Dicas para renovar uma cozinha rústica

8 de agosto de 2019
Uma cozinha rústica não é apenas aconchegante e campestre, mas também funcional e muito confortável. Você pode renová-la utilizando determinadas cores e móveis específicos. Ficará perfeita!

Cada vez mais pessoas decidem ter uma cozinha rústica devido à sua beleza, mas também à sua originalidade. Este tipo de cozinha, inclusive, fica muito bem em apartamentos.

Os móveis de madeira, o aspecto campestre e os materiais naturais agregarão valor estilístico à sua casa, mas sem deixar de lado a funcionalidade. Neste artigo daremos algumas dicas para renovar a sua cozinha.

Dicas para renovar uma cozinha rústica

Se você mora em um apartamento, ou se tem uma casa para o fim de semana, poderá desfrutar de uma cozinha rústica. Essa é a principal qualidade deste estilo… Adapta-se a qualquer residência!

Talvez você ame a vida rural e queira replicá-la no seu dia a dia em um ambiente urbano. Uma cozinha rústica é mais contemporânea do que você pensa, e não é tão complicada de se conseguir.

1. Utilize um design personalizado

Cada vez mais pessoas decidem ter uma cozinha rústica devido à sua beleza, mas também à sua originalidade

Uma das vantagens das cozinhas rústicas é que elas são um pouco irregulares em termos de espaço, decoração ou mobília. Justamente o que você precisa para criar um design que se adapta aos seus gostos e às suas necessidades.

Aproveite para colocar prateleiras, embutir o fogão ou a geladeira na parede, adicionar decoração de pedra, utilizar móveis de madeira… tudo o que você quiser!

2. Comunicação com o exterior em uma cozinha rústica

Comunicação com o exterior em uma cozinha rústica

Será uma cozinha rústica completa se tiver contato com a sala de estar ou de jantar. Além de ficar maior e mais aberta, você poderá aproveitar a luz natural, as vistas e a conexão com a família ou com os visitantes. A cozinha rústica fica muito melhor se for de plano aberto.

Também recomendamos que você a ligue com o exterior da casa; por exemplo, com o parquinho infantil ou o jardim de inverno. Distribua os espaços com total liberdade. Será muito agradável cozinhar ou tomar café da manhã olhando toda a casa ou desfrutando da vista para o jardim.

3. Escolha móveis antigos

Madeira e pedra são mais do que uma dupla de sucesso na decoração de interiores

Uma das máximas para renovar a sua cozinha rústica é utilizar móveis antigos, embora não necessariamente que tenham sido fabricados há décadas. Hoje em dia podemos consegui-los tanto em mercados locais como em lojas de decoração, sem deixar de lado a funcionalidade ou o bom gosto.

Para combinar com os móveis de madeira, aconselhamos transformar uma parede em protagonista, colocando um revestimento de pedra. Madeira e pedra são mais do que uma dupla de sucesso!

Outra opção é colocar vigas de madeira expostas, como as que eram utilizadas nas casas de campo antigamente. Dará um ar muito aconchegante à sua cozinha!

4. Adicione cor

Uma pintura branca proporciona muita luminosidade e, além disso, combina perfeitamente com detalhes de madeira e pedra

Uma cozinha rústica não precisa ser escura, marrom e melancólica. Pinte-a de branco e abra os espaços! Isso proporcionará muita luminosidade e, além disso, combinará perfeitamente com os detalhes de madeira e pedra que você queira adicionar ao ambiente.

Uma boa ideia é pintar os armários de branco e ter bancadas de madeira. Os pisos e os detalhes em madeira fornecem o toque ideal para que seja uma cozinha rústica como manda o figurino.

5. Preste atenção à iluminação

O melhor lugar para colocar as lâmpadas na cozinha rústica é na bancada ou na mesa de jantar

O melhor lugar para colocar as luminárias na cozinha rústica é na bancada ou na mesa de jantar (por exemplo, se você tem uma bancada em U). Uma boa ideia é utilizar luminárias de metal envelhecido com efeito decapê. Mas se você quer colocar apenas uma, deve ser grande.

6. Não se esqueça dos utensílios para a cozinha rústica

A cozinha pode ser austera ou luxuosa, mas nem por isso deixa de ser aconchegante e funcional

Vasos com flores, caminhos de mesa, toalhas de mesa costuradas à mão, cestas com frutas. Dessa forma, você pode usar tudo o que imaginar para que a cozinha fique bem decorada ao estilo rústico. Utilize materiais naturais como madeira ou lã para esse toque distinto.

Portanto, não tenha medo do DIY para fazer alguns detalhes decorativos, como vasos suspensos, apanhadores de sonhos, prateleiras para frascos ou qualquer outra coisa que você gosta.

A ideia de ter uma cozinha rústica em casa é para que possamos lhe devolver o lugar que ela merece. Pode ser austera ou luxuosa, mas nem por isso deixará de ser aconchegante e funcional.

Assim, você vai querer passar mais tempo nela, compartilhar com seus entes queridos, preparar almoços ou jantares para toda a sua família e desfrutar até mesmo dos momentos de solidão nas manhãs de domingo.