4 dicas para escolher uma cozinha monocromática

8 de abril de 2019
Optar por decorar a cozinha com uma única cor é tendência atualmente. Falaremos sobre o que você precisa considerar para ter uma cozinha nota 10.

A cozinha monocromática é uma das opções mais escolhidas atualmente. Isso não é nada surpreendente, já que o resultado é muito atraente, dinâmico e moderno. Por isso, se você está pensando em renovar a sua cozinha e escolher este tipo de decoração, você está no lugar certo.

A seguir, apresentaremos 4 dicas que serão muito úteis para que o resultado seja muito estético, além de muito confortável para o dia a dia. Não se precipite e passe por este processo com calma, pois esta é a única maneira de alcançar o resultado desejado.

1.  Pense com cuidado na escolha da cor

Tome seu tempo na escolha da cor

Assim como o próprio nome sugere, a cozinha monocromática tem como característica principal o uso de uma única cor. É por isso que você deve considerar que essa cor ocupará todos os cantos da cozinha, de tal forma que é importante gastar o tempo necessário para escolher a cor desejada.

Uma escolha rápida e sem um processo de reflexão, certamente acabará tendo como resultado uma cozinha que não será do nosso agrado. O mais provável é que você se canse dessa cor, ou que ela simplesmente o sufoque. Tudo depende das preferências de cada pessoa, mas geralmente, as cores muito marcantes são muito atraentes no começo, porém acabam sendo muito cansativas posteriormente.

O mesmo vale para as cores escuras, como o preto ou o cinza. É verdade que essas são cores muito elegantes e sofisticadas; mas de fato, elas também podem causar uma sensação de sufocamento ou escuridão. Com isso, não queremos dizer que não seja aconselhável escolher cores vivas ou escuras. Apenas queremos que você perceba que uma escolha rápida tem muitas possibilidades de ser uma opção ruim.

2. Cozinha monocromática: brinque com os diferentes tons

Brinque com os diferentes tons

Usar uma única cor para decorar a nossa cozinha não significa que não podemos variar o tom. A nossa recomendação é que você escolha uma paleta que seja do seu agrado e brinque com os diferentes tons de uma cor principal.

Dessa forma, o resultado será muito mais vistoso e agradável para o dia a dia. Por exemplo, se você decidir criar uma cozinha monocromática cinza, você poderá usar o cinza perolado, o cinza metálico ou o cinza carvão. Assim, o resultado será mais variado, porém sem deixar de ter esse senso de continuidade característico.

Além disso, você também poderá brincar com os diferentes tons ao comprar o aparelho de jantar, os utensílios de cozinha, as cortinas, as toalhas de mesa ou os elementos decorativos. Tudo depende do quão longe você quer ir com o design monocromático da sua cozinha.

3. Funcionalidade em primeiro lugar

Funcionalidade em primeiro lugar

Antes de começar a decorar a sua cozinha, você deve ter em mente que a funcionalidade deve ser o pilar fundamental de cada passo que você der ao longo do processo. Afinal, a cozinha é um espaço no qual a funcionalidade, o conforto e a segurança devem prevalecer.

Assim, não se esqueça de que o resultado deve ser um espaço funcional e confortável no qual tanto cozinhar quanto comer seja agradável.

Às vezes nos concentramos demais na cor dos diferentes elementos e nos esquecemos da funcionalidade. É inútil comprar um objeto que combine perfeitamente com a cozinha se não formos usá-lo depois; ele nos incomodará no nosso dia a dia, ou então não será tão prático quanto deveria ser.

Por isso, invista o tempo necessário para escolher cada elemento. Pesquise em diferentes lojas de móveis e em sites especializados. É possível encontrar os objetos que procuramos na cor desejada. Você precisa somente ser paciente e pesquisar cuidadosamente.

4. Leve em consideração a iluminação da sua cozinha monocromática 

Leve a iluminação da sua cozinha monocromática em consideração

Sem dúvida, a iluminação sempre é um dos principais aspectos a serem levados em consideração ao decorar e projetar qualquer espaço. Se tivermos um cômodo espaçoso e iluminado à nossa disposição, teremos um maior número de possibilidades diante de nós. Se tivermos um cômodo escuro e mal iluminado, não destacará a decoração.

Por isso, a nossa recomendação é que, se a sua cozinha for pequena ou não receber muita luz natural, não escolha cores escuras como preto, cinza ou azul-escuro. Assim, se você optar por uma cozinha branca ou em cores claras, criará uma sensação de amplitude e luminosidade que farão com que ela seja um espaço muito mais confortável para o seu dia a dia.