8 ideias para decorar a sua cozinha com plantas

· 19 de novembro de 2018
As plantas sempre ficam ótimas em qualquer cômodo da casa, e na cozinha não poderia ser diferente.

No artigo a seguir, daremos algumas ideias para que você possa decorar a sua cozinha com plantas. É uma opção muito interessante, não importa o espaço que você tenha. Não perca!

Quem disse que os vasos só podem ficar no jardim? Na verdade, em qualquer ambiente da nossa casa eles nos trazem a sua beleza, seus aromas e, além disso, aquele toque natural que muitas vezes faz falta quando moramos na cidade.

Ideias para decorar a sua cozinha com plantas

A cozinha geralmente é o local mais movimentado da casa, principalmente se você tiver uma mesa onde a família se reúne para o jantar. Embora atualmente a maioria delas seja pequena, isso não significa que devemos deixar de lado a decoração ou o design para que ela fique mais bonita. Por isso, dê uma olhada nessas ideias para decorar a sua cozinha com plantas:

1. Parede de temperos

Se você gosta de cozinhar e usar muitos temperos naturais… Então, coloque vasos na sua cozinha! Se você não tiver espaço suficiente, não se preocupe, pois poderá colocar os recipientes em uma parede. Assim, quando você precisar de alguma erva em particular, basta dar alguns passos e se servir.

Ideias para decorar a cozinha com plantas

Os vasos podem ser feitos de vidro, plástico ou ainda de qualquer outro material da sua escolha. Porém, tome cuidado para que na hora de regá-los não sujem o piso ou a bancada.

2. Uma prateleira de plantas

Você quer dar um ar mais natural à sua cozinha? Uma boa ideia é preparar um vaso grande e colocar dentro dele várias plantas que fiquem penduradas, como por exemplo, uma hera-do-diabo ou a samambaia. Se você quiser ousar, então coloque uma trepadeira que vá ‘subindo’ pelos armários ou pela geladeira.

3. Horta no vaso 

Se você gostou da ideia de ter uma cozinha com plantas aromáticas… Imagine então como seria ter uma horta! Não precisa ser nada muito grande, alguns vasos já são o suficiente. Você poderá plantar, por exemplo, alfaces de todos os tipos, acelga e até mesmo tomates.

Pesquise e aprenda sobre o conceito de hidroponia para que dessa forma você não precise de terra nos vasos. Este sistema é baseado no uso da água para o crescimento das plantas. É muito interessante!

4. Cantinho dos cactos

Os cactos estão totalmente na moda e, embora possamos pensar que eles só fiquem bem no jardim ou no escritório, na verdade eles também poderão ser colocados na cozinha, desde que tenhamos o cuidado de não nos espetarmos com seus espinhos afiados.

Cantinho dos cactos

Escolhendo os cactos, você não terá que se preocupar muito com os seus cuidados, já que quase não precisam de água. Porém, é necessário escolher um lugar onde eles possam receber uma boa quantidade de sol todos os dias.

5. Quadros de plantas

Uma cozinha com plantas não precisa que elas estejam necessariamente presentes “ao vivo e a cores”. Talvez você goste muito de flores, mas esse ambiente da casa não conta com luz natural suficiente e por isso nenhuma delas sobreviva.

Não se preocupe, pois você poderá optar por flores artificiais ou então por quadros onde existam belas margaridas, girassóis, lavandas ou rosas… Escolha plantas cujas cores combinem com o restante da cozinha. Elas certamente ficarão ótimas!

6. Vasos reciclados

Qualquer recipiente pode ser transformado em um vaso para uma planta, não importa o seu tamanho. Na cozinha, você poderá reciclar, por exemplo, potes de iogurte ou de sorvete, frascos de geleia e até mesmo panelas velhas que você não usa mais.

Os vasos de alumínio estão na moda, sendo perfeitos para  uma decoração mais ao estilo antigo ou vintage. Você também poderá usar recipientes de plástico ou paletes de madeira e assim montar o seu próprio jardim vertical. Tudo é bem-vindo!

7. No peitoril da janela

Esta parte da janela muitas vezes fica “perdida” e não é usada como merece. No entanto, se trata de uma excelente localização para os vasos, pois ali eles terão luz natural e darão mais vida à cozinha. Dessa forma, o peitoril não será mais um lugar ‘sem graça’ e vazio.

Plantas no peitoril

8. Flores no centro da mesa

Se você tem uma mesa ou uma bancada para o café da manhã na sua cozinha, então aproveite para decorá-la com lindas flores da estação. Tente optar por plantas que combinem com o restante do ambiente ou ainda por aquelas que se destaquem por terem uma cor completamente oposta.

Uma cozinha com plantas tem um estilo único, semelhante ao que vemos nas revistas de decoração ou então nas mansões das celebridades. E a melhor parte é que você não precisa gastar muito dinheiro para ter lindos vasos e flores o ano todo.