Dicas para decorar halls de entrada pequenos
Muitas casas têm halls de entrada pequenos que ficam sem decoração, principalmente devido ao medo do custo excessivo dos acessórios e ao mau aproveitamento do espaço. No entanto, esta situação poderá ser resolvida facilmente com um pouco de criatividade. A seguir, daremos algumas dicas para decorar halls de entrada pequenos, sem gastar muito e, em alguns casos, sem ter que recorrer a trabalhos manuais de elaboração complexa.
4 acessórios básicos para halls de entrada pequenos
Embora seja verdade que tudo vai depender das medidas do espaço, há certos acessórios que, na grande maioria dos casos, podem ser incluídos nos halls de entrada pequenos, desde que sejam colocados da maneira correta. Alguns deles são:
- Um suporte para guarda-chuvas.
- Um tapete.
- Um cabideiro (de chão ou na parede).
- Um recipiente para os calçados.
Estes são objetos cuja função é manter a organização do primeiro cômodo da casa. Por isso, não é conveniente ficar sem eles.
Atualmente existem muitos modelos que podem ser instalados na parede ou que são peças dobráveis ou polivalentes; assim eles não se transformam facilmente em um estorvo.
Certamente, as pessoas que queiram optar por um estilo mais simples podem deixar alguns desses elementos de lado e manter apenas um ou dois itens.
No entanto, aqueles que forem mantidos na decoração devem ter um design com muita personalidade, para que dessa forma o cômodo fique ‘bem vestido’. Por exemplo, um tapete com uma estampa original ou com uma textura diferente.
Agora, quando se trata de economizar dinheiro, você poderá recorrer a certas variações. Nesse sentido, muitas pessoas optam por colocar vários pregos em uma das paredes do hall de entrada, como se fossem um cabideiro, ao invés de adquirir essa peça propriamente dita.
Outras pessoas, em vez de procurar um recipiente para os calçados, dão uma nova utilidade a um palete ou a um caixote de frutas de madeira. Dessa forma, encontram a solução para uma necessidade quase sem gerar gastos.
Outras opções a serem consideradas
Os seguintes acessórios geralmente têm um baixo custo e funcionam muito bem para decorar halls de entrada pequenos e outros espaços. Em sua maioria, são objetos reutilizados ou então elementos simples que, com apenas um toque, já se transformam em acessórios espetaculares; esse é o caso dos garrafões, por exemplo.
- Plantas.
- Um espelho.
- Flores artificiais.
- Quadros feitos por você mesmo (podem ser aquarelas, pinturas a óleo, colagens ou uma bela peça de caligrafia).
- Uma cadeira velha ou então qualquer outro objeto fora de uso pintado com spray (o grafite oferece muita personalidade à decoração de interiores).
- Garrafões de vidro colorido, com um arranjo de varetas de madeira ou espigas.
- Objetos vintage (como um telefone, uma máquina de escrever, uma luminária de chão antiga, etc.).
É possível decorar sem recorrer a objetos?
Sim. De fato, há halls de entrada pequenos que são muito bem decorados apenas incluindo um toque de cor à porta ou às paredes. É possível escolher várias cores vivas ou ainda brincar com apenas uma cor e seus diferentes tons.
Uma ideia muito original é deixar as paredes pintadas de branco e simplesmente pintar a porta com um tom de amarelo vivo. Dessa forma, este elemento se torna o centro das atenções do espaço; assim, disfarça completamente o fato de que não foram incluídos acessórios ao seu redor.
Certamente, também é possível reutilizar essa mesma ideia; porém com outro objeto. Por exemplo, poderia ser colocado apenas um móvel no hall de entrada, com uma cor primária, como por exemplo azul, vermelho e verde; embora também seja possível optar por outras opções marcantes, como turquesa, violeta e rosa.
Seja criativo
Muitas vezes, é possível aproveitar objetos que estão sem uso na casa ou então é possível criar acessórios originais a partir das peças de outros objetos. Tente assumir alguns riscos e verá como é possível obter resultados muito originais sem gastar muito.
A ideia é dar ‘asas à imaginação’ e não se limitar ao conceito tradicional de hall de entrada. Afinal, toda regra tem a sua exceção e o que se deseja é encontrar uma solução eficiente, mas também agradável visualmente. O espaço reduzido não deve ser empecilho para decorar o hall de entrada de forma funcional e harmoniosa.