Papel de parede: vantagens e desvantagens
Devido à sua grande versatilidade, o papel de parede pode ser usado em qualquer espaço da casa, seja em uma sala de estar ou em um banheiro, porque ele proporciona variedade e cor às paredes da casa, ajudando a criar um estilo próprio.
De fato, houve um boom do papel de parede em alguns momentos, sobretudo na década de 1960, quando todas as paredes de um espaço geralmente eram cobertas com papel de parede, sem exceção. No entanto, a tendência atual é mais seletiva, buscando colocar o papel de parede em apenas um cômodo ou parede determinada.
Dessa forma, grande parte da recuperação do papel de parede se deve às melhorias técnicas experimentadas no seu acabamento ao longo desses anos, que facilitaram o seu manuseio e colocação.
Papel de parede, últimas tendências
Tetos com papel de parede/pinterest.es
O uso do papel de parede para decorar as paredes permite tanta criatividade quanto a pintura. Com um estilo sóbrio ou de grande impacto visual, são vendidos papéis com estampas clássicas, arte naïf, listrados, floridos ou geométricos.
Dependendo da textura, motivos e tons escolhidos, será possível modificar a percepção, o ambiente e o estilo do espaço redecorado; dessa forma, podemos simular efeitos visuais muito interessantes.
Se um espaço pode ser ampliado visualmente por meio de um papel listrado, com outro de motivos grandes ou texturizados é possível tornar um espaço mais aconchegante.
Da mesma forma, se forem escolhidas cores brilhantes, é possível encher de vida um espaço que, a priori, não oferecia grandes possibilidades decorativas, transmitindo assim uma sensação de frescor e juventude.
De qualquer forma, ao escolher um papel de parede, devemos pensar que ele criará uma certa moldura decorativa que deve ser compensada e equilibrada com o restante dos recursos decorativos do espaço.
Assim, por exemplo, devemos ter em mente que, quanto mais chamativo o papel, mais ele se destacará em detrimento dos móveis ou outros objetos decorativos.
Teste com uma amostra
Para confirmar se o papel escolhido é o adequado, recomendamos que você solicite uma amostra tão grande quanto possível (algumas lojas permitem levar o rolo inteiro para casa).
Se o modelo tiver listras ou desenhos, é melhor pedir várias repetições do motivo decorativo. Então, em casa, prenda a amostra com tachinhas na parede correspondente e verifique se o efeito que o papel cria no espaço sob a luz natural e artificial é o desejado.
É conveniente que essa ação seja feita, uma vez que uma cor ou estampa aparentemente suave pode se tornar sobrecarregada posteriormente, quando aplicada às quatro paredes de um espaço. Portanto, não hesite e faça testes quantas vezes for necessário.
Papel de parede: vantagens e desvantagens
Papel de parede / papelesdelos70.com
Você ainda está em dúvida quanto a usar esta opção decorativa que estamos propondo? Então, vamos ajudá-lo a resolver as dúvidas.
Vantagens
- Simples e rápido de colocar, ele também tem a vantagem de ser de fácil manutenção. No entanto, devemos ter em mente que nem todos têm a mesma qualidade.
- Você mesmo pode colocá-lo na sua casa sem enfrentar grandes dificuldades. Seguindo as instruções e usando o equipamento certo, você poderá obter acabamentos quase profissionais. No entanto, algumas paredes irregulares ou estampas exigem mais atenção e experiência do que outras.
- O papel de parede é a opção mais rápida para transformar um ambiente. Em menos de um dia, é possível modificar a atmosfera de um espaço sem precisar de grandes reparos. Basta usar uma estampa étnica, listrada ou colorida para dar ao espaço uma personalidade própria.
- Também podemos dizer que, além de ser uma solução estética, o papel também é um recurso muito prático para esconder manchas da parede; no entanto, ele não é suficiente para ocultar imperfeições de maior magnitude, como as rachaduras, por exemplo.
- Ele adiciona uma proteção à parede superior a aquela que é obtida com tinta. A sua facilidade de manutenção faz com que ele possa até mesmo ser lavado. Lembre-se também de que ele pode ser mantido em boas condições durante um período de cinco a dez anos.
E as desvantagens
- Algumas das desvantagens inerentes a este tipo de revestimento são opostas às vantagens acima mencionadas. A mais elementar é que, por ser um papel, ele pode ser facilmente rasgado. Por isso, se esta é a primeira vez que você utiliza papel, é recomendável usar um papel de boa qualidade.
- Temos que dizer que o papel de parede tem um alto custo; por isso, pense bem em quais cômodos da casa ele será colocado e a técnica que será usada para colocá-lo, pois essas serão duas premissas fundamentais para não desperdiçar papel.
- Os papéis baratos encontrados no mercado geralmente são finos e, quando colados, ficam úmidos e podem se rasgar, de modo que devemos ter um cuidado especial no seu manuseio e posterior colocação.
- Antes de mudar a decoração de um cômodo com papel de parede, você deverá remover o papel existente para que a superfície da parede fique lisa. Para isso, é possível usar água e sabão ou descolá-lo com vapor. Isso pode atrasar o nosso trabalho.
- Por outro lado, se a parede for úmida, deve ser pré-tratada com um produto antiumidade para evitar que a mancha produzida possa criar um buraco ou até mesmo desmanchar o papel de parede.
Depois de tudo o que você leu, certamente está com vontade de experimentá-lo na sua casa. Mãos à obra!