Cozinhas em forma de U para ganhar espaço

17 de fevereiro de 2019
Se você tem uma cozinha em forma de U, lhe mostraremos como tirar o máximo proveito desse espaço.

As cozinhas em forma de U são muito comuns nas casas pequenas, pois são perfeitas para aproveitar o espaço da melhor forma possível. Neste artigo, explicaremos tudo sobre esse tipo de cozinha para que você tire o máximo proveito delas. Além disso, daremos uma série de dicas para que o resultado seja um espaço confortável e agradável.

Como você poderá verificar, uma cozinha em forma de U não precisa ser um espaço sufocante onde cozinhar seja algo desconfortável. Com uma distribuição adequada e prestando atenção aos detalhes, é possível obter um resultado fantástico.

3 dicas para ganhar espaço nas cozinhas em forma de U

1. Distribuição correta

Por ser uma cozinha pequena, é importante que ela seja bem distribuída. Esta é a única maneira de fazer com que cozinhar seja confortável e também para que várias pessoas possam circular dentro dela. Caso contrário, você não poderá abrir várias portas ao mesmo tempo ou terá que ficar dando voltas o tempo todo para preparar os seus pratos.

O mais aconselhável, como você poderá ver na imagem abaixo, é colocar o cooktop e o forno na parte central. Dessa forma, a cozinha ficará dividida em duas partes distintas. Além disso, a pessoa que estiver cozinhando estará na parte de trás da cozinha e permitirá que qualquer outra pessoa entre e possa abrir a geladeira, pegar um prato ou colocar a louça na máquina de lavar louça.

Posteriormente, você deverá colocar a geladeira e o micro-ondas em cada um dos lados, mantendo uma certa distância do forno. Então, instale alguns gabinetes entre esses três aparelhos para que a distribuição seja homogênea e para que sejam guardadas as devidas distâncias.

2. Cores claras

Cozinhas em forma de U para ganhar espaço

As cozinhas em forma de U têm o tamanho como sua principal característica. Por serem cozinhas de pequenas dimensões, elas tendem a ser escuras. É por isso que devemos prestar especial atenção para iluminá-las corretamente. Além de uma luz de teto poderosa, podemos instalar barras de luz sob os gabinetes que estejam embutidos na parede.

Além disso, o aconselhamos a sempre optar por cores claras, pois essa é a melhor maneira de criar uma sensação de amplitude. A cozinha parecerá maior e projetará a luz do cômodo de uma forma muito melhor. Se você estiver procurando por uma cozinha de madeira, escolha aquelas feitas de pinho, faia ou bétula.

3. Conecte-a com a sala de forma parcial ou total

No caso das cozinhas em forma de U estreitas e com pouca iluminação natural, uma boa opção é conectá-las parcialmente com o cômodo ao lado, por exemplo. Como você pode ver na imagem, removendo parte da parede que liga a sala de estar com a cozinha, é possível obter uma maior sensação de espaço e luminosidade.

Porém, neste caso, é bom instalar um exaustor bem potente. Dessa forma, você garantirá que toda a fumaça proveniente da cozinha seja facilmente dissipada e assim não incomode nem cause problemas em termos de odores na sala.

Em relação à parede que está em contato com a sala de estar, uma boa opção é instalar uma ilha de cozinha que conecte os dois cômodos. Dessa forma, você poderá economizar o espaço ocupado por uma mesa na cozinha ou na sala de estar e, ao mesmo tempo, ganhar um grande espaço de armazenamento.

Além disso, o efeito que você alcançará será o de um espaço moderno, versátil e informal. Sem dúvida, uma boa opção se você estiver procurando dar uma imagem totalmente renovada para a sua casa.

ConclusãoAs cozinhas em forma de U são perfeitas para ganhar espaço

Com certeza, as cozinhas em forma de U são perfeitas para ganhar espaço em casa, mas ao mesmo tempo, podem ficar muito desconfortáveis se não forem instaladas da maneira certa. Não se esqueça de levar em consideração os seguintes aspectos se quiser que o resultado seja confortável e prático:

  • Escolha cores claras para ganhar amplitude.
  • Se o cômodo for muito pequeno, pense na opção de conectá-lo com a sala de forma parcial ou total.
  • Ilumine a cozinha de forma eficiente e potente para que não exista uma sensação de escuridão. Não se esqueça de colocar lâmpadas halógenas na parte inferior dos armários que estiverem menos expostos à luz.
  • Distribua os eletrodomésticos pela cozinha toda para, dessa forma, poder compartilhar a cozinha com outras pessoas.

Esperamos que você possa aproveitar as nossas dicas e assim apreciar a sua cozinha pequena, porém prática.