Como remover manchas de mofo da madeira

8 de dezembro de 2019
O mofo é um problema na sua casa? É hora de intervir e remediar esta situação.

Um dos maiores problemas que os nossos móveis enfrentam são os fungos. Eles geralmente aparecem devido à umidade, sujeira, passagem do tempo ou, simplesmente, por não cuidarmos corretamente deles. Por isso, neste post mostraremos como remover manchas de mofo da madeira.

Este problema está presente especialmente nos móveis que ficam em espaços fechados. Um caso específico são os locais de armazenamento ou sótãos. Você verá que a madeira muda de cor, aparência, textura e, sem dúvida, de estética.

Assim que perceber o aparecimento do mofo, é necessário intervir imediatamente e aplicar um tratamento para melhorar o material e impedir que ele apareça novamente. Para isso, o melhor a fazer é considerar algumas das dicas que veremos a seguir.

Como o mofo surge?

manchas de mofo

O mofo aparece em superfícies de todos os tipos: madeira, tecido, plástico, etc. Como regra geral, manifesta-se quando o material está localizado em áreas com pouca ventilação, com umidade e onde há pouca iluminação. Ele pode surgir até mesmo nas paredes da casa.

Você pode ter ouvido falar de diferentes tratamentos e produtos químicos que são eficientes, mas eles possivelmente danificam a madeira, gerando assim problemas estéticos. O nosso principal objetivo é que os móveis não sofram e permaneçam em bom estado.

Idealmente, deve ser realizada uma manutenção contínua para evitar o seu aparecimento; no entanto, nem sempre percebemos a vulnerabilidade da madeira e como um móvel pode ficar facilmente deteriorado se ele estiver abandonado.

Observe e monitore o estado dos seus móveis.

Como remover manchas de mofo da madeira em 3 passos

Como limpar a madeira

Se você não quer recorrer ao uso de produtos químicos, existem fórmulas para eliminá-lo através de métodos mais eficientes que, além de tudo, não prejudicam o ambiente doméstico nem causam contaminação.

  • Um exemplo seria limpar a superfície da melhor maneira possível com um pano úmido. Embora possa não parecer, dessa forma sempre é possível remover alguns resíduos que estão na superfície, deixando assim tudo preparado para que possamos intervir com outros produtos específicos.
  • Um método muito eficaz é a combinação do vinagre branco com duas colheres de sopa de cloro. Em seguida, devemos mexer para que ambos os líquidos fiquem misturados. Para aplicá-lo, você poderá usar uma escova de dentes para higienizar a superfície.
  • Outra possibilidade é limpar o material com água e sabão, esfregando a superfície com uma escova. Uma vez concluído esse processo, é recomendável aplicar cloro e continuar esfregando até verificarmos que os fungos foram eliminados.

Em qualquer um desses pontos, você poderá verificar que, depois que a madeira estiver seca, ela ficará mais clara e renovada; inclusive, ela ficará praticamente como se fosse nova.

Remover manchas de mofo da madeira: intervenção em casos extremos

manchas de mofo da madeira

Se o mofo afetou a madeira de forma drástica e severa, é hora de recorrer a um produto que possa resolver o problema rapidamente. No entanto, há um problema: o material pode ser danificado.

Um caso específico pode ser lixar a superfície para que ela fique lisa e sem manchas. Este é um passo crucial antes de prosseguirmos com a aplicação de um produto desinfetante para eliminar os fungos.

A água sanitária é um recurso para eliminar o mofo diretamente, porém, ela tem outras consequências negativas: pode descolorir a área onde a intervenção for feita. Portanto, é melhor que, uma vez concluído o processo, seja aplicado selante e verniz para, dessa forma, devolver uma aparência mais natural à madeira.

Use esta fórmula apenas em casos extremos.

Controle a umidade nos cômodos

manchas de mofo da madeira

O mofo produz um odor desagradável. Se aparecer em qualquer móvel da casa, poderá estragá-lo e espalhar um cheiro prejudicial. Se você acha que a situação não tem mais solução, podemos passar para o próximo nível: trocar a madeira por uma nova.

Lembre-se de que manter um móvel no qual o mofo reaparece significa que praticamente não há solução. Portanto, a ideia de substituir o material deve ser considerada ou então, mais diretamente, um móvel novo deve ser comprado e a umidade do espaço deve ser controlada, além de impermeabilizar a sua casa.

Em resumo, o melhor a fazer é, periodicamente, observar a situação dos seus móveis e dos cômodos em geral. A prevenção é a melhor solução, sendo assim a melhor opção para que a casa seja saudável.

  • Barbado, José Luis: Consejos útiles para el hogar, Albatros, 2003.