

A cor é um aspecto essencial para escolher o tipo de cortina que queremos. A cozinha deve ser sempre um espaço com muita luminosidade. Por isso, devemos ter cuidado para não obstruir a passagem da luz.

A primeira coisa que temos que avaliar é o grau de funcionalidade que daremos à cozinha. A decisão dependerá do tempo que passamos nesse espaço.

Escolher uma cor branca em uma cozinha onde passaremos muito tempo é um erro. As cortinas podem eventualmente ficar amareladas por causa da umidade, manchas de comida ou respingos de óleo.

Colocar uma cor muito escura, a menos que seja uma decoração muito modernista, também não seria uma boa escolha, pois reduziria a luminosidade da cozinha.

A nossa recomendação é escolher tons claros ou pastéis. Além de não perder a luminosidade, eles não se sujam tanto quanto as totalmente brancas. Se formos ousados, poderemos até mesmo brincar com algum tipo de estampa que não destoe da decoração geral da casa.

Tipos de persianas para a cozinha

As persianas para cozinha se adaptam a todos os tipos de estilo. Elas são uma boa opção se procuramos simplicidade e bom gosto.

Além de serem práticas de usar, elas trazem um toque moderno à decoração. Sem dúvida, elas são uma opção mais atraente e moderna do que as cortinas, embora sejam um pouco mais complicadas de lavar, porque é preciso as desmontar. No entanto, os modelos estão se tornando cada vez mais fáceis de montar e desmontar.

Persianas rolô

Um dos modelos mais frequentes é a persiana rolô. É a estrela das persianas. Elas são fáceis de limpar, modernas e, além disso, contam com uma ampla variedade de cores para escolhermos.

Persiana rolô

Além disso, elas regulam muito bem a quantidade de luz que você quer na cozinha. A sua grande vantagem em uma cozinha é que elas podem ser enroladas para cima, dessa forma, é possível evitar respingos de qualquer tipo que possam sujá-las.

Persiana horizontal

É um tipo de persiana que se recolhe para cima horizontalmente. Difere fundamentalmente por ter hastes transversais que forçam a persiana a formar assim uma placa condicionada pela medida existente entre uma haste e outra.

É um dos tipos mais utilizados porque é confortável e fácil de montar e desmontar para a sua lavagem. Este tipo de persiana dará um toque modernista e industrial à sua cozinha.

Persianas romanas

A persiana romana não tem hastes horizontais e cai de uma forma mais natural. É recolhida com fios que passam por anéis costurados a fitas verticais, que são colocadas na parte de trás do tecido.

Em seguida, é presa com um velcro em uma guia que é colocada na parte superior da janela. É fácil de remover quando queremos lavá-la. Esta persiana dará um ‘ar diferente’ à sua cozinha.

Persiana tradicional

É feita com lâminas de materiais como por exemplo o plástico, alumínio ou madeira. Ela sobe e desce para deixar passar a luz que quisermos, pois a orientação das lâminas altera a orientação da luminosidade. É uma ótima opção para colocar na cozinha.

Persiana tradicional

 

As persianas são tendência em ambientes como a cozinha, nos quais não esperamos ver esse tipo de acessório. Além disso, elas trarão modernidade e economizarão muito espaço.