Transforme a sua cozinha com tinta de aço inoxidável

24 de maio de 2019
Transforme a sua cozinha com tinta de aço inoxidável; você vai adorar a mudança e os seus eletrodomésticos ficarão como novos.

Para transformar a sua cozinha, não é necessário que você faça uma reforma complicada. Hoje em dia, existem diferentes materiais adaptados a esta área da casa, e uma das técnicas mais versáteis é o uso da tinta de aço inoxidável.

É um produto utilizado para metalização de superfícies, com grande poder anticorrosivo e que proporciona um acabamento semelhante ao aço inox. Você poderá dar um toque de cor aos eletrodomésticos, rejuvenescer a aparência de alguns utensílios e mudar completamente o estilo da sua cozinha sem grandes investimentos.

As características da tinta de aço inoxidável

As características da tinta de aço inoxidável

O objetivo deste tipo de pigmento é tornar determinadas superfícies muito mais duráveis, ao mesmo tempo em que protege os acabamentos. Geralmente é usado nos eletrodomésticos, mas também em alguns móveis de banheiro ou nas garagens das casas.

A tinta de aço inoxidável é vendida em spray ou em recipientes semelhantes aos da tinta padrão. Para adquiri-la, a melhor opção é pesquisar nas lojas especializadas, já que ela não apresenta um aspecto diferenciado.

Esse tipo de tinta é ótima para dar um acabamento perfeito às superfícies metálicas e para disfarçar o desgaste produzido pelo tempo ou pela sujeira. Ela também poderá ser usada em outros tipos de materiais, como a madeira, por exemplo, mas é especificamente projetada para trabalhar em superfícies de aço.

Com apenas algumas pinceladas, você evitará que a ferrugem surja nos aparelhos, além de trazer um toque de cor. Porém, a tinta não remove a ferrugem que já tenha surgido anteriormente.

Portanto, para aplicá-la em utensílios ou eletrodomésticos que não estejam em bom estado, é preciso tratá-los. Se a superfície apresentar alguma ferrugem, é aconselhável fazer um tratamento prévio antes do processo de pintura.

Ao lidar com superfícies com imperfeições, também é aconselhável trabalhá-las previamente, já que a tinta se fixará no material da forma que ele estiver.

Como usá-la corretamente nos seus eletrodomésticos e utensílios

Como usá-la corretamente nos seus eletrodomésticos e utensílios

Eletrodomésticos / infocasas.com.uy

Transformar a sua cozinha com tinta de aço inoxidável é algo que você mesmo poderá fazer. Afinal, isso não requer uma técnica muito complexa. Assim, a primeira coisa que você deve fazer antes de usar este material é se certificar de que os seus eletrodomésticos sejam feitos de metal.

Se a maioria dos utensílios for feita de outros materiais, talvez essa não seja a tinta mais adequada. Existem plásticos duros que parecem metal e podem nos confundir.

Para aplicar a tinta de aço inoxidável corretamente, é necessário seguir as mesmas diretrizes usadas com qualquer tinta à base de óleo. As tintas à base de água atuam de forma diferente.

Isto significa que, para uma boa fixação, será importante se certificar de que a superfície não esteja muito úmida nem com muitos resíduos.

É importante aplicar a tinta com um pincel de boa qualidade para evitar imperfeições nas superfícies. Esta é uma tinta relativamente delicada, então a qualidade da ferramenta será crucial.

Comprar dois pincéis pode ser uma boa ideia, porque se você for dar mais de uma demão de tinta, o pincel poderá endurecer. Um bom truque é mergulhar o pincel no querosene para evitar que as cerdas fiquem grudadas.

Estilos com muita cor para a sua nova cozinha

Estilos com muita cor para a sua nova cozinha

Geladeira / pinterest.es

Uma solução como essa para dar cor à cozinha abre muitas possibilidades; talvez você ache que são opções demais. Certamente, não parece uma boa ideia começar a pintar todos os aparelhos sem nenhuma estratégia.

Então, escolher um estilo que se identifique com você ou com o ambiente que você deseja criar pode ser o seu primeiro acerto. Mas, não é aconselhável comprar a tinta sem saber exatamente quais cores deseja, para que e como ela será usada.

Nesse sentido, uma excelente opção, se você tiver uma cozinha aconchegante com muita madeira, é trazer luz e dar destaque aos outros móveis. Neste caso, é conveniente pintar os eletrodomésticos de branco para remover a sua essência industrial.

Dessa forma, a cozinha recuperará a sua natureza rústica e tradicional, eliminando o efeito metálico; além disso as prateleiras de madeira terão maior destaque. Certamente, uma manobra sutil com resultados muito chamativos.

Mas, se o que você quer é encher de cor a sua vida e também a sua cozinha, com a tinta de aço inoxidável você tem diversas opções. Você poderá, por exemplo, usar cores vivas para criar uma cozinha com um estilo pop: para isso use vermelho-intenso, azul-elétrico ou amarelo-ovo.

Por outro lado, se você estiver procurando por modernidade e sofisticação, poderá encontrá-las no estilo bicolor: móveis pretos com eletrodomésticos vermelhos; ou marrons com brancos, por exemplo.