Tudo o que você precisa saber sobre o descarte de lixo em sua casa

29 de junho de 2019
Se o descarte de lixo é um problema em sua residência, este artigo poderá lhe ajudar. Siga estas dicas para descartar de maneira responsável os resíduos gerados diariamente.

O descarte de lixo em sua casa pode ser um problema. É incrível a quantidade de lixo que geramos em nosso dia a dia e as consequências que isso representa para o planeta. Assim, o mínimo que podemos fazer é realizar as práticas que explicaremos a seguir.

Se você as cumprir, não apenas deixará a sua casa mais limpa e organizada, como também estará cuidando do meio ambiente. Como você poderá comprovar, todas elas são propostas de descarte de lixo muito simples e que dificilmente implicam esforço.

Descarte de lixo por tipos

Descarte de lixo por tipos

Reciclar é fundamental para cuidar do planeta e não custa nada. Além disso, existem cada vez mais coletores de reciclagem de diferentes resíduos bem próximos das nossas residências.

Basta separar o lixo de acordo com o material com o qual é feito. Certamente você já sabe, mas por via das dúvidas, vamos lembrar brevemente os diferentes tipos de recipientes.

  • Verde: descartam-se as garrafas, os recipientes e os frascos de vidro.
  • Amarelo: os metais.
  • Azul: todos os tipos de papéis e caixas de papelão. Lembre-se de destruir previamente aqueles documentos particulares para garantir a segurança.
  • Vermelho: no coletor vermelho coloca-se os recipientes de plástico.
  • Cinza: matéria orgânica, compostos biodegradáveis ​​e plantas.

Descarte de lixo: reciclagem de óleo

Descarte de lixo: reciclagem de óleo

O óleo continua sendo um dos alimentos menos reciclados. Ao mesmo tempo, causa muitos problemas tanto no encanamento doméstico como no dos centros de tratamento de água. É comum descartar o óleo inutilizado na pia ou colocar panelas com óleo na lava-louças.

A solução é muito simples. É preciso apenas ter um recipiente separado na cozinha e ir enchendo-o com o óleo que sobra após cozinhar. Quando o recipiente estiver cheio, é preciso jogá-lo em um recipiente específico para essa finalidade.

Proibido descartar comida

Proibido descartar comida

Parte do descarte de lixo vem dos alimentos que compramos e que não consumimos posteriormente. Um exemplo claro são as milhões de toneladas de alimentos descartados no mundo todo por ano. Esse número é bem alarmante, e ainda mais considerando as milhares de pessoas que não têm acesso a alimentos básicos.

É por isso que devemos nos proibir de descartar comida. A primeira coisa que precisamos fazer é comprar apenas os alimentos que realmente precisaremos. Isso se consegue através do planejamento das refeições semanais.

Além disso, outra opção é congelar a comida que sobra. Você não apenas deixará de descartar comida como também economizará por não ter que cozinhar durante a semana. Você pode congelar tanto pratos cozidos como crus. Você deve apenas considerar quais alimentos podem ser colocados no congelador.

O lixo pode ter uma segunda vida

Até agora falamos sobre descartar. Mas a verdade é que muitos elementos que jogamos fora ainda têm muito potencial. A seguir, mostraremos alguns exemplos com os quais você economizará dinheiro, promoverá a criatividade dos seus filhos e cuidará do meio ambiente.

Reutilizar caixas de papelão para decoração

O lixo pode ter uma segunda vida

As caixas de papelão são um dos objetos que mais descartamos no recipiente azul. Dependendo do seu tamanho, poderemos lhes dar uma segunda vida criando diferentes objetos.

Revisteiros, luminárias, cadeiras ou brinquedos para os nossos filhos são apenas alguns dos exemplos. Você não pode imaginar o quão resistente e versátil uma simples caixa de papelão pode ser. Portanto, pense duas vezes antes de descartá-las.

Descarte de lixo: decorar com garrafas de plástico

Decorar com garrafas de plástico

Algo tão simples como uma garrafa plástica pode ser transformado em uma infinidade de elementos. O melhor de tudo é que podemos realizar essa transformação com a ajuda das crianças da casa.

Algumas propostas são um vaso de flores, um porta-lápis ou animais engraçados. Assim, você pode deixar seus filhos desenvolverem a sua criatividade e criarem os seus próprios brinquedos ou acessórios para decorar o quarto.

Reutilizar lâmpadas como decoração de Natal

Reutilizar lâmpadas como decoração de Natal
Lâmpadas decorativas / umamanualidades.com

Uma boa ideia é guardar todas as lâmpadas que queimarem até o final do ano. Quando o Natal chegar, você terá que despertar o seu lado mais criativo para que elas voltem a brilhar, embora de uma maneira diferente.

Você poderá pintá-las com tintas acrílicas ou cobri-las com tecido ou crochê. O resultado será bolas de Natal diferentes que ficarão perfeitas penduradas na árvore.