Lave os brinquedos dos seus filhos sem danificá-los
Para ter um lar saudável, é necessário manter um mínimo de higiene, principalmente se tivermos filhos; por isso, lave os brinquedos dos seus filhos sem deteriorá-los e lhes forneça um entretenimento seguro, limpo e bem conservado.
No mercado, existem detergentes e produtos de limpeza que podem danificar os materiais. Portanto, é necessário saber quais são as possibilidades que estão ao nosso alcance e quais são os meios mais adequados e confiáveis.
Os bonecos e brinquedos dos nossos filhos devem estar em perfeitas condições para a sua diversão. É inútil gastar dinheiro com um brinquedo que, com algumas lavagens, perca a cor original ou cujo material se decomponha e se torne até mesmo um agente nocivo para a pele.
Limpeza dos brinquedos de plástico
As crianças geralmente colocam qualquer objeto na boca. Os brinquedos estão em contato diário com os pequenos e, com o uso, passam a carregar agentes contaminantes.
Como os brinquedos podem ser lavados para que fiquem completamente higienizados e adequados para o uso? É conveniente limpá-los pelo menos uma vez por semana; no entanto, tudo vai depender do uso que lhe damos.
A água sanitária é um produto forte, porém eficaz. O plástico é perfeitamente resistente à sua aplicação; no entanto, seria aconselhável lavá-los com água e sabão semanalmente e, às vezes, com água sanitária. Nem a tinta nem o material em si serão danificados; de qualquer maneira, ao longo dos anos, eles podem ficar um pouco deteriorados.
O objetivo principal é que eles estejam livres de bactérias e que sejam seguros. A ideia é que as crianças possam manipulá-los livremente, sem nenhum perigo.
Se quisermos que os brinquedos durem muitos anos, precisaremos tratá-los com cuidado.
Lave os brinquedos de madeira: as melhores opções
Sem dúvida, os produtos para a limpeza da madeira que são usados para os móveis da casa são muito úteis. De qualquer forma, existe a opção de usar o vinagre como o principal meio de tentar remover a sujeira sem danificar o material.
É possível usar água e sabão para fazer uma pré-lavagem da superfície. No entanto, isso não seria necessário, pois o brinquedo de madeira seria higienizado e protegido pelo vinagre.
Outra possibilidade seria produzir um produto de limpeza caseiro: uma mistura de óleo e bicarbonato. Ela deve ser aplicada no brinquedo e então removida com um pano para que a superfície fique bem limpa.
Lave os brinquedos de pano: 3 fórmulas para evitar danificá-los
Os brinquedos que mais predominam nas casas são os de plástico; no entanto, os de tecido também estão muito presentes, embora sejam uma minoria. Dentro deste grupo, há os bichos de pelúcia, os bonecos e outros acessórios de diferentes formatos. Veremos três maneiras de limpá-los de forma eficaz:
- O sistema mais utilizado é a lavagem na máquina. Dessa forma, economizamos tempo, cuidamos das texturas e evitamos a perda das cores. Além disso, eles também ficam com um aroma agradável, lavados como se fossem roupas. É a melhor maneira de impedir o aparecimento do mofo.
- Outra fórmula muito interessante é lavá-los à mão e com um sabão natural. Se houver manchas na superfície, elas podem ser esfregadas, tentando remover as impurezas com eficiência. A questão é o impacto direto no próprio material.
- A fórmula mais inovadora seria a produção de um líquido especial que consiste em duas colheres de sopa de água oxigenada misturadas com uma de sabão para roupas. Em seguida, o líquido é colocado em um pulverizador com um pouco de água e espalhado na superfície do boneco. Finalmente, com um pano, secamos e removemos a sujeira.
Limpeza dos brinquedos eletrônicos
Dentro do grupo dos brinquedos eletrônicos, devemos ter muito cuidado com o equipamento interno para não causar danos. Nesse caso, não é conveniente usar nenhum dos produtos mencionados acima.
Se for um brinquedo de pelúcia ou um objeto de plástico, mas com um sistema elétrico, podemos limpá-lo com uma escova para remover toda a sujeira interna. Enquanto isso, para o exterior, podemos usar um pano umedecido com água oxigenada.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- AA. VV.: Limpieza de interior de muebles, Vértice, 2009.
- Tabero, Pepa: Manual de la casa limpia y ordenada, La Esfera, 2016.