Ideias para escolher as melhores cortinas para cozinha

· 19 de novembro de 2018
Para muitas pessoas, as cortinas da cozinha são um elemento que não pode faltar. Por isso, o convidamos a conhecer quais são os modelos mais escolhidos e as melhores opções, de acordo com cada caso.

Os tecidos usados ​​para confeccionar as cortinas para cozinha geralmente são de cores claras para deixar passar o máximo de luz possível. Agora, o fato de serem claras não significa que a privacidade seja deixada de lado. Há cortinas que, apesar de serem claras, impedem que olhares curiosos vejam a nossa cozinha.

Ao pensar em cortinas, seja de qualquer tipo, é comum pensar nos modelos que consistem em duas peças. Essas partes podem ser recolhidas por uma abraçadeira, presilha ou suporte, de acordo com a sua preferência. No entanto, as persianas, que consistem em uma única peça, também são cortinas.

Como escolher a melhor opção?

Ideias para escolher as melhores cortinas para cozinha

Escolher uma cortina para cozinha não é tão trivial como parece. Embora seja verdade que também não é algo complicado. No entanto, é necessário conhecer os truques que o ajudarão a fazer uma boa seleção. Para começar, é necessário considerar as características da cozinha:

  • Tamanho e altura da cozinha.
  • Fontes de luz (natural e artificial).
  • Medidas da janela.
  • Cor e estilo dos móveis da cozinha.

Dependendo dessas características, pode-se determinar que tipos de cortinas para cozinha devemos colocar. Especialmente, no que diz respeito à cor.

Se a cozinha é ampla, mas tem pouca altura, não é aconselhável adicionar cortinas que tenham uma cor forte, pois irá destacar ainda mais esse traço. Além disso, dificultará a entrada de luz natural.

Há muitas opções, com estampas simples, em tons neutros e tecidos mais ou menos translúcidos, que ajudam a agregar personalidade e charme à cozinha. Estes serão os melhores aliados para pequenas cozinhas. Se o espaço permitir, em vez de colocar cortinas de duas peças, pode-se colocar uma persiana personalizada.

Muito importante! A manutenção

Outro aspecto muito importante a ser levado em conta quando escolher as cortinas da cozinha é a facilidade de manutenção. Sendo de tecido, será inevitável sujar ao longo do tempo e, portanto, você terá que procurar um tipo que possa ser desmontada e lavada facilmente.

Por outro lado, devemos considerar que muitos tecidos podem ser lavados na máquina, em casa. No entanto, outros requerem um cuidado mais delicado. Em vista disso, é necessário se perguntar, quando chegar a hora, se a melhor solução seria ir à lavanderia para solicitar uma limpeza especial para as cortinas.

Melhores opções de cortinas para cozinha

Há cortinas antimanchas que permanecem em boas condições por mais tempo. Elas podem ser lavadas na máquina e, portanto, são uma opção muito prática para a cozinha.

4 ideias geniais de cortinas para cozinha

1. Persiana de algodão translúcido

Uma persiana de tecido de algodão semitransparente é, sem dúvida, uma aposta segura para espaços como cozinhas e banheiros. A sua simplicidade traz um certo ar minimalista ao ambiente e, portanto, um ponto de sofisticação que é muito conveniente, independentemente do estilo decorativo que você tem na cozinha.

2. Cortina única

As cortinas são geralmente feitas de um tecido bem fino ou linho e, uma vez que permitem a entrada da luz sem qualquer dificuldade, são uma excelente opção para um espaço como a cozinha. Podem ser combinados os dois tipos de tecidos para obter uma aparência mais interessante.

E o melhor é que estes tipos de tecidos não impede a inclusão de cores vibrantes na cozinha. Então, se você colocar uma cortina azul, por exemplo, a iluminação continuará sendo boa.

3. Estampas simples

As cortinas de cozinha que têm uma cor de fundo neutro (branco, bege, cinza) e uma estampa simples, tanto em uma paleta neutra quanto em várias cores, ajudarão a conseguir um bom resultado.

Na cozinha, é comum recorrer a amarelos, azuis, laranjas e verdes, embora não se descartem cores como o vermelho, roxo ou até rosa.

4. Com rendas ou bordados

Melhores cortinas para cozinha

As cortinas da cozinha com detalhes em rendas ou bordados são uma opção com muita personalidade que ajudarão a criar uma cozinha muito mais romântica. No entanto, devemos levar em consideração que este tipo de cortinas requer um cuidado especial, pois podem ser facilmente danificadas.

Os bordados ou as rendas podem ser da mesma cor que o restante da cortina, ou da cor que você desejar. No entanto, levando em consideração o acima mencionado, se a cozinha for pequena, talvez o mais conveniente seja escolher uma cortina branca com rendas da mesma cor, para não diminuir a luminosidade.

Conclusão

Para fazer uma boa escolha de cortinas para cozinha é necessário levar em conta todos os aspectos mencionados em relação ao espaço disponível, as medidas da janela e, assim por diante. Por outro lado, é necessário se perguntar se o resultado desejado é atemporal ou uma tendência atual, já que as opções variam de acordo com o gosto pessoal.