5 truques da IKEA para organizar a cozinha

· 30 de julho de 2018
Organizar a cozinha é mais simples do que parece, mesmo que o espaço seja pequeno: você só precisa usar potes, gavetas ou armários. Encontre aqui alguns exemplos que você pode comprar em qualquer loja IKEA.

A seguir vamos falar sobre os principais truques da IKEA para organizar a cozinha de uma forma realmente prática e barata.

Dentro de sua seção de mesa e utensílios de cozinha, encontramos uma parte dedicada ao armazenamento e organização de alimentos. Não se esqueça da importância de um bom método de armazenamento em casa, neste caso especificamente, na área da cozinha. Dessa forma, você sempre terá tudo à mão na hora de cozinhar.

Portanto, nos tópicos abaixo, você verá as dicas mais importantes da IKEA em termos de organização e distribuição. São objetos imprescindíveis em uma cozinha.

Recipientes para alimentos

Tanto os frascos como as latas e tupperwares são uma boa opção de armazenamento para a cozinha. Encontramos uma grande variedade de formas e tamanhos, como explicaremos a seguir:

  • Alguns têm tampas e fechos totalmente herméticos, para preservar alimentos com maior eficácia, assim você não terá que jogar comida fora.
  • É muito prático porque podem ser empilhados, economizando espaço e você ainda poderá agrupá-los de acordo com o tipo de alimento que eles contêm.
  • Em alguns casos, a tampa é transparente, o que facilitará a localização dos produtos. Em relação a isso, vemos que alguns dos recipientes oferecem a possibilidade de abrir apenas meia tampa, para evitar o derramamento do seu conteúdo.

Além de armazenar alimentos, muitos deles podem ser colocados no forno ou no micro-ondas. Como você pode ver, esta é uma solução muito prática e bonita esteticamente.

Como você pode ver no site, além de formatos muito variados, os preços são muito acessíveis: todos os recipientes custam entre 2 e 10 euros, aproximadamente.

Recipientes para alimentosRecipientes KORKEN / ikea.com

Organizadores de gaveta

Como você verá adiante, os recipientes não são os únicos truques da IKEA para organizar a cozinha.

Em relação à organização interna das gavetas, se destacam os produtos da linha Variera. Com eles, você poderá organizar facilmente todos os talheres e pequenos recipientes.

Além disso, todos eles são projetados para caber perfeitamente dentro dessas gavetas. Você não colocará apenas seus talheres de forma organizada, mas também os potes de temperos e outros utensílios.

O normal é que eles venham em duas formas: como bandejas ou como caixas.

Organizadores de interior de gavetaOrganizadores de interior de gaveta VARIERA / ikea.com

 

Organizadores de armários

Em relação ao interior de armários ou nichos, falaremos principalmente de dois sistemas de organização:

  1. Prateleiras adicionais: para aproveitar mais o espaço entre uma prateleira e outra, especialmente se houver muita distância entre elas. Sobre elas, você pode colocar pequenos objetos, para não criar uma sensação de muita informação.
  2. Prateleiras giratórias: recomendadas para móveis dispostos em uma área acantonada. Com elas, você poderá ver perfeitamente todo o conteúdo da mobília. Além disso, são uma forma de tirar mais proveito desse espaço, já que às vezes é difícil preenchê-lo completamente porque não conseguimos alcançar os objetos colocados no fundo.
Organizadores de armários

Armário IVAR / ikea.com

Caixotes de lixo

Embora possa não parecer, os resíduos (antes de tirá-los de casa) também ocupam espaço. Além disso, mais e mais pessoas decidem reciclar em casa. Portanto, nesses casos, é necessário ter mais de um recipiente ou caixote.

Alguns deles têm um pedal embutido em sua parte inferior, para abri-los com menos esforço. Você vai encontrá-los em todos os tipos de formatos, tamanhos e cores, então, sem dúvida, você encontrará o mais adequado para a sua cozinha.

Os preços giram em torno de 10 euros (pelo menos), por isso, esses caixotes o ajudarão a separar e distribuir melhor os resíduos; são realmente acessíveis. Além disso, você verá que alguns permitem ser empilhados, aproveitando mais ainda o espaço.

os resíduos e o espaço

Caixotes de lixo SNÄPP / ikea.com

Outras opções

Neste artigo, falamos sobre diferentes tipos de organizadores, no entanto, agora vamos falar sobre os objetos que ficam à vista, que não estão escondidos em gavetas ou armários.

Podem ser colocados por meio de pequenos ganchos ou suportes de parede ou então, na parte interior da porta do armário. Nestes suportes, colocaremos pequenas estruturas como mini prateleiras, cestos ou pequenas caixas, onde podemos guardar os frascos com especiarias, um saleiro…

Dessa forma, você vai liberar as bancadas, as prateleiras e evitar aquela sensação de excesso de coisas esparramadas.

Organizadores de armáriosOrganizador de recipientes RIMFORSA / ikea.com

Como você pode ver, são muitas as opções. Simplesmente você deve escolher de acordo com as características da sua cozinha para aproveitar todo o espaço disponível. Muitas vezes, basta uma boa organização para guardar tudo o que temos.

Por fim, não se esqueça de que, para a sua maior comodidade, existe a opção de comprar na IKEA online. Portanto, comprar este tipo de objetos não lhe exigirá nenhum esforço.