Corrimãos originais feitos em ferro forjado

12 de março de 2020
É hora de dar um novo visual às escadas. Para isso, a melhor maneira é aplicar um corrimão original e criativo.

O trabalho com o ferro é uma das técnicas mais comuns na decoração de interiores. Suas belas formas fizeram dele o recurso perfeito para embelezar todos os tipos de elementos: varandas, móveis, portas e, é claro, corrimãos originais de ferro forjado.

Embora possa parecer que o ferro forjado seja um tipo de artesanato em processo de extinção, ele vem se popularizando nos últimos anos, tanto para o tratamento de estilos clássicos ou tradicionais quanto para ambientes cheios de vanguarda e modernidade. Isso ocorre porque essas peças têm uma aparência elegante e versátil.

Um dos elementos no qual o ferro forjado é mais aplicado são os corrimãos das escadas. Esse modelo transmite uma dupla sensação de leveza e segurança, ao mesmo tempo em que fornece personalidade. Além disso, independentemente do estilo arquitetônico, eles realçam o espaço com muita criatividade e elegância.

Inspire-se nas ideias a seguir e transforme a sua escada através de novas formas de decoração.

Uma escada colorida

Corrimãos originais feitos em ferro forjado

Os modelos de corrimãos em ferro forjado tradicionais podem ser clássicos demais para muitos designs. No entanto, podemos mudar completamente a estética do nosso corrimão aplicando um toque de cor.

Como regra geral, o ferro forjado clássico geralmente tem acabamentos em cores neutras, como preto, marfim e, às vezes, verde-inglês. No entanto, essa paleta de cores pode ser um pouco entediante, especialmente para espaços juvenis. Por isso, um toque de cor pode mudar completamente a estética da escada inteira.

Podemos obter um espaço moderno e cheio de luz aplicando um esmalte de cor brilhante ao nosso corrimão. Outra opção é criar um ambiente mais romântico ou shabby chic incorporando a paleta típica deste estilo: turquesa, rosa ou lilás. Certamente, as possibilidades são infinitas.

Menos é mais

Corrimãos originais feitos em ferro forjado

Corrimão minimalista / es.habcdn.com

Outra maneira interessante de aplicar o ferro forjado na decoração da nossa casa é através de corrimãos minimalistas. 

  • É verdade que a maioria dos designs em ferro forjado geralmente são muito complexos, com linhas curvas e designs complicados. No entanto, também é possível ter um esquema mais simples, com linhas retas que correspondam a uma decoração mais atual.
  • Esse tipo de corrimão tem linhas simples, formas suaves e restritivas, clareza e simetria precisa. Caso contenham elementos decorativos, eles serão dispostos de modo estritamente linear, enquanto a composição permite o uso de elementos planos e tridimensionais.

O ferro forjado minimalista supõe o equilíbrio entre vanguarda e tradição.

Corrimãos feitos em ferro forjado de estilo gótico

Corrimãos originais feitos em ferro forjado

Um dos grandes clássicos do design de corrimãos é o estilo gótico. Ele é facilmente identificado através do seu padrão geométrico claro, baseado em um círculo ou em uma parte dele. Os corrimãos têm luminosidade, altura visual e elementos decorativos limitados: trevos, trepadeiras e lírios.

Os balaústres góticos podem funcionar para a maioria dos estilos de casas, mas são mais adequados para as casas maiores com um tema clássico, como um estilo francês ou inglês.

Uma onda de ferro

Corrimão de ferro forjado / decorar.net

Uma das últimas tendências para a decoração com ferro forjado são os corrimãos em forma de onda. Esse tipo, diferentemente dos modelos mais clássicos, é concebido horizontalmente, de modo que os corrimãos têm uma forma ondulante que cria a sensação de estar no mar.

Esse recurso é perfeito para gerar movimento nas áreas da casa que são um pouco estáticas. Além disso, a simplicidade do seu design permite que esses corrimãos sejam combinados com outros materiais, como a madeira, por exemplo, obtendo assim um efeito único através da combinação de diferentes texturas e cores.

Corrimãos de ferro forjado inspirados em elementos botânicos

É cada vez mais comum encontrar elementos de ferro forjado que imitam plantas, flores ou árvores. Os corrimãos inspirados em elementos botânicos são a mais nova tendência decorativa. Este tipo de corrimão é o complemento perfeito para dar um toque natural e vivo à nossa casa.

Podemos encontrá-los com todos os tipos de formas, desde uma velha árvore que sobe as escadas até grades de jardim com enfeites decorativos em forma de flor. Isso ocorre porque muitos deles, mais do que um elemento construtivo, são verdadeiras obras de arte capazes de captar a atenção de todos os olhares.  

Esse tipo de corrimãos tem outra vantagem: graças ao seu design original e exclusivo, eles são um recurso atemporal, capaz de se adaptar a qualquer estilo decorativo, tanto clássico quanto contemporâneo.

Reyneri di Lagnasco, C. Amedeo: Decoración en hierro, De Vecchi, 2008.