Algumas dicas para escolher um micro-ondas para a sua cozinha

· 24 de agosto de 2018
O micro-ondas acaba sendo muito funcional, já que nos permite realizar tarefas rápidas com os alimentos; aquecê-los se estamos com pressa e, até mesmo, prepará-los.

O micro-ondas é um eletrodoméstico indispensável na nossa cozinha. Além disso, oferece muitas possibilidades de preparação de alimentos. Escolhê-lo pode ser muito complicado devido à grande oferta que existe no mercado. Por essa razão, para fazer uma boa compra, você terá que levar em consideração quais são as suas necessidades e para que vai utilizá-lo.

Saiba como escolher o micro-ondas ideal para a sua cozinha

1- Tamanho

É importante saber o local exato onde vamos colocá-lo para encontrar as medidas ideais do aparelho. Essa decisão vai depender se vamos integrá-lo em algum móvel da cozinha ou deixá-lo na bancada.

Os micro-ondas de embutir ​​vêm com molduras e exigem uma pequena instalação. Os diferentes tamanhos oferecidos por esse formato de micro-ondas têm dimensões maiores do que as dos micro-ondas independentes. Você deve sempre levar em conta o tamanho da moldura.

Os independentes tem medidas menores e a sua instalação é mais fácil, pois você só terá que ligá-lo à tomada. Esses são os mais comuns nas cozinhas. Esse tipo de micro-ondas costuma ter entre 45-44 cm de altura, 26-25,7 de largura e 33-34,5 de profundidade.

2- Capacidade

micro-ondas

A capacidade do micro-ondas será outro aspecto a ser levado em conta. 

A capacidade varia de 17 a 40 litros, dependendo da marca do micro-ondas. Você deverá escolher dependendo do tipo de pratos que costuma preparar no seu dia a dia, o tipo de recipiente que você deseja colocar e o diâmetro do prato giratório.

As capacidades padrão do micro-ondas são as seguintes: 17 litros, 20 litros, 21 litros, 23 litros, 25 litros e 30 litros.

Para escolher a capacidade de acordo com a suas necessidades, você terá que levar em consideração se sua família é numerosa, o que vai exigir um micro-ondas com grande capacidade e, assim sendo, com mais litros, ou se é para uma pessoa só; nesse caso, um de 17 ou 25 litros será perfeito.

3- Potência

Os micro-ondas normais têm uma potência que vai de 700 Watts até 1.000 Watts, dependendo da marca. Isso vai fazer com que o alimento cozinhe mais rápido ou, pelo contrário, mais lentamente.

Outro aspecto que precisamos pensar é sobre a eficiência energética. Podemos ver a classificação na etiqueta energética, onde se informa o nível de eficiência energética. A classificação varia da letra A, o mais eficiente até o G, o menos eficiente respectivamente.

Os modelos com as letras A ou B são os mais eficientes, mas também os mais caros. É aconselhável fazer um primeiro investimento e depois economizar a longo prazo.

4- Funções

  • Aquecer: É a função mais básica do micro-ondas. É usado diariamente para esquentar a comida do dia anterior, o chá ou o café. Essa função também serve para descongelar alimentos que tenham estado armazenados previamente no freezer, sem estragá-los.
  • Gratinar: Isso você só conseguirá se tiver um micro-ondas com grill, do qual vamos falar mais tarde. Você poderá gratinar queijo, molho branco, farinha de rosca ou purê de batatas, entre outras comidas. O gratinado é obtido, uma vez que o grill do micro-ondas emite um calor seco, que dá aquela cor douradinha à comida.
  • Assar: Essa é outra das grandes funções do micro-ondas mais modernos. Você pode assar facilmente diferentes pratos. Essa função é muito útil, já que você não terá que pré-aquecer, como no forno convencional. Nós também podemos fazer diferentes pratos de confeitaria. Isso é possível, porque um ventilador que distribui o ar quente uniformemente por todo o interior do aparelho vem instalado.
micro-ondas

5- Com grill ou sem grill?

Micro-ondas sem grill

Os micro-ondas sem grill descongelam e esquentam muito bem. Mas, com eles, você só poderá cozinhar pratos simples e pouco trabalhosos.

O seu preço varia em torno de 50 e 130 euros, dependendo da marca e do seu design.

Micro-ondas com grill

Os micro-ondas com grill nos dão mais possibilidades do que aqueles que não dispõem dele. Eles podem esquentar, descongelar e, até mesmo, combinar a função descongelamento com o cozimento do alimento. Você também pode dourar, gratinar e assar diferentes pratos. Sem dúvida, vale a pena investir nesse tipo de micro-ondas.

O seu preço varia entre 100 e 200 euros, dependendo se eles têm mais ou menos funções.

6- Tipos de micro-ondas

Outros tipos de micro-ondas que podemos encontrar são os seguintes:

Micro-ondas à vapor: funcionam graças a uma caldeira que gera vapor. A umidade gerada dá suculência aos alimentos, que não ficam ressecados e preservam o melhor do seu sabor. Com isso, nós podemos colocar menos óleo nos pratos que preparamos e, portanto, as refeições serão mais saudáveis.

-Micro-ondas de convecção: têm a particularidade de que empregam no cozimento correntes de ar quente. Proporcionam um acabamento uniforme, aceleram o processo e gastam menos energia. Os seus pratos vão ficar crocantes por fora e macios por dentro.

-Micro-ondas com função crisp: permite que você obtenha um acabamento e uma textura crocante e dourada nos alimentos, como se fosse uma fritadeira. Para isso, é necessário um prato de teflon, projetado para atingir temperaturas de mais de 200 graus.

7- Limpeza do micro-ondas

Por ser um aparelho que você está utilizando continuamente, é importante fazer a sua limpeza de forma contínua. É recomendável que você o limpe sempre que utilizar. Além disso, para que possa fazer uma limpeza profunda, certifique-se de que está desligado.

Você tem que tomar cuidado com os produtos de limpeza que escolher, já que eles devem ser especiais para não danificá-lo por dentro. Esses aparelhos costumam ser muito delicados.