Ideias para decorar cozinhas de madeira

· 21 de agosto de 2018

Sem dúvida, as cozinhas de madeira trazem muito aconchego e nos deixam à vontade, tanto que essas cozinhas nos convidam não apenas a cozinhar, mas também a passar muitos momentos do dia dentro delas.

A cozinha é um dos cômodos da casa que mais sofreu mudanças ao longo dos anos.

Aliás, durante a antiguidade, as cozinhas ficavam separadas do prédio principal.

De modo geral, a cozinha também era um lugar onde só se entrava para cozinhar. Entretanto, esse cômodo hoje se tornou o centro de uma casa, sendo o lugar de inúmeros encontros com familiares e amigos.

No artigo de hoje, daremos algumas ideias para fazer da sua cozinha de madeira o lugar aonde todos querem estar.

Mas antes, algumas recomendações gerais:

As cores

A madeira tem muitos tons, o que faz com que cada cozinha seja única e diferente.

Sendo assim, independentemente do tom da sua cozinha de madeira, é importante que os demais elementos que a compõem sempre contrastem entre si.

Queremos que a nossa cozinha e a sua madeira se destaquem e brilhem, não que ela fique parecida com os demais elementos.

Ou seja, o todo deve formar um conjunto harmonioso.

Além disso, escolha uma paleta de cores (3 ou 4 cores) que combine com o tom da madeira, buscando com que todos os elementos sejam dessas cores e não de outras.

Siga uma ordem e o resultado será harmonioso.

O tamanho

Não é segredo para ninguém que existem cozinhas de todos os tamanhos e com as mais diferentes distribuições, por isso é preciso adequar o tamanho dos elementos ao tamanho da cozinha.

As cozinhas de madeira, em geral, correspondem à imagem de uma casa grande, ampla e inclusive de campo.

Atualmente porém, as encontramos em tamanho menor. Então, preste atenção no tamanho dos elementos decorativos.

Lembre-se de que um dos princípios do design deve a proporcionalidade, ou seja, se a sua cozinha for pequena, não coloque elementos grandes demais, pois isso “encolherá” o espaço e o fará visualmente menor.

O estilo

Antes de tudo, devemos saber que são muitos os estilos de decoração que utilizam a madeira como seu material principal.

Por exemplo, o rústico e o clássico; há também outros, como o nórdico. De maneira geral esses estilos defendem composições que misturam a madeira com outros tipos de materiais.

São muitos os estilos de decoração que usam a madeira como seu material principal.

Para que sua cozinha de madeira fique perfeita, é preciso seguir sempre o seu estilo, pois ele condiciona quais elementos serão as suas melhores escolhas.

Por exemplo, se a sua cozinha de madeira segue o estilo rústico, elementos vintage, que evoquem a vida no campo, como caçarolas antigas, são uma ótima ideia.

Se, pelo contrário, a sua cozinha segue um estilo nórdico, elementos em bronze, com linhas retas e formas geométricas serão uma escolha mais acertada.

Uma vez que vimos algumas recomendações gerais, chegamos à parte em que falamos sobre os elementos que devem sempre estar presentes em uma cozinha de madeira.

O que não deve faltar em cozinhas de madeira?

Em linhas gerais, são alguns detalhes que fazem com que uma cozinha de madeira se diferencie das outras, tornando-a mas acolhedora, calorosa e familiar.

Evidentemente, tudo varia em função do tamanho, estilo e paleta de cores que a sua cozinha de madeira possui.

Mas, o que nunca deve faltar na sua cozinha de madeira…

Um relógio redondo

Sem dúvida, um relógio na cozinha sempre é um grande aliado. Tanto para que não demoremos demais no café da manhã, quanto para que não se queimem os bolos.

Os relógios redondos são perfeitos para as cozinhas de madeira e, se forem grandes e com detalhes metálicos, serão melhores ainda. É claro, deve-se sempre levar em conta as dimensões do ambiente.

Pelo menos um quadro ou foto de um galo ou qualquer outro animal de fazenda

A presença de um animal de fazenda sempre remete às cozinhas do campo e a vida rural.

Além disso, são muito bonitos e ficam perfeitos em uma cozinha tão aconchegante.

Lâmpadas

De modo geral, a iluminação em uma cozinha também é muito importante.

As lâmpadas suspensas em formato cônico ou de lanterna ficam perfeitas nas cozinhas de madeira. Aliás, se forem um trio, ficarão melhores ainda.

A iluminação na cozinha também é importante

Devemos fugir da iluminação que se coloca em armários ou embaixo das bancadas.

Flores silvestres

Com certeza você acertará se acrescentar flores em sua cozinha de madeira. Por serem um elemento natural, combinam perfeitamente com a madeira.

Escolha arranjos silvestres, em tons laranjas, vermelhos ou amarelos.

Algum elemento de época

Outra opção é fazer uma homenagem ao passado e incluir um elemento decorativo que nos lembre das cozinhas de antigamente.

Por exemplo, uma balança de cozinha vintage ou algum pote ou concha de cobre. Um cesto de ferro para os ovos ou frutas também é uma ótima escolha.

Adicione estes elementos e você fará muito sucesso com a sua cozinha de madeira. O cesto nos lembra a vida na fazenda ou em uma casa de campo.

Além disso, você pode utilizá-lo para várias coisas: guardar as frutas, os ovos ou as garrafas de vinho vazias.

Acrescente algum elemento de época à sua cozinha

Conclusão

Essas são apenas algumas das muitas recomendações para se ter uma cozinha de madeira nota 10.

Como você pode ter notado, não aconselhamos a inclusão de elementos de madeira. Isso porque esse material já está presente na cozinha.

Portanto, o importante é ressaltar a madeira e potencializar a sua beleza ao combiná-la com outros materiais. Evite os elementos decorativos que sejam feitos de madeira, pois isso irá saturar a cozinha.