Como obter o efeito decapê na madeira

23 de junho de 2019
Graças ao decapê na madeira, os seus móveis parecerão antigos... Mas sem serem antigos de verdade! Você também poderá usar este método para caixas, prateleiras e outros objetos. Use a sua imaginação.

Para os estilos vintage ou rústico, podemos usar diferentes técnicas que permitem deixar os móveis de acordo com o restante da decoração. Não há necessidade de gastar muito dinheiro, tudo é uma questão de nos animarmos a fazê-lo. No artigo a seguir, daremos algumas dicas para que você possa obter o efeito decapê na madeira, usando os móveis que você já tem em casa.

O que é o decapê na madeira?

O que é o decapê na madeira

Técnica decapê / totenart.com

Embora seja um pouco difícil de acreditar, o mundo da decoração tem conseguido incluir todos os tipos de objetos, até mesmo aqueles em condições deploráveis. Os móveis que antigamente poderiam ir para o lixo, hoje em dia são usados nos ambientes mais chiques e aparecem nas revistas de decoração como estrelas.

Mesmo tendo móveis em bom estado, os desgastamos para que eles pareçam antigos. O decapê na madeira é basicamente isso: remover camadas para obter um efeito envelhecido. Pode ser uma cadeira, uma mesa, uma caixa, uma bandeja ou uma porta… e não há uma técnica única, mas sim várias, para fazer isso.

Como obter um belo decapê na madeira

Se você quer criar um ambiente vintage, não precisa comprar móveis envelhecidos pela passagem do tempo… Você pode simular essa ideia muito bem com as técnicas de decapê, o que seria algo como ‘lixar e pintar’.

1. Com vinagre e água

Como obter um bom decapê na madeira

O melhor de tudo é que, dessa forma, não haverá o pó típico de quando lixamos e, além disso, evitaremos ter que exercer pressão sobre a madeira. Você precisa de vinagre branco, água, pano de algodão e tinta. Primeiramente, pinte a superfície na qual você quer aplicar o decapê com a cor desejada. Deixe secar. Então, misture a água e o vinagre em partes iguais e molhe o tecido. Esfregue na superfície de modo que a tinta comece a sair para que partes da madeira fiquem à mostra.

2. Com esponja e cera

Decapê com esponja e cera

Esta é outra opção para fazer o decapê na madeira. Neste caso, isto é conhecido como técnica shabby, e é bastante simples. Embora você precise de uma lixa, não é necessário usá-la muitas vezes. Os outros materiais a serem utilizados são: tinta acrílica, pincel ou esponja e cera incolor.

Primeiramente, pinte o móvel de madeira e, quando ele estiver completamente seco, aplique a cera incolor com o pincel ou a esponja. Então, lixe suavemente as áreas nas quais você deseja o decapê. Finalmente, passe uma camada de verniz transparente para que a tinta dure por mais tempo.

3. Com vaselina

Decapê com vaselina

Para móveis grandes, como uma mesa, por exemplo, esta é a melhor técnica. Em pouco tempo, você já terá o efeito decapê desejado. Você precisa de vaselina sólida, um pano de algodão e tinta.

Passe a vaselina onde você quer produzir o desgaste, seja com um pincel ou com os dedos. Deixe secar e então aplique uma boa quantidade de tinta. Após duas ou três horas, passe o pano de algodão e você verá como a tinta se solta facilmente.

4. Com verniz e lixa

decoração com verniz e lixa

Neste caso, você precisa primeiramente cobrir a madeira com o verniz e depois pintá-la. Os materiais necessários são: tinta à base de água com cor de madeira, chalk paint (pintura decorativa a base de giz ou gesso em pó), pincel e esponja abrasiva fina.

O primeiro passo é pintar de forma homogênea. Deixe secar durante duas horas. Em seguida, aplique uma camada de chalk paint e espere secar novamente. Por último, você deve lixar a superfície da madeira suavemente, enfatizando as áreas onde você quer que o decapê fique mais visível.

5. Com uma vela

Decoração com vela

Esta é uma das técnicas mais conhecidas para o decapê na madeira. Você precisa de uma vela branca, lixa e tinta da cor que preferir. Primeiramente, você terá que passar a vela por toda a superfície do objeto ou do móvel, com maior ênfase nas bordas ou cantos (que é onde as coisas geralmente se desgastam).

Então, você deve pintar com uma única camada de tinta. Quando ela estiver seca, lixe para remover o excesso de tinta para revelar o efeito de decapê antigo.

6. Com espátula

envelhecimento

O último dos métodos talvez seja o menos sofisticado de todos, mas ele é recomendado para superfícies grandes. Pinte com a cor que você quiser e, usando uma espátula, retire pedaços de tinta, para que seja possível ver o fundo de madeira. Para um decapê na madeira, estas são as melhores opções que você tem à sua disposição. Mãos à obra!