6 dicas para cuidar dos móveis de madeira

19 de maio de 2019
A madeira é um material muito delicado; precisa de cuidados específicos para que não se deteriore e possa durar muito tempo.

Os móveis de madeira foram e continuam sendo um dos mais escolhidos para decorar as casas. Este tipo de móvel oferece calor e dá uma sensação de lar personalizado ao espaço. Porém, devemos cuidar muito bem dos móveis de madeira.

Este material não é o mais resistente nem o mais duradouro ao longo do tempo. Por isso, devemos cuidar dele praticamente todos os dias para que a sua durabilidade possa ser estendida ao máximo. A seguir, daremos uma série de ideias para cuidar dos móveis de madeira da sua casa e fazer com que eles pareçam sempre novos.

1. Limpe todos os dias

Limpe todos os dias

Embora em um primeiro momento isso não possa ser visto a olho nu, os móveis acumulam poeira todos os dias. Por esta razão, e para cuidar dos móveis de madeira da melhor maneira possível, você deve limpá-los todos os dias.

Para esta limpeza, poderá usar um pano seco que você simplesmente deve passar pela superfície a fim de remover a poeira, ou ainda toalhinhas umidecidas especiais para limpar madeira que são vendidas em todos os supermercados.

Limpá-los diariamente tomará poucos minutos do seu tempo, mas você se certificará de que nenhuma sujeira se acumule. Se você deixar isso acontecer, podem surgir manchas na madeira, fazendo com que ela se deteriore.

2. Lustre uma vez por semana

Lustre uma vez por semana

Lustrar / hogarmania.com

É preciso lustrar ou encerar os seus móveis de madeira. Isto dependerá do tipo de móvel que você tem em casa. Embora não seja necessário que você faça isso todos os dias, é conveniente lustrá-los uma vez por semana.

Aconselhamos que seja lustrado depois que você já tenha terminado a limpeza, para que o móvel esteja limpo e livre de poeira. Para lustrar, você poderá usar um pano ou uma escova de cerdas macias.

Você deve aplicar uma camada de lustra-móveis ou de cera e esperar secar. No caso da cera, você poderá aplicar uma segunda e terceira camada, deixando um tempo apropriado para a secagem.

3. Cuidar dos móveis de madeira: nunca use amônia

Não use amônia

Embora a maioria dos produtos de limpeza para cuidar dos móveis de madeira contenha amônia, você deve evitá-los. Este é um elemento abrasivo e por isso, com o passar do tempo, a madeira começará a perder o brilho e a cor.

A nossa recomendação é que você use produtos que não sejam abrasivos e que sejam tão naturais quanto possível. Dessa forma, você evitará a deterioração dos móveis, bem como um elemento tão perigoso e prejudicial para a saúde quanto a amônia.

4. Cuidar dos móveis de madeira: evite colocar fontes de calor

Cuidar dos móveis de madeira: evite colocar fontes de calor

Técnica decapagem / totenart.com

Recomendamos que você nunca deixe um recipiente quente sobre um móvel de madeira. Os danos que o calor provoca neste material geralmente são irreversíveis.

O calor pode causar desde danos à superfície, tais como descoloração ou amolecimento e manchas, até a possibilidade de que a cera seja danificada e que a madeira inche. No entanto, se alguns destes problemas aparecer, a única opção será lixar os móveis.

5. Proteja os móveis das condições climáticas

Proteja os móveis das condições climáticas

Desde o início, deixamos claro que cuidar dos móveis de madeira não é uma tarefa fácil. É preciso proteger este tipo de material do sol, da água e do ar-condicionado. Ou seja, você deverá estar constantemente atento aos móveis, mas explicaremos as razões:

  • Protegê-lo do sol: aos poucos, a luz do sol vai consumir o brilho e a cor da madeira, estragando o móvel com o passar do tempo.
  • Da água: todos nós conhecemos a baixa resistência à umidade oferecida pelos móveis de madeira. Portanto, evite colocá-los em lugares úmidos, pois a madeira úmida pode rachar e amolecer.
  • Do ar-condicionado: se o sol não é algo bom, a exposição contínua deste material ao ar-condicionado também não é. A madeira começa a se deteriorar com o ar.

6. Limpe as manchas na hora

Limpe as manchas na hora

Se você derramar um líquido em um móvel de madeira, deverá limpá-lo imediatamente. Isso evitará que a mancha penetre ainda mais na madeira, causando a sua deterioração.