As folhas das plantas como inspiração e padrão decorativo
A decoração da casa pode ser configurada com desenhos e padrões que representem um determinado motivo e ajudem a tematizar o espaço. Por esse motivo, queremos abordar as folhas das plantas como inspiração e padrão decorativo.
Na natureza, existem várias espécies de plantas e muitas delas possuem designs realmente atraentes que podem despertar o nosso interesse na hora de decorar a casa e contribuir com formas mais sustentáveis de decorar o lar.
Se olharmos à nossa volta, veremos que alguns elementos decorativos estão ligados ao mundo natural; inclusive, geralmente temos plantas que ajudam a oxigenar e a refrescar. Por este motivo, temos a oportunidade de conhecer as diferentes possibilidades que a natureza nos oferece.
Folhas das plantas como estampas para as almofadas
Imagem: es.dhgate.com
Tanto a sala quanto o quarto podem ser preenchidos com almofadas com estampas de folhas. Elas podem ter um design que tenha uma imagem mais ou menos realista, mas cabe destacar que elas proporcionarão um toque verde e naturalista ao ambiente.
Algumas das mais comuns são as folhas das plantas tropicais: palmeiras, samambaias, trepadeiras, marquesas, ave do paraíso, etc. Elas podem ser representadas como aquarela e perdendo uma certa veracidade; a ideia é transmitir um conteúdo exótico.
Este tipo de almofada possui um fundo branco para destacar, em maior medida, o próprio desenho da planta. Por sua vez, é possível encontrar composições muito interessantes que incluem um animal ou que trocam a cor da folha e aplicam, ao invés do verde, dourado, amarelo, azul, etc.
O sofá terá uma imagem distinta e o espaço será mais naturalizado.
5 recursos decorativos com as folhas das plantas
Os diferentes cômodos da casa podem conter recursos para trabalhar as folhas das plantas. A variedade é muito grande, mas devemos estabelecer como objetivo principal a possibilidade de ornamentar sem saturar em excesso. Vejamos 5 recursos decorativos:
- O papel de parede é um dos mais recorrentes. Não é necessário cobrirmos todas as paredes com este recurso, mas simplesmente colocá-lo em uma única parede. Muitos bares geralmente utilizam esse tipo de decoração para ambientar o local de forma exótica.
- Na parede, podemos pendurar alguns quadros com folhas de plantas, como se fossem de um museu botânico, contendo até mesmo o nome da planta. Também há a possibilidade de pintar um quadro com folhas secas.
- As cortinas também são um dos componentes onde as folhas das plantas podem aparecer repetidas de forma consecutiva; isto é, o que chamamos de um padrão que se repete, mas que não tenta cobrir toda a superfície completamente.
- Nas toalhas das mesas de jardim, as folhas ajudam a mesa a se integrar melhor ao ambiente, sem destoar; de fato, ela ganha um toque mais sofisticado ao combinar perfeitamente com as plantas e a grama. No entanto, elas também ficam muito bem na sala de jantar ou na sala de estar.
- O estofamento de um assento, seja ele um sofá, uma poltrona ou uma cadeira, também pode conter esse tema. Seria repetido o mesmo padrão, trazendo um caráter diferente do que geralmente é visto nos interiores.
Como criar um ambiente hippie e alternativo?
Imagem: pinterest.es
Se quisermos desenvolver uma temática hippie e alternativa em um espaço, a decoração poderá ser voltada para um conteúdo mais descontraído e jovem; inclusive, com uma certa temática surfista e psicodélica.
Um motivo que geralmente é repetido entre os jovens é a folha de cânhamo, que pode ser encontrada em lenços, almofadas, cobertores e colchas. O objetivo é romper com os estereótipos sociais.
Nesse âmbito, vale destacar a ligação com a decoração de estilo jamaicano, que também inclui folhas como as da palmeira. O objetivo é transmitir a ideia de um ambiente mais alternativo e descontraído.
Outras possibilidades decorativas para as folhas das plantas
Até agora, falamos principalmente sobre padrões, mas também temos a oportunidade de decorar com outros recursos artesanais realmente interessantes.
Um caso em particular seria completar o exterior de uma tigela ou de um vaso com folhas prensadas, que devem estar completamente secas e lisas para que possam aderir à superfície. Da mesma forma, isso também pode ser feito em cadernos ou livros.
Outro exemplo seriam os sinos dos ventos que podem ser feitos não só com folhas, mas também com outros utensílios que produzam sons quando tocados e que completam a decoração.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Lava Oliva, Rocío: Interiorismo, Madrid, Vértice, 2008.