Estampas xadrez para os assentos
A decoração do lar não deve se limitar apenas à escolha de uma série de recursos e sua distribuição, também é importante que haja um conteúdo definido por meio de símbolos, cores e formas. Por esse motivo, hoje conheceremos os benefícios das estampas xadrez para os assentos.
Normalmente, temos interiores básicos, simples e funcionais onde utilizamos tons suaves ou recorremos a alguns desenhos elementares que, afinal, também contribuem para a estética do todo e transmitem um determinado sentido.
Hoje em dia, podemos encontrar vários tipos de assentos no mercado. Alguns são mais simples, outros são mais sofisticados e, por outro lado, encontramos os convencionais que se adaptam a qualquer design de interiores.
Estampas xadrez: o que elas podem nos proporcionar?
Se dermos uma olhada na própria essência do xadrez, perceberemos que ele é constituído, basicamente, por uma rede de quadrados que se estabelecem entre si proporcionando estabilidade, retidão e firmeza.
Geralmente, o encontramos em pisos e determinado pela alternância de preto e branco; no entanto, também existem outros casos em que são combinadas cores diferentes ou têm projetos hidráulicos, símbolos, desenhos, geometrias, etc.
Estamos, portanto, com um tratamento simétrico e rigoroso que também pode ser aplicado nos próprios assentos. Lembre-se de que não é algo habitual. Por isso, pode nos ajudar a realçar mais a decoração, enriquecer a imagem do cômodo e gerar um apelo visual muito original.
O xadrez é uma forma de organizar uma superfície.
Estampas xadrez nos assentos: principais características
Se tivermos que apontar algumas peculiaridades do padrão xadrez disposto nos assentos, diferentes sensações vêm à mente. Nesse sentido, será cada indivíduo, de acordo com os seus critérios, que tirará as suas próprias conclusões. Vejamos algumas características fundamentais:
- O típico tabuleiro de xadrez preto e branco pode ser encontrado em poltronas, em um grande sofá ou, por exemplo, no estofado de uma cadeira. Produz um efeito alternativo e sutil que contrasta com os outros recursos presentes.
- A diferença que estabelece com outros padrões que costumamos ter em casa é evidente. Normalmente optamos por vegetais, figuras ou linhas. Chegou a hora de mudar e procurar outro procedimento estético que seja interessante.
- O aparecimento deste tipo de estampas na decoração da casa deve ser constituído de forma anedótica. Por outro lado, em bares e locais públicos pode ter uma presença maior, pois oferece um aspecto dinâmico, ativo e requintado.
- Não é conveniente que um assento deste tipo seja colocado em um piso que também é xadrez. Pode atingir um nível de saturação que não nos convém. O mais relevante é que exista um único componente com este design e, portanto, mostre uma abordagem diferente.
Em quais estilos ele pode se encaixar?
É verdade que as estampas xadrez são um tanto singulares para serem combinadas adequadamente com estilos tradicionais ou clássicos. Na verdade, são uma boa aposta para o que os estilos mais modernos, contemporâneos e vanguardistas.
Por outro lado, também tem lugar dentro de estilos como o boho chic ou o nórdico. Ambos estão em uma categoria simples, portanto, a estampa xadrez não deve se tornar o foco das atenções. Na realidade, deve ser direcionada para complementar os outros recursos.
Sem dúvida, ela se encaixa muito bem dentro dos apartamentos e áreas urbanas em geral; pelo contrário, não faz muito sentido nos estilos rústico ou country, onde pode ficar um pouco deslocado.
É importante combinar todo o conjunto para alcançar a harmonia decorativa.
Outros tipos de estampas xadrez
Em um nível geral, podemos considerar que as estampas xadrez preto e branco se destacam por si próprias, mas temos outras tipologias muito interessantes. As hidráulicas ou multicoloridas apresentam um efeito policromado muito chamativo.
De qualquer forma, este tipo de assento se torna uma referência no espaço onde se encontra. Pode ser um ponto de atração, além de ter um impacto estético. Proporciona um significado muito claro: protagonismo e sensação de identidade própria que se destaca sobre os outros recursos decorativos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ahern, Abigail: Cómo decorar tu piso: trucos para que tu hogar se convierta en la casa de tus sueños, Océano Ambar, 2010.