A cozinha estilo farmhouse: uma casa com personalidade
A cozinha estilo farmhouse está abrindo espaço no mundo do design de interiores e o faz com uma tendência acentuada de permanecer por muito tempo. A cozinha é um espaço que vai muito além de questões meramente práticas. É um dos cômodos que definem o estilo e a personalidade das nossas casas.
Não há sinônimo mais poético do que a palavra “lar” para definir a nossa cozinha. E essa poesia, posta em prática decorativamente, é a cozinha farmhouse. Com um marcado estilo rústico, ela vai um pouco mais longe e inclui tanto toques rurais como elementos sofisticados das casas de campo francesas. É por isso que gostamos tanto deste estilo.
O estilo farmhouse na cozinha nos permite brincar com diferentes elementos e combiná-los para criar espaços com uma personalidade que os distancia definitivamente dos designs mais impessoais de outros tipos de cozinhas.
Os ingredientes da receita deste estilo
Assim como em muitas outras receitas, no estilo farmhouse o toque pessoal é muito importante e acabará definindo o sabor final deste maravilhoso projeto. Mas existem vários ingredientes que precisamos usar para obtê-lo.
Essas cozinhas apresentam elementos caseiros, materiais envelhecidos, madeiras repintadas, detalhes autênticos e superfícies desgastadas. São espaços com diferentes pontos de interesse porque também são cozinhas vivas, onde se desenvolvem grande parte das atividades diárias.
Veremos os seus ingredientes mais importantes e como personalizá-los para que a cozinha farmhouse leve o nosso selo único. Essa pitada é o toque mais importante de todos.
Elementos arquitetônicos da cozinha estilo farmhouse
Os pisos de madeira e as vigas expostas são clássicos para uma decoração rústica em qualquer ambiente. Na cozinha, estes dois elementos ganham importância e passam a ser um dos pontos centrais em que vale a pena fazer parte do nosso investimento.
A madeira em pisos e tetos dá uma sensação imediata de lar e torna a cozinha da nossa casa um espaço aconchegante e acolhedor. A madeira é pintada em tons de branco ou creme, principalmente quando queremos alcançar um ar de casa de campo moderna. Se a cozinha for grande o suficiente, você também poderá adicionar madeira decorativa em algumas das paredes.
As bancadas devem ser robustas e de aparência pesada. Podem ser de madeira, embora também possamos utilizar o granito e outras pedras naturais. A pia deve ser grande e de estilo rústico. A pia e a bancada nos oferecem a oportunidade de plasmar a força vital que habita as casas de campo.
A cozinha é a alma da casa
A cozinha estilo farmhouse é projetada para cozinhar e fazer as refeições, para compartilhar o café da manhã em família e o jantar com os amigos. No entanto, o seu forte carácter campestre também nos inspira com momentos de intimidade para desconectar, ler, costurar e, até mesmo, um jantar romântico.
O estilo farmhouse é, acima de tudo, prático e também sedutor. Tão sedutor que gosta de exibir todos os seus tesouros, por dentro e por fora. Poucas coisas estão escondidas nesta cozinha farmhouse. Não há segredos aqui.
As cores do estilo farmhouse
Sem dúvida, os tons bege, branco e creme são aplicados em forma de pintura na madeira dos pisos, vigas e móveis. Além disso, também podemos utilizar a madeira com a cor natural, embora nos dê um aspecto mais rústico do que pretendemos.
Para combinar os tons de creme, existem duas cores que são especialmente muito utilizadas neste estilo: os verdes-jade e os azuis muito claros. Podemos aplicá-los em qualquer uma das paredes ou nos tecidos, que são especialmente importantes nas cozinhas farmhouse. Podemos até escolhê-los para utensílios de cozinha ou peças decorativas.
São tons claros, que não oprimem e evocam as cores da natureza. Não devemos esquecer que estamos falando de casas de campo. Podemos dar a algumas das peças coloridas um aspecto envelhecido para acentuar ainda mais a ligação com o campo.
Os móveis de cozinha estilo farmhouse
O mobiliário desempenha um papel fundamental num espaço com tantas potencialidades. As estantes são abertas. Nesses espaços, são exibidos os aparelhos de jantar da família e os antigos jogos de cristais. É um dos nossos detalhes favoritos. Desta forma, os utensílios de cozinha fazem parte da decoração.
Se vamos criar uma cozinha no estilo farmhouse no estilo das casas de campo modernas, podemos escolher as louças na cor branca. Se a cozinha da nossa casa tem toques no estilo country francês, uma maravilhosa louça clássica com motivos toile de jouy é perfeita para a cozinha. Um motivo que também pode ser escolhido para os tecidos.
As mesas são grandes, familiares e de madeira. Se não temos espaço suficiente, não há desculpa: um simpático recanto feito com bancos rústicos faz a mesma função. Os armários são grandes, inclusive os embutidos ou de alvenaria com frentes de madeira, pintadas em tons de creme.
Para adicionar o toque sofisticado do preto, podemos combiná-los com elementos de ferro forjado, como puxadores, dobradiças ou luminárias pendentes. A forja, autêntica ou imitação, é um material que podemos usar amplamente em cozinhas farmhouse como acessórios decorativos.
Outros acessórios decorativos
Já temos a nossa receita quase pronta para sair do forno. Ficamos com aqueles retoques que vão lhe dar o sabor mágico: os utensílios de madeira, como colheres e tábuas de cortar, uma cesta leve de metal, flores em grande quantidade, potes e jarras de metal e lindas frases inspiradoras emolduradas e penduradas na parede.
É muito importante adicionar um toque extra de carinho à nossa receita. Neste caso, o faremos na forma de toalhas de mesa, almofadas e mantas coordenadas com as cortinas da janela. Não há cozinha de fazenda sem belas cortinas.
As nossas preferidas são feitas de tecidos naturais, rendas e bandôs, emoldurando cortinas de meia altura, conhecidas como ‘coffee curtains”.
Estes são alguns dos acessórios decorativos de estilo vintage que tomaremos como ponto de partida. Agora você só precisa personalizá-los com pequenos toques de acordo com o seu gosto pessoal.
Imagem principal: country.com