Principais recursos para projetar uma cozinha moderna
Para dar à casa um toque mais inovador e atualizado, mostraremos os principais recursos para projetar uma cozinha moderna e mudar os móveis, cores, linhas e formatos.
Todos nós queremos que a nossa casa tenha uma imagem atraente e interessante. A renovação de qualquer espaço interno é um fator importante para o progresso; isto é, não devemos ficar presos no conservadorismo quando, na verdade, temos a possibilidade de melhorar e de nos adaptar a novos designs.
Atualmente, estão sendo feitos todos os tipos de projetos modernos para transformar os interiores. Trata-se de novas propostas que estão sendo feitas pelos mais renomados designers de interiores do cenário internacional; por isso, é hora de avaliar as possibilidades e tornar a cozinha um local mais acolhedor.
Aplicação do conceito de diafaneidade
Geralmente, estamos acostumados a ter cozinhas funcionais nas quais sentimos falta de mais espaço. Isso é bastante comum nos apartamentos na cidade, onde não temos condição de nos mover adequadamente e temos a sensação de estarmos comprimidos.
É hora de ter uma cozinha diáfana; isto é, que possua espaço suficiente para que possamos nos deslocar e executar as tarefas sem nenhum obstáculo. Dessa forma, o cômodo ficará oxigenado e os móveis ficarão mais visíveis, contribuindo com a decoração de forma mais eficiente.
É muito útil ter uma cozinha de maior amplitude, onde possamos distribuir melhor os eletrodomésticos e os móveis, para que tudo fique mais acessível. Esta é uma maneira de obter mais praticidade e acabar com o desconforto.
Deve haver um equilíbrio entre o espaço e a decoração.
Recursos essenciais para uma cozinha moderna
Conforme discutimos até agora, uma cozinha moderna deve ser composta pelos elementos mais inovadores a fim de se afastar dos conceitos clássicos de decoração. A seguir, veremos 5 recursos que não podem faltar:
- O exaustor, que permite que os vapores emanados do cozimento sejam absorvidos, evitando assim que os odores se espalhem. Existem designs contemporâneos, nos quais é aplicada a estética minimalista e funcional das linhas retas e simples.
- Ilha central onde podemos contar com uma superfície lisa e livre ou uma pia e/ou cooktop para cozinhar. Dessa forma, as funções serão melhor distribuídas pelo espaço.
- Iluminação suspensa no teto, caso você tenha uma ilha central, e focos para direcionar a luz para pontos específicos, como o cooktop, por exemplo. Esta é uma maneira de concentrar melhor os focos de luz nos pontos onde trabalhamos.
- Forno e micro-ondas embutidos nos móveis. Assim, economizaremos mais espaço e, além disso, os aparelhos também contribuirão de certa forma com a decoração, sem nos esquecermos da adaptabilidade e do fácil manuseio.
- Móveis básicos compostos por linhas simples, nos quais predominem as linhas retas. O objetivo é atingir o grau de funcionalidade de maneira mais vigorosa; este é um princípio fundamental que está intrínseco na decoração das cozinhas modernas.
As cores para uma cozinha moderna
Cozinha com ilha / lospepotes.com
Certamente, qualquer cor poderia ter o seu lugar na cozinha; no entanto, as tendências decorativas modernas selecionaram uma série de tons para oferecer uma imagem muito mais simples e austera.
As cores neutras ganharam terreno sobre as cores quentes e escuras. Cinza e branco são as mais prevalentes. Ao mesmo tempo, os tons terrosos claros também estão presentes, principalmente nos pisos de madeira que estão se tornando mais comuns nas cozinhas.
De qualquer forma, é sempre bom quebrar a predominância das cores incorporando certos recursos específicos em outro tom, que permita o contraste. Por exemplo: bancos, cortinas ou um móvel específico.
As bancadas mais valorizadas para uma cozinha moderna
No fundo, não é difícil encontrar o material adequado. As bancadas em granito são as mais resistentes e as que suportam melhor a passagem do tempo. É um material forte que, além de tudo, também costuma ter uma cor escura e neutra, sem se destacar excessivamente e garantindo uma eficiência inigualável.
Também podemos encontrar bancadas de mármore, mas elas são muito mais caras e podem sofrer bastante com o uso diário. Por outro lado, as de madeira laminada são as que estão ganhando cada vez mais espaço nas novas tendências decorativas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ventura, Anna: 1000 ideas prácticas en decoración del hogar, Universe Publishing, 2003.