3 dicas para decorar com móveis coloridos

· 26 de outubro de 2018
Você quer incluir cor em algum cômodo da sua casa e não sabe como? Hoje daremos 3 dicas para inspirá-lo.

Quando pensamos em decorar com móveis coloridos dá um certo medo errar. E se ficar chamativo demais?

As tendências em decoração estão sempre se renovando e já foram de decorações totalmente brancas à introdução de cores através de diferentes elementos decorativos.

O certo é que decorar com móveis coloridos está frequentemente associado à decoração de quartos infantis ou juvenis. Porém, isso já não faz sentido, porque as últimas tendências nos trazem salas, halls de entrada, banheiros, cozinhas e varandas cheias de vida e frescor graças às cores dos seus móveis.

Além disso, os móveis coloridos são cada vez mais comuns nas lojas de decoração e, além disso, você mesmo poderá pintá-los.

Neste texto, daremos 3 dicas para decorar com móveis coloridos.

As vantagens de utilizar móveis coloridos

Mas, antes de lhe dar essas três dicas, gostaríamos de começar falando sobre algumas das vantagens em decorar com móveis coloridos. Em primeiro lugar, esses móveis trazem frescor e renovam o ambiente, já que acabam com a monotonia da decoração que predomina no cômodo.

Outra das vantagens de usar móveis coloridos em sua casa é que eles trazem muita personalidade ao ambiente. Sobretudo quando se trata de móveis de estilo vintage ou retrô.

Uma terceira vantagem dos móveis coloridos é que eles são um ponto de atração no cômodo, ajudam a tirar a atenção de outros aspectos que não gostamos tanto, já que todos os olhares estarão no móvel.

Por último, decorar com móveis coloridos é para qualquer cômodo. Como falamos no início, geralmente se associava essa decoração com quartos infantis ou de adolescentes.

móvel com constraste

No entanto, hoje em dia os móveis coloridos estão presentes em salas, terraços, banheiros, cozinhas ou áreas de passagem, entre outros.

Existem muitas outras vantagens em utilizar móveis coloridos, como por exemplo a facilidade de encontrá-los. Você poderá inclusive restaurar algum móvel antigo e mudar a sua cor.

3 dicas para decorar com móveis coloridos

A verdade é que, quando se fala de gostos, não há nada definido. Por isso, pedimos que você não leve essas dicas como regra, mas simplesmente como o que realmente são: dicas.

Antes de continuar, também gostaríamos de esclarecer outro ponto. E este é sobre o que consideramos móveis.

Pois bem, quando falamos de móveis, nos referimos a cômodas, mesas (de centro, auxiliares, etc.), bancos, pufes, móveis para a TV, armários, aparadores,  etc.

1- Equilíbrio para decorar com móveis coloridos

A primeira dica que consideramos importante: limitar os móveis coloridos que serão colocados em um mesmo cômodo. 

Lembre-se de que o objetivo é utilizar uma determinada cor e dinamizar um pouco a área. Assim, você acabará com a monotonia do cômodo. No entanto, o que menos queremos é que a nossa casa pareça uma feira infantil ou um circo.

Utilizar cor na decoração não quer dizer que devemos esquecer do estilo ou da elegância. Por isso, recomendamos não colocar mais do que dois elementos coloridos no mesmo cômodo.

Colocar um número reduzido de móveis coloridos trará equilíbrio ao cômodo.

móveis coloridos

2- Harmonia

A harmonia é um aspecto que deve estar presente em qualquer cômodo, seja qual for o estilo decorativo.

Para conseguir harmonia, todos os elementos devem se complementar.

No caso de decorar com móveis coloridos, deve haver harmonia em dois sentidos:

  • Tipo de móvel. Deve combinar perfeitamente com o estilo com o qual o cômodo já está decorado.
  • Cor do móvel. A cor do móvel deve contrastar, mas combinar com a cor das paredes e do piso. Esse aspecto é muito importante, já que se escolhermos cores da mesma gama ou muito parecidas, não teremos o contraste desejado.

Por outro lado, convém levar em conta que se o cômodo é pequeno, o móvel não poderá ser de uma cor escura, já que esse tipo de tonalidade faz com que o espaço pareça menor.

Por fim, para conseguir uma boa harmonia, recomenda-se que, pelo menos, a cor das paredes seja de um tom neutro.

móveis azuis

3- Faça você mesmo

No começo do texto, dissemos que decorar com móveis coloridos traz muita personalidade e estilo ao cômodo. Pois bem, isso eleva-se à décima potência se nós mesmos restaurarmos os móveis.

Você poderá mudar a cor de um móvel que esteja um pouco antiquado, e conseguir um estilo vintage com a pintura desgastada.

Também é possível comprar um móvel em alguma loja de móveis usados e customizá-lo com a cor que você mais gosta.

Para isso, utilize técnicas como o desgastado, as estampas ou até faça testes com tinta lousa.

móveis de segunda mão

Conclusão

Sem dúvida alguma, decorar com móveis coloridos está se tornando uma tendência cada vez mais forte. Principalmente em decorações muito neutras ou limpas, essa técnica dá um toque de cor que fica perfeito!