Dicas de como criar uma cozinha americana

6 de abril de 2020
Para criar uma cozinha americana você deve aproveitar todo o espaço disponível, além de manter a harmonia entre a cozinha e a sala de estar. É necessário que haja continuidade visual. Hoje daremos mais algumas ideias que podem inspirá-lo.

O artigo a seguir vai trazer para você algumas dicas de como criar uma cozinha americana bonita e de boa qualidade.

Em primeiro lugar, não se esqueça de que ela está ligada ao conceito de espaço aberto. Geralmente, esse tipo de espaço consiste em uma cozinha e sala de estar integradas, com alguma divisão entre elas.

Como criar uma cozinha americana

Originalmente, ela estava associada às residências pequenas, como apartamentos, minicasas, estúdios ou lofts.  No entanto, esse conceito sofreu uma evolução significativa, até o ponto de se incorporar às residências maiores.

Como podemos ver, elas alcançaram tal fama e importância que, às vezes, são realizadas obras e reformas nas casas para criar esse tipo de cozinha.

A seguir, deixaremos algumas dicas para você levar em consideração na hora de criar uma cozinha americana.

Cozinha americana

Cozinha americana / achtergeslotendeuren.org

Observe o espaço que você tem

Naturalmente, cada cozinha americana será diferente e adotará formas variadas. Meça bem o espaço livre, especialmente se ele for muito pequeno. Dessa forma, você será capaz de aproveitar ao máximo o espaço disponível.

Além disso, você deve pensar sobre a imagem que tem em mente, para adaptá-la o melhor possível ao seu espaço. Aproveite todos os recursos disponíveis.

Por serem espaços normalmente pequenos, não há possibilidade de colocar muitos móveis. Por isso, escolha com muito cuidado, pensando acima de tudo, na sua funcionalidade.

Mantenha a continuidade visual

Por ter concebido a cozinha e a sala de estar como dois espaços integrados, é preciso dar especial atenção para a continuidade entre eles para que não haja uma mudança drástica de ambientes.

Para isso, completamente ligado a esse conceito de cozinha americana, tire tudo o que possa ser visto como uma barreira visual, como divisórias ou paredes.

Para obter facilmente uma continuidade visual, você pode escolher o mesmo tipo de piso nas duas áreas. Assim, a aparência ficará muito mais homogênea. O mesmo acontece no caso das paredes.

O ideal é realizar uma integração perfeita e natural entre essas duas áreas.

sala de estar integrada

Cozinha americana com sala / pinterest.es

Normalmente, coloca-se um balcão ou uma barra alongada no local que separa os dois espaços. Ao seu lado, podemos incluir banquetas altas.  Com esse tipo de acréscimo, é mais fácil ir de uma área para outra, sem que a mudança seja muito brusca.

Em alguns casos, você pode optar por colocar uma porta de correr ou uma grande janela na área intermédia entre os dois espaços. Para isso, recomendamos que você escolha o vidro como material, já que dessa forma manterá uma continuidade visual, bem como uma melhor utilização da luz, de preferência natural.

Obviamente, os utensílios de cozinha devem ficar na cozinha e os livros, revistas e outros, na sala de estar. É importante manter uma separação em termos de decoração e armazenamento de objetos específicos em cada área.

Dê importância aos espaços de armazenamento

Como esse tipo de cozinha normalmente é encontrada em casas pequenas, é preciso aproveitar ao máximo o espaço. Por isso, você deve optar por poucos móveis, que sejam muito práticos e funcionais.

Em relação a isso, recomendamos que você use carrinhos auxiliares, prateleiras e despensas, bem como caixas e potes para armazenar alimentos e pequenos utensílios.

Se você decidir colocar uma ilha, aumentará muito o espaço disponível para armazenamento. Lembre-se de que geralmente é um espaço pequeno, por isso é aconselhável manter apenas os objetos que realmente serão utilizados; não guarde nada desnecessário. Se você tiver espaço suficiente, poderá colocar uma grande mesa de jantar.

Criar uma cozinha americana

Móvel para armazenamento / pinterest.es

Leve em consideração as vantagens e as desvantagens de uma cozinha americana

Antes de dar o último passo e começar a construir a sua cozinha, considere que não haverá somente pontos positivos. Além disso, pondere sobre os possíveis inconvenientes:

  • Fumaça e mal odor: é normal que eles cheguem à sala de estar, mas você deve tentar evitá-los a todo custo. Por isso, é totalmente recomendável gastar o dinheiro necessário para comprar uma boa coifa, com o exaustor mais potente possível. Você também pode colocar um painel para tentar barrar esses maus odores.
  • Revestimento das paredes: antes falávamos sobre a unidade estilística entre espaços, incluindo pisos e paredes. No entanto, as paredes da cozinha ficarão muito mais expostas a manchas e respingos. Por isso, você deve tomar cuidado com o seu revestimento, optando por materiais como granito, cimento ou cerâmica.
  • Ruídos: agora a cozinha será mais um espaço social. Se houver pessoas conversando na cozinha, compreenda que você não conseguirá manter um silêncio absoluto para assistir televisão no sofá. Além disso, devemos acrescentar os ruídos que fazem os eletrodomésticos. Portanto, além de uma boa coifa, você também deve prestar atenção à qualidade dos eletrodomésticos antes de comprá-los.

Tudo isso quer dizer que haverá menor independência entre os ambientes.

Conclusão

Esperamos que essas dicas o tenham ajudado. Além disso, lembre-se de que em relação aos estilos, você poderá optar por qualquer um, desde que haja continuidade estilística entre os dois ambientes.

Por último, não se esqueça de que você também pode brincar com a luminosidade, aproveitando ao máximo a luz natural que entra na sala de estar. Portanto, para enfatizar, coloque uma linha de luzes percorrendo a linha que forma a barra. Nesse caso, você poderá colocar luminárias pendentes no teto; ficará bonito e original.