Composições florais para mesas informais
Existem muitas possibilidades para criar composições florais simples e com muito estilo que ajudam a surpreender os convidados em um almoço ou jantar informal em casa.
O melhor de tudo? Você não precisará de grandes conhecimentos de floricultura nem ser uma especialista profissional para produzi-los. Por enquanto, você só precisa se preocupar em continuar lendo este post.
Composições florais, infinitas possibilidades
Arranjos florais em jarros e vasos
Esses dois recipientes que propomos são algumas das opções que você pode usar para criar um arranjo floral muito atraente que fará todos os seus convidados se apaixonarem.
Ideais para buquês, entre os mais amplamente utilizados estão os de vidro, principalmente os transparentes, pois em geral, eles se adaptam a todos os tipos de ambientes e fornecem luminosidade juntamente com os reflexos da água.
Mas não precisamos optar apenas por esses recipientes, pois também vale a pena considerar os jarros e baldes esmaltados ou de estanho, os potes de cerâmica e terracota, bem como louças antigas.
Basta escolher o mais adequado de acordo com o tamanho das flores, as suas cores, a quantidade que será utilizada, o uso e o ambiente onde colocaremos a composição floral. Propomos uma mesa para um almoço primaveril nos exteriores ou um jantar informal na sala de jantar da sua casa. O que você acha?
E agora, anote essas quatro sugestões. Temos certeza de que você vai adorar:
- Em vasos de boca estreita, coloque uma única flor de haste longa. Que tal uma gérbera? Você pode acompanhá-la de acordo com sua forma, usando um galho caído ou na vertical, a uma altura mais baixa.
- Nos vasos com boca normal, componha um buquê de estilo clássico com flores de diferentes tamanhos e formas, usando tons contrastantes para tornar o arranjo mais atraente.
- Em vasos de boca muito larga, prenda as flores com recursos decorativos; tente usar pedras de rio. Se o vaso for de vidro, este recurso, além de engenhoso, também será muito decorativo.
- Em vasos quadrados e de vidro, prenda um grupo de flores grandes em uma espuma; você pode usar lírios, açucenas… Para evitar que a espuma fique visível, cubra-a com folhas vistosas como as do cróton.
Composições florais em cestas, vasos e pratos
Eles podem ser tão variados quanto os buquês e também podem ser compostos com diferentes formas e cores, de acordo com os gostos pessoais e a ocasião.
Geralmente, eles são montados em uma base de espuma floral e podem ser usados não apenas como centros de mesa, mas também para decorar uma mesa lateral, um aparador…
Silvestres ou sofisticados, mais simples ou mais elaborados, ao usá-los para decorar a mesa durante uma refeição, devemos levar em consideração o tamanho e a forma da mesa (alongada, quadrada, redonda…) para manter a mesma linha estética.
Além disso, lembre-se de que a altura dessas composições nunca deve impedir o contato visual entre os convidados. Também não é aconselhável usar flores ou folhagem perfumada para que os aromas não se misturem com os dos alimentos.
Pense em que tipo de flor será melhor de acordo com a estação do ano. Sugerimos que, para os centros primaveris, sejam combinadas flores de cerejeira, maçã silvestre e gérbera; assim, os arranjos ficarão frescos e muito luminosos.
Você pode obter o mesmo frescor em um centro de mesa para o verão, no qual flores brancas, como nardos, lírios e peônias, são misturadas com ramos de hera e eucalipto.
Se você deseja criar uma composição outonal, é possível criar um centro de mesa com flores vermelhas e duplas de camélia japonesa matizadas com lírios amarelos, complementadas pelas folhas verdes do louro e as roxas da mahonia.
E o inverno chegou. Qual composição funciona bem para esta estação? Muito fácil. Use bagas e amarílis, misturadas com galhos de azevinho; você verá que eles darão bons resultados para as suas mesas de inverno.
Composições florais: dicas para conservar os arranjos
Vamos dar algumas dicas para que as suas composições durem mais tempo:
- Antes de fazer o seu arranjo, verifique se o recipiente está limpo. Quando trocar a água dos vasos, recomendamos que eles sejam limpos antes de colocar as flores novamente.
- Adicione um conservante industrializado para flores. O seu uso praticamente dobra a sua duração. Lembre-se de que, se for usá-los, você não precisará trocar a água com tanta frequência. Também será útil adicionar algumas gotas de suco de limão ou de água sanitária.
- Não exponha o arranjo a correntes de ar nem permita a luz solar direta. Lembre-se também de que é melhor que ele fique em um lugar fresco durante a noite.
- E, finalmente, na medida do possível, evite tocar muito nas flores uma vez que a composição já estiver pronta, pois isso acelera a deterioração e diminui a sua beleza.