Elementos a considerar para otimizar o espaço na cozinha

· 16 de fevereiro de 2019
Para otimizar o espaço na cozinha não é necessário muito dinheiro, mas sim um pouco de imaginação e boas ideias. Daremos algumas dicas para guardar tudo sem problemas.

Ao contrário do que acontecia há algumas décadas, hoje temos que encontrar maneiras de otimizar o espaço na cozinha. Talvez seja porque já não se prepara tanta comida caseira como antes, ou porque passamos pouco tempo em casa. Mas, o fato é que esse ambiente continua sendo um dos mais importantes da casa. Neste post daremos algumas sugestões para acomodar os seus utensílios de uma forma prática.

Dicas para otimizar o espaço na cozinha

Independentemente do tamanho disponível neste ambiente doméstico, parece que sempre está nos faltando lugar. Já não sabemos o que fazer para guardar o que precisamos. Não há necessidade de jogar tudo fora ou evitar a presença de mais de uma pessoa por vez, existem algumas dicas para otimizar o espaço na cozinha que podem ser de grande ajuda:

1. Coloque prateleiras nas paredes

Aproveitar as paredes é uma das melhores ideias para otimizar o espaço na cozinha. As estantes, barras e prateleiras podem ser usadas para colocar tudo o que é usado diariamente como pratos, copos, panelas… e também para decorar.

otimizar o espaço na cozinha

 

Por exemplo, você poderá comprar frascos idênticos para colocar açúcar, café, saquinhos de chá, arroz, condimentos e tudo o que puder imaginar. Mas tenha cuidado, não caia no erro de acumular coisas nas prateleiras. Isso dará a sensação de que a cozinha é menor ou está muito ‘bagunçada’.

Alguns optam por instalar na parede uma tábua com orifícios (como aquelas usadas ​​para ferramentas) e, depois, colocar ganchos. Assim, é possível pendurar todas as coisas que usamos todos os dias para que não ocupem lugar dentro dos móveis.

Outra opção é colocar barras para pendurar as colheres, as tampas das panelas ou qualquer elemento pequeno. O que você acha da ideia de colocar ganchos embaixo das prateleiras para pendurar as xícaras? Fica lindo!

2. Escolha uma mesa ilha

Se você dispõe de algum espaço no centro da cozinha, aconselhamos a optar por uma das famosas ‘mesas ilha’ que não ocupam o mesmo espaço que uma tradicional e além disso, tem a vantagem de ser bastante funcional.

É ideal para uma cozinha integrada à sala. Podemos colocar bancos ou banquetas e não cadeiras (que ocupam mais espaço), e em cada lado você poderá colocar prateleiras ou gavetas para objetos cotidianos, como por exemplo, talheres, copos, bandejas, etc.

otimizar o espaço na cozinha

 

Se você não tem espaço para uma mesa ilha, o aconselhamos que pelo menos disponha de uma prateleira sob a sua mesa “comum” para armazenar as toalhas ou os guardanapos.

3. Opte por móveis com portas de correr e gavetas removíveis

Uma boa ideia para otimizar o espaço na cozinha é escolher móveis adequados ao ambiente. No caso das dimensões serem pequenas, você poderá optar por móveis que abrem e fecham com portas de correr e não de forma tradicional (para fora). Dessa forma, você poderá colocar uma mesa ou algo próximo sem precisar movê-la a todo momento.

Por outro lado, caso você faça uma reforma na sua cozinha, poderá aproveitar para instalar gavetas removíveis em diferentes espaços: sob a bancada, ao lado da geladeira, em um canto, etc.

4. Coloque organizadores nas gavetas

Um dos principais erros que costumamos cometer é usar as gavetas como “guarda tudo” e depois não encontramos nada. Se, em vez disso, optarmos pelos organizadores, tudo ficará em seu lugar e será mais fácil encontrar. E não é só isso, também teremos mais espaço disponível.

otimizar o espaço da cozinha

 

Nas lojas de decoração e utensílios domésticos, poderemos comprar todos os tipos de organizadores para gavetas. Ou, se você se animar, poderá construir o seu próprio organizador com base nas suas necessidades ou espaços específicos.

5. Mantenha tudo sempre em ordem

Para otimizar o espaço na cozinha, não são necessários apenas móveis funcionais ou organizadores. Também depende de nós e do quanto somos organizados. E esse hábito não está relacionado com o tamanho dos nossos ambientes, embora seja mais perceptível quando são pequenos. Pouco espaço não precisa ser sinônimo de desorganização

Depois de preparar o jantar, lave tudo e, sempre que possível, seque e guarde no lugar. Não deixe as coisas fora de seu lugar. Se a cozinha ficar desarrumada vai parecer menor do que já é.